16 MAIO | 16.00 - 19.00

DOS CIENTISTAS

Informar. Inspirar. Cativar.
Um dia dedicado à Ciência

Sobre Vídeos Projetos Ciência Viva Contacto

Uma emissão inteiramente online produzida pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva e com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

16 MAIO | 16.00 - 19.00

DIA NACIONAL
DOS CIENTISTAS

Informar. Inspirar. Cativar.
Um dia dedicado à Ciência

Ver vídeos

Agora, mais que nunca, ouvimos falar de Ciência.
E a missão da comunidade científica no avanço do conhecimento, promoção do diálogo e bem-estar da sociedade torna-se mais presente.

Informar, inspirar e cativar…  O Festival de Ciência Online é uma celebração da ciência e dos cientistas, como motor para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos.

Esta é a homenagem da Rede Nacional de Centros Ciência Viva ao trabalho dos investigadores que, através das suas conquistas, possibilitam avanços imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das populações em áreas como a saúde, a educação, o ambiente, a tecnologia, entre muitas outras.

No dia 16 de maio, Dia Nacional dos Cientistas, a Ciência vai ao encontro de todos os portugueses para celebrar o trabalho da comunidade científica. Do programa fazem parte sprintalks, visitas virtuais, atividades, desafios, e outras surpresas.

Uma organização da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A História do Dia Nacional dos Cientistas

"O desafio do desenvolvimento científico atinge o país inteiro e põe em jogo mecanismos que atravessam a sociedade toda. Sem cultura científica mínima são escassas as oportunidades de cidadania autêntica, de construir ou participar nas escolhas de sociedade [...]"

José Mariano Gago

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República*, com o objetivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade. O dia 16 de maio - data do nascimento de José Mariano Gago - foi escolhido para homenagear o seu legado. O Festival de Ciência Online celebra as conquistas da comunidade científica e assinala a homenagem ao legado de José Mariano Gago.

* Resolução da Assembleia da República Nº 228/2016 que consagra o dia 16 de maio como Dia Nacional dos Cientistas.

Rede Nacional de Centros Ciência Viva

"Tudo o que vem à nossa rede é Ciência.
E já somos 21 Centros!"

A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica tem como missão promover a cultura científica na sociedade portuguesa para todos os públicos, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar, como forma de promover o interesse dos alunos e incentivar carreiras científicas.
Para isso foi criada a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, um conjunto de espaços interativos de divulgação científica, que contribuem para o desenvolvimento regional.
Esta é uma rede unida pela diversidade!
Conheça os 21 centros

Paleontólogo
Ana Sofia Reboleira
Bióloga

O QUE FAZ UM CIENTISTA

Geólogos, ecólogos, astrofísicos, neurocientistas, epidemiologistas, arqueólogos, paleontólogos, químicos ou astrobiólogos... O relato de cientistas que nos contam o que fazem, o que os apaixona e nos dão a conhecer curiosidades sobre as diferentes áreas da ciência.

José Xavier
Visita à estação da Antártida
Ana Colaço
Visita ao mar profundo
João Carlos Nunes
Visita ao interior de um vulcão
Paulo Farinha Marques
Visita ao Jardim Botânico
Alexandre Andrade
Visita às Minas de Sal-Gema de Loulé
Thierry Aubry
Visita ao Núcleo de Arte Rupestre do Fariseu
Ana Maria Barata
Visita ao Banco Português de Germoplasma
Alexandre Cabral
Visita ao Observatório Europeu do Sul (ESO)

EXPLORAÇÃO VIRTUAL

Conheça lugares onde nunca pensou entrar, explore laboratórios, minas, estações de pesquisa na Antártida e viaje até ao fundo do mar. Deixe-se conduzir pela mão dos nossos cientistas.

José Matos
Coreógrafo
Nuno Maulide
Químico

TESTEMUNHOS

Testemunhos pessoais do impacto da ciência na vida e no progresso da sociedade

Manuel Sobrinho Simões
Patologista
Rui Agostinho
Astrónomo
Luísa Schmidt
Socióloga
Susana Sargento
Engenheira Eletrotécnica

FALAR FUTURO

Quais serão as grandes descobertas para a próxima década? Investigadores de diferentes áreas do conhecimento partilham quais são os maiores desafios de hoje e as expetativas do trabalho desenvolvido para os próximos 10 anos.

Ricardo Paes Mamede
Climatologista
Mariana Pinto
Nutricionista

CIÊNCIA EM TEMPOS DE VÍRUS

No momento de pandemia que vivemos, como pode a ciência ajudar a compreender, prever e controlar os efeitos da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2. Os cientistas respondem.

Química por tabela
Fábrica - CCV de Aveiro
Ora Bolas!
Exploratório - CCV de Coimbra
A Viagem de Magalhães (em quase 180 segundos)
CCV de Lagos
Como transportar água numa garrafa com o fundo furado?
CCV de Bragança
A história surpreendente dos mármores
CCV de Estremoz

CIÊNCIA COM EXPERIÊNCIA

Os Centros Ciência Viva prepararam para si e para a toda a família um conjunto de experiências científicas que vão revelar durante o festival, em jeito de shows de ciência e demonstrações. Deixe-se surpreender e aceite o desafio de replicar algumas das experiências em casa.

Sabia que...

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído por Resolução da Assembleia da República, como homenagem a José Mariano Gago no dia do seu nascimento?

"O Saber ocupa lugar..."

José Mariano Gago

PARTILHE NAS REDES SOCIAIS

#FestivalCienciaOnline | #CienciaViva

Projetos Ciência Viva

#CienciaVivaemCasa

Vamos estar mais tempo em casa e por isso a Ciência Viva desenvolveu esta plataforma bilingue, em constante atualização com atividades, recursos e desafios para todas as idades. Afinal, a Ciência está em todo o lado!

COVID-19 Informações úteis

Continuamos a reunir nesta página informação útil e fidedigna sobre a pandemia, esclarecendo as principais dúvidas da população com o apoio da comunidade científica. A OCDE destacou esta plataforma como um dos projetos mais inovadores na luta contra a COVID-19.

Academia Ciência Viva para Professores

A Academia Ciência Viva apoia educadores e professores, desde o pré-escolar ao ensino secundário, disponibilizando recursos, instrumentos de trabalho, formação, conhecimentos e boas práticas.

Circuitos Ciência Viva

Com um cartão, um guia e uma app, este projeto oferece entrada gratuita nos 21 Centros Ciência Viva, durante um ano a dois adultos ou a um casal com filhos, e descontos em mais de duas centenas de instituições de ciência, cultura, alojamento e restauração. Para descobrir Portugal com cultura e ciência.

ESERO Portugal

Programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática, como forma de promover o interesse dos alunos e incentivar carreiras científicas e de engenharia.

Escola Ciência Viva

Este é um projeto pioneiro na Europa. É a primeira escola a funcionar dentro de um museu. Alunos do 1.º ciclo têm aulas num espaço dinâmico, tirando o máximo partido dos seus recursos: exposições, experiências, atividades, laboratórios e encontros com cientistas.

Mulheres na Ciência

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, Mulheres na Ciência põe o foco em mais de duas centenas de investigadoras.

Ver mais

Vídeos

Mergulhe nas mais recentes descobertas, conheça os rostos por trás da Ciência, participe nas conversas, explore atividades...
Deixe-se inspirar pela Ciência à sua volta!

O que faz um cientista

Andreas Mogensen, Astronauta

Andreas Mogensen tem 44 anos e foi o primeiro astronauta dinamarquês na Agência Espacial Europeia. Estudou no Imperial College de Londres e no Instituto Superior Técnico com o programa Erasmus. Teve a sua primeira missão na Estação Espacial Internacional em 2015, onde gravou um vídeo diário para a filha recém-nascida com as suas impressões sobre o mundo, a vida e a morte.

José Afonso, Astrofísico

É astrofísico e coordenador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Os seus interesses científicos centram-se no estudo da formação e evolução de galáxias. Está envolvido no consórcio MOONS que integra vários países na construção de um aparelho para o maior telescópio do mundo para estudar a evolução de galáxias distantes ao longo da história do Universo.

Ricardo Mexia, Epidemiologista

É médico de saúde pública e preside à Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública desde 2016. Integra o Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional Ricardo Jorge e é assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve.

Nuno Bicho, Arqueólogo

Diretor e Professor Associado com Agregação em Arqueologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, é igualmente diretor e investigador do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano. Dedica a sua investigação à ecodinâmica paleolítica e aos caçadores-coletores pré-históricos das zonas costeira.

Isaura Tavares, Neurocientista

É neurocientista, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências. Investiga a forma como o sistema nervoso se adapta aos desafios que nos vão sendo colocados ao longo da vida, sendo a dor crónica a sua principal área de trabalho.

Mário Cachão, Geólogo

Professor Associado com Agregação do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde ensina Paleontologia aos três ciclos de ensino superior. Investigador de Paleoecologia e Paleoceanografia do Cenozóico por Nanofósseis calcários no Instituto Dom Luiz. Divulgador de ciência através do programa Rocha Amiga.

Rui Diogo, Anatomista

Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Howard e membro do Centro de Estudos Avançados de Paleobiologia dos Hominídeos da Universidade George Washington. Rui Diogo é autor de 10 livros, nomeadamente de manuais de Anatomia para cursos de Medicina e é também mundialmente conhecido pelas dissecações que realizou em grandes Primatas e Felinos que resultaram na elaboração de Atlas de referência mundial atualizados da anatomia destes animais.

Zita Martins, Astrobióloga

Zita Martins é Professora Associada no Instituto Superior Técnico e co-diretora nacional do Programa MIT Portugal. Trabalha em astrobiologia e investigação espacial e tem participado em várias missões espaciais. Dado o seu mérito e contributo científico foi condecorada, pelo Presidente da República, com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant'iago da Espada.

Jael Palhas, Ecólogo

Jael Palhas é licenciado em Eco-Agroturismo pela Escola Superior Agrária de Coimbra e mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador do Centro de Ecologia Funcional e faz doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais na Universidade de Évora.

Jorge Palmeirim, Biólogo

Professor Associado no Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, onde coordena o grupo de Biodiversidade Tropical e Mediterrânica. Obteve a licenciatura nas Universidades de Luanda e Lisboa e o mestrado e doutoramento na Universidade do Kansas (EUA). A sua investigação foca principalmente temas de Ecologia da Conservação, envolvendo em geral aves e morcegos. É atualmente presidente da Liga para a Proteção da Natureza.

Octávio Mateus, Paleontólogo

Licenciado em Biologia pela Universidade de Évora e doutorado em Paleontologia pela Universidade NOVA de Lisboa, onde atualmente é professor de Paleontologia no Departamento de Ciências da Terra. Vive na Lourinhã, onde colabora com o Museu da Lourinhã, conhecido pela sua importante coleção de dinossauros. Tem-se empenhado no estudo dos dinossauros do Jurássico Superior de Portugal, tendo publicado vários artigos científicos nas revistas da especialidade, incluindo na prestigiada revista Nature.

Ana Sofia Reboleira, Bióloga

Professora na Universidade de Copenhaga, lidera um laboratório de investigação dedicado aos ecossistemas subterrâneos no Museu de História Natural da Dinamarca. É doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro e espeleóloga desde tenra idade. Já descreveu mais de 70 novas espécies e géneros para a ciência, a grande maioria de habitats subterrâneos. Foi Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Biologia Subterrânea e tem o título honorário de professora associada visitante na Universidade de Macquarie, em Sydney, na Austrália.

Exploração Virtual

José Xavier, Visita à estação da Antártida

José Xavier é biólogo marinho e trabalha no Centro de Ciências do Mar e Ambiente da Universidade de Coimbra e na British Antarctic Survey. Investiga o comportamento de predadores de topo - pinguins, albatrozes e focas - no Oceano Antártico e a sua relação com as alterações climáticas, fazendo investigação na Antártida desde 1997.

Ana Colaço, Visita ao mar profundo

Ana Colaço é bióloga marinha e trabalha no Instituto de Investigação em Ciências do Mar - Okeanos da Universidade dos Açores. Investiga a ecologia e funcionamento dos ecossistemas do mar profundo desde 1997, sendo a sua paixão as fontes hidrotermais. Nos últimos anos tem dedicado os estudos aos potenciais impactos antropogénicos nas comunidades do mar profundo e a sua conservação.

João Carlos Nunes, Visita ao interior de um vulcão

Doutorado em Vulcanologia e Professor Auxiliar da Universidade dos Açores, é cofundador e Coordenador Científico do Geoparque Açores, Geoparque Mundial UNESCO. Profundo conhecedor da realidade vulcanológica do Arquipélago dos Açores, tem promovido diversos projetos e as ações de divulgação científica sobre a geodiversidade e o património geológico dos Açores, incluindo das cavidades vulcânicas açorianas.

Paulo Farinha Marques, Visita ao Jardim Botânico

Arquiteto paisagista, é Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Diretor do Jardim Botânico do Porto. Desenvolve investigação em áreas que vão desde o planeamento e desenho de parques e jardins até à requalificação e promoção da biodiversidade em estruturas verdes urbanas.

Alexandre Andrade, Visita às Minas de Sal-Gema de Loulé

É engenheiro geólogo da Universidade de Coimbra e diretor técnico da mina de Sal da Campina de Cima, em Loulé. Desenvolveu a sua atividade em túneis, na exploração de inertes e em explorações mineiras subterrâneas estudando estas estruturas do ponto de vista geofísico e neotectónico. Recentemente tem desenvolvido projetos na área da preservação e valorização do património mineiro e geológico.

Thierry Aubry, visita ao Núcleo de Arte Rupestre do Fariseu

É o arqueólogo responsável pelo estudo do Paleolítico no Parque Arqueológico do Vale do Côa. Investiga, com uma abordagem geo-arqueológica, as mudanças paleoambientais e as adaptações humanas na evolução técnica e social do Homem de Neandertal e dos primeiros Homens Anatomicamente Modernos, com base em trabalhos de escavação em várias regiões de Portugal e França.

Ana Maria Barata, Visita ao Banco Português de Germoplasma

Atualmente diretora do Banco Português de Germoplasma Vegetal do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, é agrónoma de formação. Tem guiado a sua atividade cientifica no reconhecimento da conservação de recursos genéticos e da sua importância na agricultura e na soberania alimentar nacional.

Ver vídeo

Alexandre Cabral, Visita ao Observatório Europeu do Sul (ESO)

É investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, dedica-se à investigação e desenvolvimento de instrumentação ótica para a astronomia e aplicações espaciais. Entre outros projetos foi responsável para construção e instalação do caminho ótico do ESPRESSO, um espectrógrafo de alta precisão instalado no VLT - Observatório Europeu do Sul.

Testemunhos

Testemunhos pessoais do impacto da ciência na vida e no progresso da sociedade.

José Matos, Biólogo

É o atual bastonário da Ordem dos Biólogos e coordenador da Unidade de Investigação em Recursos Genéticos, Ecofisiologia e Melhoramento de Plantas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária. Em 2015 recebeu o Prémio Ciência Viva-Montepio na categoria de Educação. É também o coordenador das Olimpíadas Portuguesas de Biologia.

Alexandre Quintanilha, Físico

É atualmente deputado na Assembleia da República, onde preside à Comissão de Educação e Ciência. Físico e Biólogo de formação é uma das maiores referências da investigação científica em Portugal. Fundou em 1999 o Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, uma instituição de referência na investigação em ciências da saúde.

Chiara Manfletti, Engenheira aeronáutica

Chiara Manfletti foi nomeada em 2019 a primeira presidente da Agência Espacial Portuguesa pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É formada em engenharia aeronáutica pelo Imperial College de Londres e no seu percurso destaca-se o trabalho desenvolvido na Agência Espacial Alemã e na Agência Espacial.

Mohan Munasinghe, Físico

Prémio Nobel da Paz em 2007, é investigador na área da sustentabilidade e das alterações climáticas, Presidente fundador do Munasinghe Institute of Development, Presidente da Comissão Presidencial de Especialistas em Visão Sustentável do Sri Lanka para 2030, e Professor Convidado da Universidade de Pequim, China e Conselheiro Sénior Honorário do Governo do Sri Lanka.

Elvira Fortunato, Engenheira de materiais

Elvira Fortunato é Professora Catedrática e Vice-Reitora na Universidade NOVA de Lisboa. Foi pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente, tendo sido galardoada, em 2008, com uma ERC Advanced Grant. Em 2010, devido às suas conquistas científicas em todo o mundo, foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República. Desde 2016, integra o grupo de conselheiros científicos da Comissão Europeia.

Galopim de Carvalho, Geólogo

É geólogo e professor jubilado pela Universidade de Lisboa. O seu trabalho em Paleontologia dos Dinossáurios fez dele uma das figuras mais populares no panorama da divulgação científica em Portugal. É autor de 21 livros científicos, pedagógicos, de divulgação científica, de ficção ou memórias. Recebeu em 2013 o Grande Prémio Ciência Viva Montepio.

Maria Mota, Bióloga

É Diretora do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e investigadora internacionalmente reconhecida na área da malária. Foi distinguida com o Prémio Pessoa em 2013 e o Prémio Pfizer em 2017. Recentemente liderou, no seu instituto, a criação de um kit de diagnóstico português para o novo coronavírus.

Sérgio Godinho

Gravou o seu primeiro disco em 1971 e em quase 50 anos de carreira criou alguns dos maiores clássicos da música portuguesa. "O Primeiro Dia", "A Noite Passada" e "Com um Brilhozinho nos Olhos" são alguns dos seus temas mais conhecidos entre todas as gerações. Impressões digitais de um artista que para além de cantar e compor de música, é também escritor e ator.

José Luís Peixoto

Nasceu com a Revolução e aos 27 anos recebeu o Prémio Literário José Saramago com o primeiro romance "Nenhum Olhar", atualmente publicado em mais de 20 países. Entre ficção, poesia e literatura de viagens é um dos autores portugueses de maior destaque na literatura contemporânea. Premiado internacionalmente, a sua obra é estudada em universidades de todo o mundo. Aos 46 anos, José Luís Peixoto mostra-nos o mundo em programas de televisão sobre viagens e é presença constante nas redes sociais.

Patrícia Reis

Começou a sua carreira jornalística no final dos anos 80 e é desde 2000 editora da icónica revista Egoísta, que divulga o trabalho de artistas, criativos e escritores. Estreou-se na ficção em 2004, com a obra "Cruz das Almas", e entre biografias, livros infantojuvenis e um romance fotográfico é autora de mais de 30 obras. "As Crianças Invisíveis", editado em 2019, é o seu mais recente romance.

Rui Horta, Coreógrafo

Nasceu em 1957 e começou a dançar aos 17 anos nos cursos do Ballet Gulbenkian, em Lisboa. Estudou, ensinou, interpretou e coreografou com as mais importantes companhias e agentes criativos de todo o mundo. Em 2000, funda "O Espaço do Tempo", o centro de artes performativas de Montemor-o-Novo, onde desenvolve um projeto multidisciplinar fundamental de pesquisa e criação artística que, amiúde, se cruza com a ciência.

Nuno Maulide, Químico

Nuno Maulide é professor catedrático na Universidade de Viena desde 2013 e professor convidado do ITQB NOVA. Já foi distinguido com três bolsas do Conselho Europeu de Investigação e em janeiro de 2019 foi considerado o Cientista do Ano na Áustria. É também pianista amador, tendo feito várias apresentações em que mostra os pontos de contacto entre Química e a música, entre a ciência e arte.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Manuel Heitor é Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. É formado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (IST) e doutorado pela Universidade de Londres, na área de Mecânica dos Fluidos e Combustão. Em 1986 fez um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia. É Professor Catedrático do IST desde 1995

Falar Futuro

Manuel Sobrinho Simões, Patologista

É reconhecido como um dos patologistas mais influente do mundo. Em 1989 criou o IPATIMUP e, desde 1990, é Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, colaborando ainda com outras instituições internacionais de referência na área da patologia e do cancro. Recebeu o Grande Prémio Ciência Viva em 2016.

Rui Agostinho, Astrónomo

É astrónomo e Professor no Departamento de Física da FCUL. Dirigiu o Observatório Astronómico de Lisboa durante 11 anos e foi um dos fundadores do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa. É uma presença regular em iniciativas de divulgação científica e foi distinguido em 2019 com o Grande Prémio Ciência Viva Montepio.

Luísa Schmidt, Socióloga

Luísa Schmidt é socióloga e investigadora principal do ICS, dedicando-se principalmente a Sociologia da Comunicação e Sociologia do Ambiente. Foi uma das fundadoras do OBSERVA - Observatório de Ambiente e Sociedade que atualmente dirige, sendo ainda membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Susana Sargento, Engenheira Eletrotécnica

Susana Sargento é Professora Catedrática na Universidade de Aveiro e co-coordenadora do eixo investigação no Programa INCoDe.2030. Pertence ao Comité de Avaliação do Fundo200M e é Diretora Científica no Programa Carnegie Mellon Portugal. Trabalha em Redes e Internet do Futuro e em 2012 co-fundou a empresa Veniam que desenvolve infraestruturas de acesso à Internet com base em veículos como elementos dessa rede. Ganhou o Prémio Mulheres Inovadoras da União Europeia 2016

Ver vídeo

Ciência em tempos de vírus

Ricardo Paes Mamede, Economista

Doutorado em Economia pela Universidade Bocconi (Itália), é Professor Auxiliar e Subdiretor do Departamento de Economia Política do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, e Presidente da Direção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais da mesma Universidade. Os seus interesses de investigação incidem sobre a mudança estrutural e desenvolvimento económico, dinâmicas sectoriais e inovação, e políticas públicas.

Pedro Marques-Quinteiro, Psicólogo

É investigador no Centro de Pesquisa William James, Instituto Universitário (ISPA), e responsável por um conjunto de projetos de investigação dedicados ao estudo da adaptação e performance humana em ambientes isolados, confinados e extremos. Licenciado em Psicologia, doutorou-se posteriormente em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Pedro Simas, Virologista

É virologista e investigador do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, onde lidera um grupo na área da patogénese viral. Coordenou a equipa que conseguiu pela primeira vez, em Portugal, isolar o novo coronavírus a partir de amostras de testes de infetados com este vírus.

Telmo Batista, Psicólogo

É psicólogo, psicoterapeuta e Professor na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Foi o primeiro bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses e o primeiro português a ser eleito Presidente da Federação Europeia das Associações de Psicologia, liderando esta organização entre 2015 e 2019.

Cristiana Bastos, Antropóloga

É antropóloga e investigadora do Instituto de Ciências Sociais, onde coordena o Grupo de Investigação Identidades, Culturas, Vulnerabilidades. O seu trabalho abrange a antropologia, história e estudos sociais de ciência, tecnologia e medicina.

Ana Bastos, Climatologista

Coordena um grupo de investigação em Biogeoquímica no Instituto Max Planck. Os seus principais temas de investigação abrangem o ciclo do carbono, ecologia e clima. Atualmente estuda a variabilidade nos fluxos globais de carbono e a sua relação com a variabilidade do clima, bem como a influência de eventos extremos na dinâmica dos ecossistemas no presente e no futuro.

Mariana Pinto, Nutricionista

Mariana Pinto é nutricionista, professora e investigadora do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado no planeamento e implementação de projetos de intervenção comunitária e saúde pública.

Ciência com Experiência

Neste festival tudo o que vem pela rede é ciência. Diretamente do palco do Pavilhão do Conhecimento vamos lançar bolas de fogo, criar espumas fumegantes e descobrir que substância é sólida ou gasosa, sem nunca ser líquida. Mas não ficamos por aqui. Ligue-se ao fascínio da descoberta pela mão de alguns dos nossos Centros de Ciência.

Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

Química por tabela.

"Dentro de um erlenmeyer, manuseada com todo o cuidado, está uma solução com um elevado grau de saturação. O desafio não é simples e exige a máxima concentração... serão a Sofia e o Miguel capazes de o ultrapassar?"

Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Ora Bolas!

"Bolas? Bolas, há muitas! Fazem parte do nosso dia a dia e surgem por todo o lado, na Natureza ou moldadas pelas nossas mãos. Mas como podemos fazer bolas de sabão gigantes ou criar divertidas ilusões de fazer cair o queixo?"

Centro Ciência Viva de Lagos

A Viagem de Magalhães (em quase 180 segundos)

"Gansos gordos e pretos?! Especiarias curativas?! Instrumentos esquisitos?! Vemo-nos a bordo numa aventura que conta parte da história do navegador português que pela primeira vez realizou a viagem de circum-navegação através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico"

Centro Ciência Viva de Bragança

Como transportar água numa garrafa com o fundo furado?

"Sim... posso tapar o gargalo da garrafa e transportar a água com a garrafa virada ao contrário. Mas... será mesmo necessário virar a garrafa? Com a ajuda da força da gravidade e pressão atmosférica talvez possamos encontrar alternativas."

Centro Ciência Viva de Estremoz

A história surpreendente dos mármores

"Quando olhamos para uma rocha não imaginamos que história esconde. Uma história em que enormes oceanos e gigantescas cadeias de montanhas se foram sucedendo para que o nosso país se formasse como é hoje. No Centro Ciência Viva de Estremoz algumas experiências simples ajudam-nos a ver esse Alentejo muito longínquo."

Perguntas com Ciência

Teste os seus conhecimentos sobre diferentes temas científicos, respondendo em direto a perguntas que serão lançadas ao longo do programa. Pode ganhar um bilhete para visitar qualquer centro da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, sozinha ou em família.

Organização