Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Instituto de Ciências Sociais - ICS
Morada: Av. Prof. Aníbal de Bettencourt, nº 9, 1600-189, Lisboa, Lisboa

1. O futuro em aberto: diversidade e desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho
Responsável: Tatiana Ferreira
Nº Alunos: 5      Anos: 10º/11º/12º      Área Sociologia
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Neste estágio iremos abordar o tema da empregabilidade juvenil e de como as mudanças observadas no mundo do trabalho têm tornado as transições para a vida adulta dos jovens mais complexas e problemáticas, sobretudo a transição da escola para o mercado de trabalho. O impacto da crise económica iniciada em 2008 veio ainda mais agravar esta situação, observando-se um aumento da taxa de desemprego e do trabalho precário, sobretudo entre os jovens.
Com base nos resultados de pesquisas desenvolvidas recentemente no Observatório Permanente da Juventude sobre empregabilidade jovem (a nível local, nacional e europeu), neste estágio vais aprender como se estuda a inserção dos jovens no mercado de trabalho e como se desenvolve um projeto de investigação sociológica. Verificarás, também, a importância da ciência para a melhoria da qualidade das políticas públicas na área da juventude.
Durante o estágio vais ter a oportunidade de ser investigador/a durante uma semana e desenvolver um pequeno projeto de investigação, acompanhando todas as etapas de um processo de pesquisa, desde a definição de um tema e das hipóteses de partida até à aplicação de alguns métodos e técnicas de investigação. A pesquisa bibliográfica, a construção e aplicação de um inquérito on-line, a análise de dados estatísticos e a técnica da entrevista farão parte do roteiro científico.
No final do estágio terás ainda a oportunidade de apresentar os resultados da tua investigação, aprendendo e experimentando algumas técnicas de divulgação científica, em powerpoint, infografia ou no formato de poster de conferência.
Observações: Estágio na área das Ciências Sociais.
Os participantes terão direito a almoço e lanche, bem como às deslocações necessárias no âmbito das visitas programadas.

Local de encontro: Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa    Hora: 10:00