Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES, ISCTE
Morada: Ed. ISCTE - Av. das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Lisboa

1. Ser Sociólogo(a) por 15 Dias
Responsável: Sofia Rocha
Nº Alunos: 10      Anos: 10º/11º/12º      Área Sociologia
Data: de 16-07-2018 a 27-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O estágio organizado pelo CIES-IUL pretende proporcionar um primeiro contacto com o quotidiano de um centro de investigação em sociologia, os seus espaços, protagonistas, projetos e metodologias. Pretende-se que os estagiários experimentem as diversas atividades inerentes à pesquisa sociológica, sob a orientação de alguns investigadores do Centro.
O estágio dividir-se-á em dois momentos distintos. Nos primeiros dias, para além da apresentação do Centro e do contexto universitário envolvente, procurar-se-á proporcionar uma noção prática e diversificada do que é a investigação em sociologia. Os estagiários serão, para isso, integrados em equipas de investigação com projetos em curso sobre diversas temáticas, experimentando diferentes técnicas de recolha e tratamento de dados, bem como distintas formas de apresentação e divulgação dos resultados científicos.
Nos restantes dias os jovens serão desafiados a realizar uma pequena investigação sociológica, num tema do seu interesse, pondo em prática os conhecimentos que adquiriram no primeiro momento do estágio.

Local de encontro: CIES-IUL Sala 2W10 Ed. Sedas Nunes, ISCTE-IUL    Hora: 11:00