Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018


 
 

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Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente
Morada: Research Centre in Digitalization and Intelligent Robotics, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253, Bragança, Bragança


1. Tune Your Voice
Responsável: João Paulo Teixeira
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Cada nota da escala de música está associada a uma frequência fundamental. Há uma relação matemática entre as notas musicais e as escalas. As escalas estão distanciadas de oitavas e entre oitavas há uma relação das frequências de cada nota que corresponde ao dobro/metade. A nota de cada instrumento é enriquecida com um conjunto de harmónicos que vai dar o timbre que caracteriza esse instrumento. No caso da voz humana ou mesmo de um instrumento musical a frequência fundamental pode ser registada usando um microfone e visualizada num programa especialmente desenvolvido para este fim. Nesta semana vamos perceber o instrumento musical que é a nossa voz, a relação matemática entre notas e escalas musicais e vamos aprender algumas técnicas de processamento de sinal para extrairmos a frequência fundamental que está relacionada com o tom. Vamos ainda ver e ajustar interactivamente a nossa voz à escala musical mais adequada. Vamos perceber se temos voz de Barítono ou de Tenor ou se conseguimos chegar aos tons de um Soprano.
Serão realizados desafios de afinação da voz ou dos instrumentos musicais de cada aluno. Neste desafio é colocada uma música com as respetivas notas e o aluno deverá reproduzir essas notas. O tom produzido será comparado com uma referência e medido o erro. Será vencedor o que mais se aproximar da sequências de tons pedida (menor erro).
Podem ainda criar uma música para treinar a afinação.
Observações: Este estágio contempla refeições e alojamento para todos os alunos.
Os alunos podem trazer um instrumento musical para esta atividade.

1º dia de estágio
Local de encontro: LCAR    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: João Paulo Teixeira
[Estágios nesta instituição]

Estágio já em curso / terminado



2. A matemática que nos rodeia
Responsável: João Paulo Almeida
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Matemática
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Quem nunca terá escudado a expressão «a matemática está em tudo»? A maioria de nós talvez concorde com esta expressão, mas o que quer dizer exatamente? Neste estágio procuraremos dar uma resposta a esta pergunta através de problemas, desafios e de experiências com objetos matemáticos. Para tentaremos descortinar alguma da matemática que existe por detrás de coisas que nos rodeiam daremos um passeio pela geometria fractal, pelos sistemas caóticos e veremos como a teoria de jogos e a estatística nos podem ajudar a tomar decisões. Pelo caminho cruzar-nos-emos com a Ciência de Dados e veremos a sua importância no mundo atual.
Observações: Para este estágio os estudantes devem trazer a sua calculadora científica.

1º dia de estágio
Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia e Gestão    Hora: 14:30
Pessoa de contacto: João Paulo Almeida
[Estágios nesta instituição]

Estágio já em curso / terminado



3. Visualização de células sanguíneas em dispositivos biomédicos: estudos in vitro - COMPLETO
Responsável: Diana Pinho
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Ciências da Saúde
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Valdemar Garcia
Descrição: O sangue é um tecido rico em informação, frequentemente usada como meio de diagnóstico de várias doenças através de múltiplas técnicas.
No trabalho a realizar, os alunos irão aprender técnicas relativas à preparação, separação e armazenamento de amostras de sangue e à visualização de diversos tipos de células sanguíneas.
O sangue será recolhido de um animal saudável e preparado, para ser testado e visualizado em dispositivos biomédicos, também conhecidos por biochips. Será observado, por intermédio de um microscópio óptico, a circulação das células sanguíneas nos biochips que contém microcanais com geometrias e dimensões próximas dos vasos sanguíneos, criando assim um ambiente próximo ao in vivo.
Observações: Os alunos deverão trazer bata e calçado adequado ao trabalho de laboratório.
O estágio contempla refeições e alojamento para os alunos.

1º dia de estágio
Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia e Gestão, IPB (na entrada principal)    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Diana Pinho
[Estágios nesta instituição]




4. Robótica colaborativa - COMPLETO
Responsável: Paulo Leitao
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Robótica
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Esta atividade pretende disseminar a aprendizagem de robótica colaborativa, nos quais robôs e humanos partilham o mesmo espaço de trabalho, colaborando em equipa. Os alunos serão motivados para a assimilação de diversos tópicos, como sejam a matemática, física, eletrónica, algoritmia e computação.
Cada aluno terá que aprender a programar este tipo de robôs para executar algumas tarefas, como manipulação para resolução do problema da Torre de Hanoi, e identificação e de peças de forma automática. As plataformas a utilizar no estágio serão o robô colaborativo UR3 da Universal Robotics.


1º dia de estágio
Local de encontro: ESTiG- Auditório Alcino Miguel    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Paulo Leitao
[Estágios nesta instituição]




5. Desenvolvimento de interface para cockpit Airbus A320
Responsável: José Augusto Carvalho
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: O estágio centrar-se-á no desenvolvimento de um protótipo de botão Korry para um cockpit de Airbus A320:

Os alunos participarão no desenvolvimento do protótipo da carcaça do interruptor Korry em software SolidWork. O módulo será impresso em impressora 3D e assemblado com os restantes componentes elétricos e eletrónicos.

Uma pequena aplicação será desenvolvida, programada num microcontrolador e integrada no cockpit para desempenhar a função do botão/indicador do alarme master warning e master caution.

O resultado final será testado no cockpit que funciona com o simulador da Laminar Research X-Plane.



1º dia de estágio
Local de encontro: Auditório Alcínio Miguel    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: José augusto Carvalho
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Estágio já em curso / terminado



6. Aprender robótica com simulação - COMPLETO
Responsável: José Lima
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: A simulação tem-se demonstrado uma ferramenta importante em muitas áreas tais como na robótica onde é possível construir de uma forma económica e rápida diversos tipos de robôs e experimentar algoritmos, comportamentos e reações sem danificar qualquer componente. Pretende-se com esta ação construir, programar e testar diversos robôs (móveis, manipuladores e drones), com base num ambiente de simulação realista 3D.
Cada aluno deverá desenvolver o seu próprio robô e prepará-lo para executar diferentes tarefas tais como: manusear objetos de um local para outro, voar até um destino, movimentar-se percorrendo uma trajetória e interagir com utilizadores.
Os ambientes de simulação a utilizar neste estágio são: V-Rep, SimTwo.
Pretende-se desenvolver alguns robôs (móveis, manipuladores e drones) em simulação e verificar como hoje em dia é possível utilizar estes ambientes de simulação muito próximos da realidade para diversos fins.

Observações: Coordenador do estágio: José Luis Lima
Outros investigadores: José Gonçalves
Área vocacional: Robótica
Local de estágio: LCAR


1º dia de estágio
Local de encontro: LCAR    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: José Lima
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7. Aprende a programar microcontroladores
Responsável: José Gonçalves
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Electrónica
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): 2 , José Lima , Manuel Teixeira Braz César
Descrição: A plataforma Arduino tem-se tornado cada vez mais popular, sendo utilizada por uma comunidade muito ativa e participativa na elaboração de novas bibliotecas. A chave do seu sucesso é a facilidade com que se conseguem criar as primeiras aplicações, tornando a evolução dos utilizadores mais rápida em relação a outras plataformas semelhantes. O Arduino está neste momento a ser utilizado pelas mais diversas comunidades, tais como, por exemplo, engenheiros, artistas, alunos de ensino Superior e Secundário. Pretende-se que os participantes deste estágio criem as suas próprias aplicações com base na plataforma Arduino.
Observações: O estágio compreende um trabalho de natureza técnico-científica que ocupará os jovens numa parte do dia (manhãs - 9h30min às 12h30min) e um conjunto de atividades complementares (tardes) de natureza sociocultural, de lazer e entretenimento (Desporto, visitas a museus, áreas protegidas.....). O alojamento e alimentação serão gratuitos para os alunos participantes.

1º dia de estágio
Local de encontro: ESTG IPB    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: José Gonçalves
[Estágios nesta instituição]

Estágio já em curso / terminado



8. Descobre os mínimos
Responsável: Ana Pereira
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Matemática
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Investigador(es): Filipe Alves , Florbela Fernandes
Descrição: Neste estágio pretende-se que os alunos explorem alguns algoritmos inovadores de otimização onde, visualmente, se consiga identificar os ótimos de um dado problema 2d ou 3d. Neste estágio serão abordados alguns métodos de otimização como o algoritmo genético, branch and bound ou simulated annealing.


1º dia de estágio
Local de encontro: ESTiG    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Ana Pereira
[Estágios nesta instituição]

Estágio já em curso / terminado