Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018


 
 

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica


Instituto de Telecomunicações - IT - Lisboa
Morada: Av. Rovisco Pais, 1049-001, Lisboa, Lisboa


1. Iniciação à Electrónica e Telecomunicações - IT- UBI/ Covilhã
Responsável: Fernando José da Silva Velez
Nº Alunos: 10      Anos: 10º/11º/12º      Área Electrónica
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): António Reis , Bruno Cruz , Emanuel Teixeira , Hermínio Gil , Hugo Mostardinha , João Neves , Pedro Sebastião , Rooderson Andrade , Rui Barata , Virginie Felizardo
Descrição: Este estágio pretende realizar uma abordagem aos conceitos básicos de eletrónica e de telecomunicações móveis e sem fios, e corresponde a 25 horas (3 de manhã e 2 à tarde). Permitirá um contacto dos alunos com algumas das aplicações inovadoras da eletrónica e das redes de comunicação, através da imersão no contexto de investigação e desenvolvimento do Instituto de Telecomunicações e realização de experiências. Incluirá sessões conceptuais, trabalhos de laboratório com montagem de “kits” de eletrónica, técnicas básicas de produção de circuitos impressos, realização experimental de medições de potência recebida, débito binário e outras grandezas relevantes em sistemas móveis 4G e 5G. Os estagiários vão ter contato com a montagem de ligações simples ponto-a-ponto/ponto-multi-ponto e a verificação experimental do desempenho, assim como com os principais desafios de investigação e tecnológicos para o desenvolvimento das comunicações móveis e sem fios no século XXI (por exemplo, células pequenas terrestres e baseadas em drones aéreos, partilha de espetro, processamento espacial e MIMO).
Observações: O estágio contempla almoços para os alunos, ou na Faculdade de Engenharia ou na cantina de Santo António, e é possível solicitar a reserva de alojamento nas residências da UBI, para os alunos deslocados. Os alunos que necessitem poderão solicitar alojamento para o dia 25 de junho.
Existe a confirmação de apoio à iniciativa por parte de IEEE VTS Portugal Chapter e do ELECTRUBI (Núcleo de Engenharia Electrotécnica e de Computadores).
Está-se a explorar a possibilidade de realização duma visita de estudo a uma empresa de telecomunicações e/ou um pólo do Instituto de Telecomunicações (a confirmar).
Haverá atividades recreativas (desportivas e culturais) na zona da Covilhã em dois dos cinco dias do estágio
O Estágio realiza-se no Instituto de Telecomunicações (IT), delegação da Covilhã (uma delegação do IT-Lisboa).


1º dia de estágio
Local de encontro: Instituto de Telecomunicações, DEM (sala 8.16), Faculdade de Engenharia, Universidade da Beira Interior (UBI), Calçada Fonte do Lameiro, 6201-001 Covilhã    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Prof. Fernando José Velez, fjv@ubi.pt_ fjv@lx.it.pt_ tel. 275329953
[Estágios nesta instituição]

Estágio já em curso / terminado



2. Introdução às Telecomunicações (INTELE1) - COMPLETO
Responsável: Custódio Peixeiro
Nº Alunos: 10      Anos: 10º/11º/12º      Área Electrónica
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Beatriz Borges , Carlos Fernandes , João Sobrinho , José Sanguino
Descrição: Este estágio pretende fazer uma introdução às telecomunicações e corresponde a 30 horas (3 de manhã e 3 à tarde durante 5 dias). As manhãs são dedicadas a apresentações em grupo, visitas a laboratórios e sessões experimentais. Durante as tardes os estagiários vão dedicar-se a montar “kits” de receptores de radiodifusão em FM e de um sistema de transmissão óptico. Os estagiários vão ter contacto com as técnicas de fabrico e teste de circuitos impressos, soldar os componentes dos “kits”, fabricar as antenas a utilizar e testar os circuitos no final.
Observações: O estágio inclui almoço.

1º dia de estágio
Local de encontro: Átrio da Torre Norte do Instituto Superior Técnico    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Custódio Peixeiro
[Estágios nesta instituição]




3. Introdução às Telecomunicações (INTELE2) - COMPLETO
Responsável: Custódio Peixeiro
Nº Alunos: 10      Anos: 10º/11º/12º      Área Electrónica
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Fernando Nunes , Luís Correia , Maria João Rosário , Paulo André , Paulo Correia
Descrição: Este estágio pretende fazer uma introdução às telecomunicações e corresponde a 30 horas (3 de manhã e 3 à tarde durante 5 dias). As manhãs são dedicadas a apresentações em grupo, visitas a laboratórios e sessões experimentais. Durante as tardes os estagiários vão dedicar-se a montar “kits” de receptores de radiodifusão em FM e um sistema de transmissão óptico. Os estagiários vão ter contacto com as técnicas de fabrico e teste de circuitos impressos, soldar os componentes dos “kits”, fabricar as antenas a utilizar e testar os circuitos no final.
Observações: O estágio inclui almoço.

1º dia de estágio
Local de encontro: Átrio da Torre Norte do Instituto Superior Técnico    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Custódio Peixeiro
[Estágios nesta instituição]