Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Centro de Matemática e Aplicações - FCT - Universidade Nova de Lisboa
Morada: Campus da Caparica, 2829-516, Caparica, Setúbal

1. Aplicações da Matemática - COMPLETO
Responsável: Fátima Rodrigues
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Cecília Perdigão , Cláudio Fernandes , Gracinda Rita Guerreiro , Isabel Cabral , Isabel Correia , Maria do Céu Soares , Paula Amaral
Descrição: Neste estágio poderás aplicar várias técnicas matemáticas a problemas do dia a dia, alguns mais práticos e outros mais teóricos. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e abordarás temáticas como a Investigação Operacional, a Criptografia, a Teoria de Grafos e o Actuariado.
Observações: O estágio inclui refeições. As sessões da manhã decorrem das 10h às 12h e as da tarde das 14h às 16h. Todas as sessões decorrem no Campus da FCT NOVA, no Monte da Caparica. No 1º dia do estágio, a recepção é às 9h30, no átrio do edifício VII.

Local de encontro: Átrio de entrada do edifício 7 do Campus da FCT NOVA no Monte da Caparica    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Paulo Doutor

2. A Matemática é um mundo I - COMPLETO
Responsável: Paulo Doutor
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Gracinda Rita Guerreiro , Marta Faias , Paula Couto , Paula Patrício , Rui Rodrigues , Susana Baptista
Descrição: Neste estágio poderás aplicar várias técnicas matemáticas a problemas do dia a dia, alguns mais práticos e outros mais teóricos. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e abordarás temáticas como a Investigação Operacional, a Inteligência Artificial, a Matemática Financeira, o Actuariado e a aplicação da Matemática à Biologia.

Pessoa de contacto: Paulo Doutor

3. Matemática Experimental - COMPLETO
Responsável: Paulo Doutor
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Fátima Rodrigues , Isabel Natário , José M. Gomes , Magda Rebelo , Pedro Mota
Descrição: Neste estágio poderás experimentar várias técnicas matemáticas, aplicando-as a problemas do quotidiano. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e abordarás temáticas como a Optimização, a Matemática Financeira, a Estatística, a utilização de algoritmos numéricos e a presença da Matemática na Arte.

Pessoa de contacto: Fátima Rodrigues

4. A Matemática é um mundo II - COMPLETO
Responsável: Fátima Rodrigues
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Luís Trabucho , Magda Rebelo , Manuel Silva , Marta Faias
Descrição: Neste estágio verás como a Matemática é um mundo por si e de que forma tem contribuído para a nossa compreensão do que nos rodeia, nomeadamente na sua relação com a Física e a Arte. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e irás relacioná-la com o desenvolvimento de Algoritmos, as Finanças e a Teoria de Números.

Pessoa de contacto: Fátima Rodrigues