Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Centro de Investigação de Montanha
Morada: Campus de Santa Apolónia , 5300-253, Bragança, Bragança

1. LabFarm: Fitofarmácia e Fitoterapia - COMPLETO
Responsável: Isabel Ferreira
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Ao longo dos últimos anos tem havido um enorme desenvolvimento de técnicas químicas e biológicas de análise de produtos naturais e que estimularam a investigação na área da fitofarmácia e farmacognosia. O principal objetivo será avaliar propriedades bioativas de plantas silvestres medicinais do Nordeste de Portugal. Os alunos irão avaliar a bioatividade utilizando vários testes químicos e bioquímicos com células humanas, de forma a estudar os efeitos quelantes e captadores de radicais livres e a capacidade de inibição da peroxidação lipídica. Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no Laboratório de Química e Bioquímica Aplicada (www.esa.ipb.pt/biochemcore) do Centro de Investigação de Montanha.

Observações: Os alunos deverão trazer bata.
Estágio com oferta de almoço e possibilidade de alojamento para alguns candidatos selecionados e afastados do local de habitação.

Pessoa de contacto: Isabel Ferreira

2. WildMush: Cogumelos deliciosos ou medicamentos naturais? - COMPLETO
Responsável: Lillian Barros
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Os alunos terão a possibilidade de experimentar algumas das mais importantes técnicas laboratoriais aplicadas em análises químicas e bioquímicas de produtos naturais. O trabalho será orientado para a avaliação das propriedades bioativas de cogumelos silvestres da região de Trás-os-Montes, sendo dada especial importância às atividades antioxidante e anti-tumoral e também à quantificação das moléculas biológicas responsáveis por essas atividades. No final, os participantes estarão capacitados para compreender as propriedades únicas que as biomoléculas têm no funcionamento do organismo, com especial relevância para a atividade terapêutica e os respectivos benefícios homeostáticos. Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no Laboratório de Química e Bioquímica Aplicada_ www.esa.ipb.pt/biochemcore)no Centro de Investigação de Montanha.

Pessoa de contacto: Lillian Barros

3. CancerCells: Aprende como cultivar células tumorais humanas - COMPLETO
Responsável: Rui Vaz de Abreu
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Na atualidade, a cultura de células adquiriu uma importância incontestável, tendo-se afirmado como uma ferramenta essencial para quem trabalha em investigação fundamental e aplicada, nomeadamente em campos como a Biologia Celular e Molecular, Fisiologia, Biotecnologia, Farmacologia ou Medicina. Neste trabalho será avaliada a atividade anti-tumoral de alguns compostos químicos usando diversas linhas celulares tumorais humanas. Os principais objetivos deste trabalho são: compreender vantagens e limitações do uso de culturas celulares_ manipulação e conservação in vitro de células animais_ conhecer as principais aplicações da cultura de células animais em Ciências Biomédicas. Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no Laboratório de Química e Bioquímica Aplicada (www.esa.ipb.pt/biochemcore) do Centro de Investigação de Montanha.

Pessoa de contacto: Rui Miguel Vaz de Abreu

4. Ciência e Tecnologia do Vinho - COMPLETO
Responsável: António Castro Ribeiro
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Agronomia
Investigador(es): David Santos Barreales , João Luís Verdial Andrade
Descrição: Descrevem-se as etapas da produção e estabilização do vinho e referem-se as principais características de diferentes vinhos. Os alunos terão oportunidade de realizar as principais análises físico-químicas para controlo da qualidade, complementadas com análise sensorial. No final, os participantes estarão sensibilizados para a importância do controlo analítico e sensorial do vinho e capacitados para realizar algumas análises de rotina nas diferentes etapas da sua produção.
Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no Centro de Investigação de Montanha.

Local de encontro:     Hora: 09:30
Pessoa de contacto: António Castro Ribeiro

5. Bee-defensive: as armas químicas de defesa das abelhas
Responsável: Miguel Vilas Boas
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Investigador(es): Soraia Isabel Domingues Marcos Falcão
Descrição: As abelhas são pequenos insetos mas todos lhe reconhecem a capacidade de defesa. Pois, para além do ferrão que todos receamos, possuem muitas outras armas químicas para combater as invasões da colónia. Neste estágio terás de enfrentar os milhares de abelhas de uma colónia através de uma visita ao apiário onde daremos uma espreitadela na organização da colmeia e podemos recolher algumas amostras das suas armas químicas, a própolis e o veneno (sem ser ferroado, claro)!
Tu, para além de enfrentares uma colmeia (devidamente equipado) irás avaliar no laboratório as características físicas e químicas dessas armas utilizando técnicas de extração de compostos fenólicos e técnicas espectrofotométricas de identificação dos extratos.
Candidata-te se tens coragem...e curiosidade!

Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no Laboratório de Química e Bioquímica Aplicada e no Apiário da Quinta do Poulão do Centro de Investigação de Montanha.
Observações: Área: Química/ Biologia

Os alunos deverão trazer bata e calçado adequado ao trabalho de laboratório (confortável e fechado), bem como botas para uma deslocação ao apiário.

Pessoa de contacto: Miguel Vilas Boas

6. Pseudo-cereais: o que são e qual a sua composição química?
Responsável: Vitor Manuel Ramalheira Martins
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Atualmente existe uma cada vez maior preocupação com a nossa dieta alimentar e os seus possíveis efeitos na saúde do consumidor. Nesse sentido existem alguns alimentos que têm vindo a receber uma atenção crescente. Entre esses alimentos podemos destacar os chamados pseudocereais. Durante este estágio irás descobrir o que são os pseudocereais e quais as principais diferenças em relação aos cereais. No laboratório terás a oportunidade de utilizar várias técnicas analíticas que te permitirão avaliar a composição química dos pseudocereais.

Este trabalho será integrado nos projetos de investigação em curso no : Laboratório de Agro-Indústria do Centro de Investigação de Montanha.
Observações: Os alunos deverão trazer bata e calçado adequado ao trabalho de laboratório (confortável e fechado). Estágio com oferta de almoço | Alojamento assegurado para TODOS os candidatos selecionados (afastados do local de habitação).

Área Vocacional: Química e Tecnologia Alimentar

Local de encontro:     Hora:
Pessoa de contacto: Vítor Martins

7. Intoxicações alimentares. Vem conhecer os culpados!
Responsável: Ermelinda Pereira
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Pretende-se introduzir algumas técnicas básicas de microbiologia e suas aplicações na área da microbiologia alimentar. Deste modo, pretende-se que os alunos aprendam, através de experiências
práticas, diversas metodologias de análise de alimentos, levando-os a aprender como se isolam, como se cultivam, e como se identificam alguns microrganismos patogénicos.

Local de encontro:     Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Ermelinda Pereira

8. À descoberta do DNA - COMPLETO
Responsável: Maria de Lurdes Antunes Jorge
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Neste estágio os alunos terão um primeiro contacto com o DNA, executando dois métodos diferentes de extração de DNA, em células de fungos e em células humanas (epitélio bucal).
A visualização dos resultados das extrações, quantificação e avaliação da qualidade dos DNAs obtidos são feitas em gel de agarose, preparado pelos alunos. A partir do DNA humano, por aplicação da técnica de PCR vão ser detetados polimorfismos (variações) a nível do genómico humano (sequências Alu).
Observações: O estágio contempla refeições e/ou alojamento para os alunos que se encontrem distantes do local de residência.

Os alunos deverão usar bata.

Local de encontro: Laboratório de Biologia Molecular    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Lurdes Jorge/Altino Choupina

9. Vou ser Cientista por uma semana... - COMPLETO
Responsável: Ana Queiroz
Investigador(es): António Ribeiro , Paulo Brito
Descrição: A Qualidade e Segurança Alimentar são preocupações inerentes a todos os consumidores. Nesse sentido, as análises químicas e microbiológicas são fundamentais para o controle da qualidade da água e de todos os alimentos.
No estágio proposto os participantes terão oportunidade de analisar alguns dos parâmetros químicos e microbiológicos associados à qualidade da água e dos alimentos, trabalhando com equipamentos sofisticados de métodos instrumentais de análise e contactando com algumas das técnicas utilizadas nas análises de microbiologia alimentar, tais como a análise de coliformes e de microrganismos totais em amostras de alimentos, assim como observação de microrganismos ao microscópio.

Observações: O estágio proposto contempla alojamento e refeições.
Os alunos devem trazer bata.

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia e Gestão     Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Ana Maria Queiroz

10. Analisar e compreender a composição dos alimentos
Responsável: Marieta Amélia Martins de Carvalho
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Esta atividade tem como objetivos:
- Conhecer as categorias de alimentos.
- Analisar laboratorialmente algumas caraterísticas dos alimentos.
- Comprovar a importância da identificação dos quatro sabores primários (amargo, ácido, salgado e doce dos alimentos), na análise da qualidade dos alimentos.
Demonstra-se a técnica e procede-se à realização de provas organoléticas de vários alimentos.

Observações: O estágio contemplar refeições e/ou alojamento para alguns/todos os alunos.

Local de encontro: Laboratório de Tecnologia Alimentar    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Marieta Amélia martins de Carvalho

11. Vamos produzir biodiesel!
Responsável: Paulo Brito
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Maria Queiroz , António Ribeiro
Descrição: Nas últimas décadas observa-se um interesse crescente no desenvolvimento de tecnologias alternativas à economia do petróleo, baseadas em fontes de energia ditas renováveis. Uma tecnologia já explorada ao nível comercial consiste na produção de um biocombustível aplicável em motores de compressão-ignição (ou diesel), a partir de biomassa rica em óleos e gorduras. Este biocombustível é designado genericamente por biodiesel. Deste modo, os objetivos deste projeto consistem em produzir biodiesel à escala laboratorial e caracterizar o biodiesel produzido, usando diversos métodos de análise como cromatografia gasosa e espetroscopia de infravermelho.
Observações: Os alunos deverão trazer bata.
Os estágios contemplam refeições e alojamento para os alunos e compreendem duas componentes (ambas obrigatórias):
- Um trabalho de natureza técnico-científica que ocupará os jovens numa parte do dia (tarde do 1º dia e manhãs dos restantes – 9h30min às 12h30min)_
- Um conjunto de atividades complementares (tardes) de natureza sociocultural, de lazer e entretenimento (desporto, visitas a museus, áreas protegidas, etc).

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Paulo Brito

12. Métodos Instrumentais de Análise - COMPLETO
Responsável: António Manuel Esteves Ribeiro
Investigador(es): Ana Maria Alves Queiroz Silva , Paulo Miguel Pereira de Brito
Descrição: Os Métodos Instrumentais de Análise ocupam atualmente uma posição de destaque em qualquer laboratório de análises. Estes métodos são amplamente utilizados em todo o mundo nos mais diversos setores: análises forenses, análises de controlo anti-doping, análises clínicas, análises de controlo de qualidade alimentar ou análise de efluentes industriais.
No estágio proposto os participantes terão oportunidade de trabalhar com equipamentos sofisticados de métodos instrumentais de análise e de experimentarem alguns dos métodos através da análise de amostras do dia-a-dia. Os trabalhos laboratoriais propostos incluem a quantificação da cafeína numa amostra de café por cromatografia líquida, a quantificação do 1-propanol presente no uísque por cromatografia gasosa, o doseamento da matéria ativa num comprimido de aspirina comercial por titulação potenciométrica e o doseamento do flúor na pasta dentífrica utilizando um elétrodo seletivo de iões.

Observações: Os alunos devem trazer bata.
O estágio contempla refeições e alojamento para todos os alunos.
Os alunos devem trazer bata.
O estágio contempla refeições e alojamento para todos os alunos.
Os estágios compreendem duas componentes (ambas obrigatórias):
1. Um trabalho de natureza técnico-científica que ocupará os jovens numa parte do dia (tarde do 1º dia e manhãs dos restantes – 9h30min às 12h30min).
2. Um conjunto de atividades complementares (tardes) de natureza sociocultural, de lazer e entretenimento (Desporto, visitas a museus, áreas protegidas, .....).

Local de encontro: ESTiG    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: António Ribeiro

13. Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos - COMPLETO
Responsável: Paula Baptista
Data: de 16-07-2018 a 20-07-2018      Horário: Manhã
Descrição: Neste estágio focam-se os vários métodos e aplicações da genética molecular no estudo da diversidade de recursos genéticos de microrganismos. As técnicas de genética molecular que serão utilizadas incluem a extração e purificação de DNA de fungos e bactérias, amplificação por PCR, sequenciação e eletroforese em gel de agarose.
Observações: Os alunos devem trazer bata e material para o registo do trabalho laboratorial