Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - LIP - Lisboa
Morada: Avenida Prof Gama Pinto nº 2, 1649-003, Lisboa, Lisboa

1. A Experiência ATLAS do LHC - COMPLETO
Responsável: Agostinho Gomes
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Física
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): João Gentil Saraiva , Luís Gurriana
Descrição: O acelerador LHC do CERN, o maior laboratório do mundo em Física de Partículas localizado em Genebra, Suíça, está em funcionamento. No LHC feixes de protões circulando a uma velocidade muito próxima da velocidade da luz colidem entre si, o que já permitiu a descoberta do famoso bosão de Higgs em 2012, estudando-se agora as suas propriedades.
Na experiência ATLAS, o grupo português é responsável por algumas partes dos detectores TILECAL, ALFA, AFP e do sistema de Trigger, participando também no programa de Upgrade dos detectores para o funcionamento a alta luminosidade no âmbito do HL-LHC. Os cientistas de verão terão que estudar o modo de funcionamento de alguns componentes desses detectores (cintiladores e fibras ópticas cintilantes e WLS) e também terão oportunidade de analisar dados reais e/ou simulados obtidos com o detector ATLAS, incluindo as partículas conhecidas do Modelo Padrão e o bosão de Higgs.

Observações: Este estágio realiza-se em parte na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Edifício C8, Campo Grande, Lisboa.
Provavelmente incluirá almoço (dependente de financiamento).

Local de encontro: LIP, Av. Prof. Gama Pinto, 2 - Lisboa    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Agostinho Gomes

2. Um olhar sobre a física de partículas e as suas ferramentas - construir e desconstruir para perceber como funcionam as coisas - COMPLETO
Responsável: Catarina Espírito Santo
Nº Alunos: 12      Anos: 10º/11º/12º      Área Física
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Sofia Nunes , Bernardo Tomé , Fernando Barão , Jorge Sampaio , Ricardo Gonçalo
Descrição: No LIP, é de física de partículas que se trata. Nos aceleradores ou no cosmos, detectamo-las para procurar compreender a sua natureza e as suas interacções. O LIP participa nas grandes experiências do LHC e também em experiências que investigam a estrutura do protão, a física dos neutrinos, a natureza e origem dos raios cósmicos, as aplicações das tecnologias da física de partículas à medicina e à exploração espacial.

Neste estágio procuramos dar a conhecer o mundo das partículas e os métodos de investigação da física experimental de partículas, com uma mistura de diversos tipos de actividades que constituem o trabalho dos físicos.

De início, em palestras, faremos uma viagem pelo mundo das partículas, pelas experiências em que o LIP participa e por algumas das ferramentas que utilizamos. A seguir, no laboratório, exploram-se algumas das actividades e
ferramentas do trabalho dos físicos de partículas: da programação em python à análise de dados, da detecção de partículas à realização de pequenos projectos de medidas com sensores e sistemas simples de aquisição de dados. Vamos construir e desconstruir para compreender como funcionam as coisas.
Observações: O estágio decorrerá de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 17h, com intervalo para almoço. Existe uma cantina no edifício onde esta instalado o LIP (Edifício 3is da Universidade de Lisboa), com almoços a cerca de 5 euros. Serão oferecidos lanches.

Local de encontro: Instalações do LIP (Átrio do Edifício 3is da Universidade de Lisboa)    Hora: 10:00