Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018


 
 

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica


Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - ISEL, Grupo de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais
Morada: Rua Conselheiro Emídio Navarro, 1, 1959-007, Lisboa, Lisboa


1. Em busca da matemática no mundo das corridas de competição
Responsável: Alda Carvalho
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Matemática
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018      Horário: Manhã
Investigador(es): Inês Barbosa , Ivan Galvão , Ivo Bragança , Maria Amélia Loja
Descrição: O estágio visa sensibilizar alunos do ensino secundário para a importância da matemática nas áreas cientifico tecnológicas, através de actividades experimentais. Este estágio pretende mostrar a ligação da matemática e da engenharia mecânica, tal como ocorre no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O estágio terá várias componentes:
i) actividades experimentais (maquinação, ensaios de impacto, prototipagem, etc.) desenvolvidas por alunos de licenciatura em engenharia mecânica (sempre que possível em colaboração com os alunos do ensino secundário)
ii) análise estatística dos dados recolhidos nas experiências
iii) modelação 3D.


1º dia de estágio
Local de encontro: Área Departamental de Engenharia Mecânica - ISEL    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Alda Carvalho
[Estágios nesta instituição]

Estágio já em curso / terminado



2. 3DTech Alive (Da digitalização 3D à impressão 3D)
Responsável: Amélia Loja
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018      Horário: Tarde
Investigador(es): Eng.ª Ana Mota (BSc) , Prof. Ivo Bragança (PhD) , Prof. João Milho (PhD) , Prof. Ricardo Portal (PhD) , Prof.ª Ana Pinto (MSc)
Descrição: A engenharia inversa é um domínio de elevada relevância no âmbito da engenharias mecânica. Neste contexto, conseguimos que a geometria de objectos já existentes seja recolhida, com recurso a diferentes técnicas, entre as quais se podem incluir a fotogrametria e o varrimento laser 3D. Essas características são de seguida utilizadas para a reconstrução digital do referido objecto, utilizando software vocacionado para o efeito.
Em interligação com este processo e estimulando o processo criativo individual, podemos também criar/alterar geometrias 3D usando software de CAD, para obter novas soluções que poderão ser subsequentemente produzidas.
Com este estágio, pretendemos que os alunos se familiarizem com as diferentes etapas do percurso da engenharia inversa, passando por um processo criativo que pode ir desde o varrimento laser 3D e da recriação computacional de geometrias 3D até à reprodução do objecto numa impressora 3D ou numa máquina de comando numérico.

Observações: O estágio decorrerá entre as 14:00h e as 17:00h.
Será criada uma página de internet para ilustrar as actividades desenvolvidas durante o estágio, cujo endereço será disponibilizado oportunamente.
Os alunos levarão consigo os trabalhos desenvolvidos.


1º dia de estágio
Local de encontro: Átrio principal do ISEL    Hora: 14:00
Pessoa de contacto: Prof.ª Amélia Loja
[Estágios nesta instituição]

Estágio já em curso / terminado



3. REMATA - A Biomecânica do teu remate - COMPLETO
Responsável: Inês Jerónimo Barbosa
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Tarde
Investigador(es): Alda Carvalho , Hugo Santos , João Milho , Ricardo Portal
Descrição: O estudo do movimento humano tem ganho importância na medida em que possibilita, por exemplo, a melhoria do desempenho de atletas de alta competição. Nesse sentido, têm vindo a ser introduzidas técnicas que permitem obter imagens do movimento e a sua posterior utilização para obter o movimento em formato digital, de forma a ser analisado tanto na saúde como no desporto. Nesta actividade, os alunos são convidados a estudar um movimento humano simples com recurso a fotografias que serão utilizadas para gerar o movimento em computador. Os alunos irão estudar o movimento em termos de posições e velocidades e poderão comparar os resultados entre si.
Observações: Área Científica: Biomecânica

Início do Estágio: 14h
Fim do Estágio: 17h

Os alunos levarão consigo as fotografias tiradas bem como a simulação do movimento obtida em computador.

1º dia de estágio
Local de encontro: Átrio Principal do ISEL    Hora: 14:00
Pessoa de contacto: Inês Barbosa
[Estágios nesta instituição]




4. 3D Model - COMPLETO
Responsável: Ricardo Portal
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Tarde
Investigador(es): Ivo de Bragança , João Milho
Descrição: O estágio 3D Model visa mostrar-te a importância da modelação geométrica necessária ao desenvolvimento de produtos, quer sejam novos ou apenas réplicas para a impressão 3D, por exemplo.
Irás adquirir conhecimentos básicos no projeto e Desenho Técnico Assistido por Computador. Vais aprender como modelar diferentes geometrias a 3D através de um software CAD que permite o desenvolvimento rápido, simples e facilmente alterável de objetos e conjuntos simples.
Poderás dar asas à tua imaginação, materializando-a posteriormente numa impressora 3D.
Vais ainda analisar computacionalmente as peças que modelares e verificar a influência dos materiais e de diferentes alterações geométricas, verificando se as peças resistem aos esforços aplicados ou se se irão partir.


1º dia de estágio
Local de encontro: Pavilhão M do ISEL    Hora: 14:00
Pessoa de contacto: Ricardo Portal
[Estágios nesta instituição]




5. Dá forma às tuas Ideias - COMPLETO
Responsável: Ana Maria Brunhoso Pinto
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 09-07-2018 a 13-07-2018      Horário: Tarde
Investigador(es): Afonso Leite(Msc) , Alexandra Rodrigues(Phd) , Inês Barbosa(Phd) , Ivan Galvão (Phd) , Ivo Bragança (Phd) , João Milho (Phd) , Ricardo Portal (Phd)
Descrição: Dia 1:

O papel do Engº Mecânico no DP

Nesta fase pretende-se falar do papel do engenheiro mecânico no desenvolvimento de produto desde que uma ideia surge até que o produto final chega ao mercado. Abordar-se-á as fases do desenvolvimento de produto: a importância de seleccionar o material certo bem como o processo de fabrico, a fase dos cálculos, da prototipagem e do controlo de qualidade.


Os Desenhos Técnicos

Nesta fase os participantes vão poder conceber peças a três dimensões, apartir de desenhos técnicos bidimensionais, utilizando um programa de modelação gráfica. Esta fase de extrema importância no desenvolvimento de um produto vai permitir conceber tridimensionalmente uma peça que posteriormente será fabricada numa máquina-ferramenta CNC.


Dia 2:

O projecto e a análise de problemas numa peça

Nesta fase pretende-se mostrar a importância do projecto e análise de tensões nas peças antes da fase do fabrico. Assim dar-se-á enfase a 3 tópicos:

Conceito de força e tensão_ Uso de modelação por elementos finitos_ Uso de Polariscópio.


Dia 3:

Engenharia Inversa e prototipagem rápida

Nesta fase pretende-se mostrar como a partir de uma peça já feita se adquire uma imagem com um laser Scan e após trabalhar essa imagem se consegue realizar um protótipo por impressão 3D.


Dia 4:

O Fabrico

Nesta fase os participantes terão contacto com a linguagem de comando numérico por computador (CNC) o que permitirá o fabrico automático das peças desenhadas e estudadas (na fase anterior) numa máquina ferramenta de vários eixos.


Dia 5:

Inspecção e Controlo de Qualidade

Nos dias de hoje é fundamental proceder-se a um estudo profundo das características dos produtos a colocar no mercado, bem como efectuar um controlo permanente dos processos produtivos. Cientes desta importância, nesta fase, propõe-se o desenvolvimento de um conjunto de testes laboratoriais e análises estatisticas, que visem contribuir para a qualidade nas diferentes fases de desenvolvimento de um produto.

Observações: Horário das 14:00H às 18:00H


1º dia de estágio
Local de encontro: Atrio Principal ISEL    Hora: 14:00
Pessoa de contacto: Prof. Ana Pinto
[Estágios nesta instituição]




6. D3DS – Digital 3D Simulation - COMPLETO
Responsável: José Alberto Rodrigues
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 09-07-2018 a 13-07-2018      Horário: Manhã
Investigador(es): Amélia Loja (Phd Engenharia Mecânica) , Inês Barbosa (Phd Engenharia Mecânica)
Descrição: A realidade aumentada é uma presença diária em jogos, ou em aplicações de treino. A sua espectacularidade prende-se com a capacidade de envolver a realidade com a realidade virtual. Usando software adequado é possível recriar virtualmente qualquer objecto e simular a sua interacção com o realidade envolvente. Neste estágio iremos criar virtualmente objetos, ou cenários, e interagir com eles numa realidade aumentada.
Observações: O estágio funciona das 10h às 13h

1º dia de estágio
Local de encontro: ISEL - Átrio do edifício P    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: José Alberto Rodrigues
[Estágios nesta instituição]