Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2018

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Centro de Química da Madeira - Universidade da Madeira
Morada: Colégio dos Jesuítas, Praça do Município, 9000-081, Funchal, Região Autónoma da Madeira

1. À Descoberta da Electroquímica
Responsável: José Carlos Almeida Mesquita
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: A electroquímica estuda reacções de oxidação-redução que se desenvolvem em eléctrodos. É uma área da Química muito dinâmica e que desempenha um papel importante em vários domínios da Ciência e da Tecnologia. Neste contexto, propõe-se o desenvolvimento de uma série de actividades experiências demonstrativas da electroquímica que
forneçam uma panorâmica desta área da Química.
Estágio com oferta de almoço.
Possibilidade de alojamento para alunos deslocados.

Local de encontro: Centro de Química da Madeira/Universidade da Madeira    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Helena Tomás/José C. Mesquita

2. Identificação de metabolitos voláteis de fluidos biológicos potenciais biomarcadores de patologias oncológicas - COMPLETO
Responsável: José S. Câmara
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Não obstante a significativa evolução na medicina molecular, genómica e metabolómica, na a taxa de mortalidade global por doença oncológica permanece inaceitavelmente elevada (cerca 13 milhões, 2013, WHO). Os atuais esforços para o diagnóstico da patologia continuam ineficientes, e recorrem na maioria dos casos a procedimentos invasivos e como tal desconfortáveis para os pacientes, pelo que urge o desenvolvimento e implementação de meios de diagnóstico que permitam um diagnóstico precoce e eficiente. Algumas das vias metabólicas dos pacientes com cancro estão alteradas relativamente às dos indivíduos saudáveis pelo que a análise de metabolitos voláteis em fluidos biológicos poderá revelar-se como uma estratégia promissora para o seu diagnóstico.
Neste contexto pretende-se neste estágio estabelecer o padrão volatómico urinário de pacientes oncológicos comparando-o com o de indivíduos saudáveis de modo a identificar um conjunto de metabolitos voláteis cancro-específicos que permitam diferenciar entre os 2 grupos e que possam se usados como potencias biomarcadores da patologia.

Observações: É necessário que o estagiário traga uma bata para usar no laboratório. Estágio com oferta de almoço. Possibilidade de alojamento para alunos deslocados.

Local de encontro: CQM (Instalações da Penteada)    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: José S: Câmara

3. Entrega de genes em células animais usando nanomateriais - COMPLETO
Responsável: Helena Tomás
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia/Bioquímica
Investigador(es): José Filipe Olim
Descrição: A terapia genética pode ser usada para o tratamento de diversas doenças, como por exemplo o cancro, infeções e deficiências genéticas hereditárias. Em termos gerais, estes tratamentos passam pela introdução de genes terapêuticos nas células ou, alternativamente, pelo silenciamento de genes que aí estão a funcionar de forma inadequada. Estes processos são, no entanto, difíceis de realizar e nem sempre muito eficientes. A nanotecnologia aplicada à medicina (nanomedicina) pode fornecer soluções adequadas para a manipulação de genes no interior das células. Neste estágio, iremos trabalhar com diversos nanomateriais que serão usados como veículos para o transporte de DNA para o interior de células animais. A eficiência destes nanomateriais será avaliada através da expressão de proteínas codificadas por genes presentes nas moléculas de DNA usadas nas experiências.

Pessoa de contacto: Helena Tomás

4. Pigmentos vegetais: as cores da natureza
Responsável: Paula Castilho
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Físico-Química
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Neste estágio, vamos explorar as cores do mundo vegetal. Por baixo da clorofila há um mundo escondido de outras substâncias de cores variadas e com funções específicas na matriz vegetal. Vamos extrair e separar pigmentos a partir de frutos, folhas e flores, determinar a quantidade de pigmento em cada matriz e explorar variações das condições de extracção e estabilização.

Pessoa de contacto: Helena Tomás/ Paula Castilho

5. Os Nanomateriais nossos amigos - COMPLETO
Responsável: João Rodrigues
Data: de 02-07-2018 a 06-07-2018      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Os materiais à escala nano apresentam propriedades físicas e químicas muito distintas dos materiais à escala macro e micro e encontram, por isso, já hoje, aplicação em sectores tão diversos como: a electrónica (e. g., sensores, displays), a biotecnologia (e. g., a engenharia de tecidos), a saúde e as ciências da vida (e. g., implantes, próteses, sistemas de libertação controlada de fármacos), na indústria do calçado (e. g., calçado sem odores, calçado mais leve e resistente), na indústria têxtil (e. g., tecidos mais resistentes e auto-laváveis), e na indústria militar (e. g. desenvolvimento de novos revestimentos blindados e de sensores para a detecção de agentes químicos e biológicos).

A presente proposta de estágio tem por objectivo:
a) Mostrar o que são os nanomateriais e qual o seu papel no desenvolvimento tecnológico e científico das próximas décadas.
b) Destacar a importância e o contributo da Química Inorgânica para o desenvolvimento da área dos nanomateriais.
c) Fornecer ao aluno um contacto directo com os projectos de investigação na área dos nanomateriais atualmente em desenvolvimento no Grupo de Investigação em Materiais Moleculares do Centro de Química da Madeira.
O(s) aluno(s) será(ão) integrado(s) num projeto de investigação cujo objetivo é a síntese e a caracterização de nanopartículas de ouro para aplicações biomédicas.

Página do grupo de investigação: www.uma.pt/jrmmrg