Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2017

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas - CITAB
Morada: Quinta de Prados, Edf. Blocos Laboratoriais - sala C1.10, 5000-801, Vila Real, Vila Real

Ver estágios com vagas

1. Digitalização do herbário
Responsável: António Luis Crespí
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 26-06-2017 a 15-08-2017      Horário: Manhã
Descrição: Os estagiários fotografarão os exemplares de herbário depositados no banco de germoplasma HVR. De seguida procederão a sua formatação, para finalmente incluir esta informação na Flora Digital de Portugal.
Observações: Os estagiários deverão apresentar-se o primeiro dia no Centro de Interpretação do Jardim Botânico, onde serão orientados nas tarefas que irão realizar. Nesta primeira sessão proceder-se-a ao acerto das horas, de modo a cumprir os objetivos propostos e definir com pormenor o esquema dos trabalhos a desenvolver.

Local de encontro: Centro de Interpretação do Jardim Botânico da UTAD    Hora: 10:30
Pessoa de contacto: António Luis Crespí

2. Viagem científica da célula até ao ecossistema - COMPLETO
Responsável: João Soares Carrola
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Coimbra , Berta Gonçalves , Celso Santos , Eunice Bacelar , Sandra Mariza Monteiro
Descrição: Ao longo da ação, os alunos vão ter a oportunidade de “viajar” em vários níveis de organização biológica,tanto no mundo vegetal como no mundo animal (principalmente peixe zebra e peixes de água doce e invertebrados aquáticos), e assim conhecer melhor vários conceitos importantes relacionados com organismos vegetais e animais, com uma abordagem integrativa sobre os problemas ambientais atuais e enfatizar a importância do desenvolvimento sustentável.

Pretende ainda fazer uma abordagem integrativa sobre diversos problemas ambientais atuais e também sensibilizar os alunos para a importância destes estudos na conservação da biodiversidade e meio ambiente.

Desta forma durante esta atividade, os participantes devidamente orientados vão poder realizar diversas tarefas, tanto no laboratório como no campo, como:

- Recolher e preparar amostras para histologia vegetal e animal- Observar efeitos da poluição em linhas celulares, de brânquia, fígado e gónada de peixe.
- Compreender as diferenças anatómicas entre as plantas autóctones e plantas exóticas com cariz invasor.
- Perceber a importância do estudo da histologia vegetal e animal numa ótica ambiental, através da identificação e avaliação de efeitos da poluição na flora e fauna.
- Observar, identificar e medir vários tipos de células e tecidos vegetais e animais recorrendo ao uso de um microscópio ótico.
- Aprender a tirar fotografias dos vários tecidos observados ao microscópio ótico, e a importância da macrofotografia no estudo das plantas, insetos e peixes, etc..
- Tratar das imagens obtidas com recurso programas informáticos específicos.
- Conhecer a morfologia, anatomia e comportamento reprodutivo de peixe zebra.
- Instalar e fazer manutenção de um aquário ou sistema de aquários (desde alimentação e limpeza de filtros).
- Acompanhar o desenvolvimento embrionário de um peixe teleósteo (peixe zebra).
- Perceber as regras básicas de ética e bem-estar em organismos aquáticos.
- Visitar um ensaio sobre o efeito das alterações climáticas (intensidade luminosa e disponibilidade hídrica) no comportamento fisiológico da hortelã.

- Realizar uma saída de campo ao rio Corgo, para captura e identificação de macroinvertebrados aquáticos e perceber a sua importância para a biomonitorização dos ecossistemas aquáticos.

Finalmente com a participação nestas diferentes tarefas pretende-se despertar a curiosidade e interesse pela investigação nas ciências Biológicas, com casos práticos na área vegetal e animal.

Observações: Os alunos deverão trazer bata, e se possível, uma máquina fotográfica digital e computador portátil.
O estágio contempla refeições e possibilidade de alojamento.

Local de encontro: Edificio de Geociências - Gab. C1-88    Hora: 14:00
Pessoa de contacto: Prof. João Soares Carrola - joao@utad.pt

3. Avaliação da Potencialidade Antioxidante de Compostos Extraídos de Plantas Aromáticas e Medicinais
Responsável: Ana Barros
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Química
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carla Sobreira , Irene Gouvinhas , Marcelo Queiroz , Maria José Saavedra , Nelson Machado , Rafaela Santos
Descrição: As plantas têm uma elevada importância devido à sua diversa composição química e, por isso, são utilizadas na medicina tradicional por todo mundo. A frequente utilização de plantas na medicina tradicional deve-se aos seus aspetos positivos nomeadamente a sua diversidade, facilidade de acesso, baixo custo, baixo nível de tecnologia e efeitos colaterais restritos. Por esta razão, tem havido um crescente interesse tanto económico, como na saúde pública, nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, em estudos baseados neste tipo de plantas, associando a sua composição química a potenciais efeitos benéficos na saúde. Esta potencialidade está intrinsecamente associada à sua composição fenólica e respetiva atividade antioxidante.
Para o desenvolvimento deste trabalho, serão colhidas no Campus da UTAD plantas aromáticas e medicinais, e após a preparação do respetivo extrato, será avaliado o seu conteúdo em compostos fenólicos e a atividade antiradicalar, de forma a associar as mesmas com potenciais efeitos benéficos na saúde.
Observações: O Estágio não contempla alojamento, mas inclui almoço

Local de encontro: Blocos Laboratoriais    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Ana Barros

4. Análise Microbiológica e Perfil de Susceptibilidade a Antibióticos de Águas de Aquacultura: Impacto ambiental
Responsável: Maria José Félix Saavedra
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Tarde
Investigador(es): Cláudia Serra , José Júlio Martins , Margarida Maia , Paulo Rema , Rafaela Santos
Descrição: A contínua expansão da aquacultura tem levado a um aumento do investimento económico, bem como a uma utilização dos recursos naturais mais eficiente. Reconhecendo o impacto do ambiente na saúde pública, e considerando o conceito “One Health”, torna-se importante estudar a qualidade da água de aquaculturas de forma a monitorizar estes ecossistemas que podem ser reservatórios de estirpes bacterianas multirresistentes.
Os alunos serão integrados num projeto que tem como um dos objetivos analisar a qualidade de águas de uma unidade experimental de aquacultura, e em que tomarão contacto com alguns métodos de análises microbiológicas. Numa primeira parte os alunos irão proceder à filtração das águas para meios seletivos para o isolamento de coliformes, Escherichia coli e Enterococos. Será ainda realizada a determinação do número total de organismos presentes na água, pelo método da incorporação da amostra em meio PCA (Plate-Count-Agar) (UFC/ml). Adicionalmente será avaliado o perfil de suscetibilidade dos isolados obtidos a diferentes grupos de antibióticos pelo método de difusão com discos em placas de Müller-Hinton agar.
Observações: Área científica: Microbiologia / Saúde Pública.
Os alunos que pretendam frequentar esta ação deverão trazer bata todos os dias.
O estágio não contempla alojamento nem almoço.

Local de encontro: Ed. Ciências Agrárias    Hora: 14:00
Pessoa de contacto: Profª Maria José Saavedra (saavedra@utad.pt)

5. Extratos de Plantas e o Seu Potencial Antimicrobiano: Alternativa Aos Antibióticos? - COMPLETO
Responsável: Maria José Félix Saavedra
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 03-07-2017 a 07-07-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Novo Barros , Carla Sobreira , Irene Gouvinhas , Marcelo Queiros , Rafaela Santos
Descrição: Os extractos de plantas têm vindo a ter na atualidade um maior destaque, devido às suas propriedades terapêuticas. Nos últimos anos, vários estudos têm sido realizados com o objetivo de encontrar novas substâncias bioativas capazes de funcionar como uma alternativa eficaz ao uso de antibióticos em estirpes patogénicas para os animais, incluindo o homem, devido ao crescente fenómeno de resistência, considerado um problema de saúde pública. Neste trabalho, propomos ao aluno conhecer os efeitos benéficos do metabolismo celular de algumas plantas aromáticas e medicinais utilizadas em Portugal e perceber alguns dos mecanismos celulares subjacentes, através do estudo da sua composição e atividade antimicrobiana. Para o efeito, serão preparados extratos hidrometanólicos e será avaliado o seu potencial antimicrobiano. A eficácia antimicrobiana será avaliada por inibição do crescimento de baterias patogénicas com importância em saúde Humana, na presença dos extratos utilizando o método de difusão em placas de Muller-Hinton agar utilizando discos. Será ainda determinada a concentração mínima inibitória (CMI), dos compostos em estudo, que impedem o crescimento microbiano dos agentes patogénicos.
Observações: Área científica: Microbiologia / Saúde Pública.
Os alunos que pretendam frequentar esta ação deverão trazer bata todos os dias.
Estágio com oferta de almoço. Sem possibilidade de alojamento.

Local de encontro: Ed. Bloco Laboratoriais    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Profª Maria José Saavedra (saavedra@utad.pt)

6. Ecologia médica: vem conhecer o papel do laboratório de diagnóstico médico-veterinário na conservação das espécies selvagens e saúde pública - COMPLETO
Responsável: Maria das Neves Mitelo Morão de Paiva Cardoso
Data: de 03-07-2017 a 07-07-2017      Horário: Tarde
Investigador(es): Ana Sofia Andrade de Faria , Margarida Nunes Pereira
Descrição: O grupo de ecologia médica dedica-se à investigação e diagnóstico de doenças infeciosas em animais domésticos e selvagens, relacionando-as com fatores dos ecossistemas/ecológicos na perspetiva “Uma Só Saúde”. Durante o estágio os alunos deverão tomar contacto com técnicas utilizadas no laboratório no âmbito do diagnóstico médico-veterinário e irão acompanhar/participar nos trabalhos de investigação em curso.
Principais tarefas a desenvolver:
- Preparação de material utilizado no laboratório
- Preparação de meios de cultura
- Colheita, preparação e acondicionamento de amostras de campo
- Técnicas de diagnóstico
- Interpretação e discussão de resultados com os investigadores.

Observações: É necessário o uso de bata branca. O estágio não contempla refeições nem alojamento.

Local de encontro: Edifício de Ciências Agrárias – Laboratório de Microbiologia Médica, sala E.05    Hora: 14:30
Pessoa de contacto: Margarida Nunes Pereira, telemóvel: 925313506

7. Odisseia Microbiana
Responsável: Cristina Almeida Aguiar
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia
Data: de 03-07-2017 a 14-07-2017      Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Patrícia Peixoto , Carina Sousa Araújo , Liliane Calçada Barroso , Marta Fernandes Peixoto
Descrição: Para além das suas dimensões habitualmente muito reduzidas, os microrganismos destacam-se
dos restantes seres vivos pelo seu número geralmente muito elevado e pela sua diversidade extremamente marcada. Devido à sua enorme versatilidade metabólica podem colonizar praticamente qualquer habitat: solo, ar, pele, virtualmente qualquer superfície inerte ou viva. Uma das características mais notórias dos
microrganismos é portanto a sua ubiquidade.
Neste estágio pretende-se alertar para a importância dos microrganismos no mundo vivo, dar a conhecer os principais métodos e técnicas utilizadas em Microbiologia bem como os recursos laboratoriais necessários ao trabalho nesta área. Para o efeito, os alunos terão oportunidade de contactar e trabalhar num laboratório de
Microbiologia, acompanhar o trabalho de estudantes de mestrado e doutoramento e, principalmente, realizar trabalho experimental para descobrir alguns dos microrganismos que os rodeiam nos diferentes espaços/ambientes envolventes, visualizar os principais grupos de microrganismos, enfatizar a sua diversidade e ubiquidade, proceder à sua caracterização preliminar e isolar e cultivar microrganismos de interesse. Adicionalmente serão realizados ensaios de avaliação das propriedades antimicrobianas de produtos de utilização comum contra microrganismos seleccionados para indicadores de susceptibilidade.
Observações: O estágio não contempla refeições nem alojamento.
O estágio decorre no pólo do CITAB na Universidade do Minho.

Local de encontro: Departamento de Biologia - Universidade do Minho    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Cristina Almeida Aguiar

8. Avaliação in vivo da biocompatibilidade de biomateriais para regeneração óssea - COMPLETO
Responsável: Bruno Colaço
Investigador(es): Maria Sofia Pimenta
Descrição: Acompanhamento de um trabalho de investigação no qual está ser avaliada a biocompatibilidade de um biomaterial num modelo experimental de roedores.
Este estágio permitirá o contacto entre os alunos e os investigadores, de forma a acompanharem diversos trabalhos de investigação em curso nesta área.

Parte prática:
Recolha de amostras biológicas. Análise da biocompatibilidade de biomateriais por técnicas laboratoriais.
Observações: O estágio não contempla almoço, nem estadia. É necessário bata.

Local de encontro: Biotério da UTAD    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Bruno Colaço

9. O efeito do exercício físico no cancro da prostata - COMPLETO
Responsável: Paula Oliveira
Investigador(es): Magda Moutinho , Milene Ribeiro
Descrição: Acompanhamento de um trabalho de investigação, financiado pela Fundação para a ciência e tecnologia, no qual está ser avaliado o efeito do exercício físico na incidência de cancro da próstata em ratos.
Este estágio permitirá o contacto entre os alunos e os investigadores, de forma a acompanharem as diversas etapas deste trabalho de investigação.
Parte prática:
Recolha de amostras biológicas. Acompanhamento dos animais em biotério. Análise das amostras.
Observações: O estágio não contempla almoço, nem estadia. Os alunos devem trazer bata.

Local de encontro: Complexo de Laboratórios    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Paula A. Oliveira

10. À descoberta do ADN de variedades antigas - COMPLETO
Responsável: Isaura Castro
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia
Investigador(es): Eliana Monteiro , Márcia Carvalho , Valdemar Carnide
Descrição: Sabias que te podes alimentar de “Lagarto”, “Carrasco”, “Fradinho”, ”Chicharro” “Porta-da-Loja”, “Gigante-do-Douro”, “Focinho-de-Burro”, “Sangue-de-Boi”, “Rabo-de-Ovelha” e “Esgana-Cão”? Estes são alguns exemplos de variedades menos conhecidas de melão, feijão-frade, maçã e videira que correm o risco de desaparecer. É muito importante o seu estudo e preservação. O estudo do seu ADN faz parte integrante desta estratégia de conservação das variedades antigas de alimentos que consumimos no dia-a-dia de forma a promover a sua produção e consumo.
O que te propomos é extrair e observar ADN de algumas destas variedades. Terás oportunidade de realizar as metodologias de extração de ácidos nucleicos, eletroforese e amplificação por PCR e discutir os resultados com investigadores.
Observações: Necessário bata.