Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2017

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge – INSA – Porto
Morada: Rua Alexandre Herculano, 321, 4000-055, Porto, Porto

Ver estágios com vagas

1. As Doenças Genéticas - COMPLETO
Responsável: Hugo Rocha
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Ciências da Saúde
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O objetivo da atividade proposta será o de proporcionar uma experiência em investigação e diagnóstico de doenças genéticas. Com base na aplicação de técnicas avançadas de bioquímica e genética molecular, será possibilitado um contacto com a realidade de rastreio, diagnóstico e investigação em doenças genéticas e o seu papel em termos de saúde pública. Durante a semana de atividade será possibilitado o contacto com a prática laboratorial e ministrada formação teórico-prática sobre os temas abordados.
Observações: O estágio realiza-se no PORTO, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge (Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira). Inclui almoço.

Local de encontro: Na portaria principal do Instituto Ricardo Jorge (Rua Alexandre Herculano, 321, 4000-055 Porto)    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Hugo Rocha ou Ana Paula Alves

2. Vem experimentar a Genética! - COMPLETO
Responsável: Olga Amaral
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Ciências da Saúde
Data: de 31-07-2017 a 04-08-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Duarte , Francisca Coutinho , Liliana Matos , Olga Amaral , Pedro Lacerda
Descrição: O estágio tem por objetivos: proporcionar ao aluno um contacto com o ambiente laboratorial, sensibilizá-lo para a importância da pesquisa bibliográfica, promover o pensamento crítico, alertas para a relevância da partilha e apresentação de trabalhos aos pares. Ao longo de uma semana, o aluno irá ser um investigador sombra. Seguirá um ou mais investigadores em todos os passos dos trabalhos em curso (nas áreas da biologia molecular e/ou celular), podendo executar algumas tarefas laboratoriais. O aluno irá ainda realizar uma pesquisa bibliográfica e uma pequena apresentação sobre a questão do ano, de acordo com a Sociedade Europeia de Genética Humana: a técnica de edição génica por CRISPR/CAS9 e o seu potencial.
Observações: O estágio decorre no PORTO, nas instalações do Instituto Nacional da Saúde Ricardo Jorge (Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira)- DGH, UI&D. Inclui almoço.

Pessoa de contacto: Olga Amaral | Ana Duarte