Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2017

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Centro de Química da Universidade do Minho
Morada: Campus de Gualtar, 4710-057 , Braga, Braga

Ver estágios com vagas

1. Descoberta de novos anticancerígenos aplicando metodologias inovadoras
Responsável: Maria Alice Carvalho
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O cancro continua a ser uma doença devastadora, para a qual a comunidade científica ainda não encontrou solução. Apesar de haver um número significativo de anticancerígenos atualmente continua a haver alguns tipos de cancro para os quais não há tratamento. Por outro lado os medicamentos em uso apresentam muitos efeitos secundários que causam enorme desconforto ao paciente durante o tratamento.
No nosso laboratório está em desenvolvimento um projeto de descoberta de novos anticancerígenos aplicando algumas metodologias recentes de descoberta de fármacos. Os resultados obtidos recentemente permitiram identificar uma nova família de moléculas muito ativa contra um tipo de cancro para o qual ainda não existem medicamentos.
Neste projeto pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial anticancerígeno que foi desenhado para interatuar com um alvo biológico específico envolvido no cancro. Além da síntese será efetuada a caraterização da amostra por métodos analíticos e espetroscópicos.

Observações: Estágio com oferta de almoço e sem alojamento.

Local de encontro: Campus de Gualtar- estátua do Prometeu    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Profª. Maria Alice Carvalho

2. Pirimidopirimidinas para combate à tuberculose - COMPLETO
Responsável: Maria Alice Carvalho
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: A tuberculose, uma doença contagiosa provocada pelo bacilo “Mycobacterium tuberculosis”, foi considerada uma doença curável após serem descobertos antibióticos eficazes contra o bacilo, há cerca de 50 anos. Na última década, contudo, a tuberculose ressurgiu como uma ameaça à saúde pública uma vez que o bacilo responsável pela doença começou a apresentar resistência aos antibióticos usados no tratamento e cerca de um terço da população mundial está contaminada.
Assim iniciou-se um esforço conjunto da comunidade científica internacional no sentido da descoberta de novos compostos a serem usados no combate ao bacilo.
O nosso laboratório uniu-se nesse esforço, e está em curso um projecto que pretende sintetizar novos compostos para serem testados no “Mycobacterium tubercolosis”. Após serem sintetizados os compostos são enviados para os Estados Unidos da América para o National Institute of Allergy and Infectious Deseases para serem testados contra o bacilo.
Neste estágio pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial fármaco que, após ser sintetizado, será enviado para os Estados Unidos para ser testado. Além da síntese será feita a caracterização espectroscópica e analítica, verificados os critérios de pureza e preparada a amostra a ser enviada para os testes biológicos.

Observações: Estágio com oferta de almoço e sem alojamento.

Local de encontro: Campus Gualtar- estátua do Prometeu    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Profa. Maria Alice Carvalho

3. Separação e caracterização de pigmentos de plantas
Responsável: Alice Maria Esteves Dias
Data: de 03-07-2017 a 07-07-2017      Horário: Manhã
Descrição: Quem não se sente deslumbrado ao contemplar uma paisagem da primavera, do verão ou do outono? A maioria das cores observadas deve-se a três classes de pigmentos: as clorofilas, os carotenoides e os flavonoides. Estes pigmentos são moléculas muito importantes porque não só dão cor ao mundo em que vivemos, como desempenham funções biológicas essenciais à vida e possuem um papel fundamental na alimentação e prevenção de doenças.
Nesta atividade propõe-se o isolamento e a caracterização dos pigmentos presentes em fontes vegetais. A separação e caracterização química dos pigmentos será realizada através de técnicas analíticas e espetroscópicas avançadas de modo a familiarizar os alunos com os métodos avançados utilizadas na análise e caracterização de novos materiais.

Local de encontro: Departamento de Química    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Alice Dias

4. Extração de flavonóides com interesse medicinal
Responsável: Alice Maria Esteves Dias
Data: de 03-07-2017 a 07-07-2017      Horário: Manhã
Descrição: A terapia através de plantas medicinais tem atualmente uma grande popularidade na população em geral e conta já com uma grande aceitação da comunidade médica, desde que estejam comprovadas cientificamente a eficácia e a segurança da planta utilizada.
Os nutracêuticos, em geral, são suplementos alimentares não-tóxicos que podem ser usados para melhorar a saúde, retardar o processo de envelhecimento, prevenir doenças crónicas, aumentar a esperança de vida, ou sustentar a estrutura ou função do nosso corpo.
Os flavonoides são os principais ingredientes ativos dos nutracêuticos obtidos a partir de plantas. Estes podem atuar como potentes agentes antioxidantes, quelantes de metais, anti-inflamatórios, anti-alérgicos, hepatoprotetores, neuroprotetores, antitrombóticos, antivirais e anticancerígenos.
Neste estágio serão realizados trabalhos experimentais que incluem a extração, o isolamento e a caracterização de flavonóides a partir de plantas com interesse medicinal como nutracêuticos. A separação e caracterização química dos flavonóides será realizada através de técnicas analíticas e espectroscópicas avançadas de modo a familiarizar os alunos com os métodos avançados utilizadas na análise e caracterização de novos medicamentos.

Local de encontro: Departamento de química    Hora: 09:30