Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2017

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Ver estágios com vagas

Listagem de Estágios

1. As Doenças Genéticas - COMPLETO
Instituição: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge – INSA – Porto - Porto
Responsável: Hugo Rocha
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O objetivo da atividade proposta será o de proporcionar uma experiência em investigação e diagnóstico de doenças genéticas. Com base na aplicação de técnicas avançadas de bioquímica e genética molecular, será possibilitado um contacto com a realidade de rastreio, diagnóstico e investigação em doenças genéticas e o seu papel em termos de saúde pública. Durante a semana de atividade será possibilitado o contacto com a prática laboratorial e ministrada formação teórico-prática sobre os temas abordados.
Observações: O estágio realiza-se no PORTO, nas instalações do Instituto Ricardo Jorge (Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira). Inclui almoço.

Local de encontro: Na portaria principal do Instituto Ricardo Jorge (Rua Alexandre Herculano, 321, 4000-055 Porto)    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Hugo Rocha ou Ana Paula Alves

2. Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Física e Física - COMPLETO
Instituição: Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Física - Monte de Caparica
Responsável: João Duarte Neves Cruz
Nº Alunos: 8      Anos: 11º/12º      Área Física
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Dawei Liang , Grégoire Bonfait , Maria Luísa Carvalho , Mauro Guerra , Orlando Ribeiro
Descrição: Durante este estágio os participantes tomarão contacto com algumas das áreas de investigação em Engenharia Física e Física existentes no Departamento de Física da FCT/UNL:
- Física atómica
- Física Nuclear e Astrofísica
- Ciência das superfícies
- Criogenia
- Óptica e lasers.

Observações: Estágio com oferta de almoço.

Local de encontro: Átrio principal do Edifício I    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: João Cruz

3. Levantamento Arqueológico do Concelho da Chamusca
Instituição: Centro Português de Geo-História e Pré-História - Lisboa
Responsável: Silvério Figueiredo
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Outra
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Neste estágio serão feitas prospeções arqueológicas, de modo a fazer um levantamento de novos sítios arqueológicos no concelho da Chamusca.
Será também feito o estudo de laboratório sobre os materiais encontrados, no Núcleo Museológico do Centro Português de Geo-História e Pré-História, localizado na Freguesia de S. Caetano, na Golegã.
Observações: A área científica deste estágio está ligada às áreas de Historia e de Arqueologia.
O Estágio contempla refeições e alojamento para os alunos

Local de encontro: Estação de Comboio do Entroncamento    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Mário Santos

4. Viagem científica da célula até ao ecossistema - COMPLETO
Instituição: Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas - CITAB - Vila Real
Responsável: João Soares Carrola
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Coimbra , Berta Gonçalves , Celso Santos , Eunice Bacelar , Sandra Mariza Monteiro
Descrição: Ao longo da ação, os alunos vão ter a oportunidade de “viajar” em vários níveis de organização biológica,tanto no mundo vegetal como no mundo animal (principalmente peixe zebra e peixes de água doce e invertebrados aquáticos), e assim conhecer melhor vários conceitos importantes relacionados com organismos vegetais e animais, com uma abordagem integrativa sobre os problemas ambientais atuais e enfatizar a importância do desenvolvimento sustentável.

Pretende ainda fazer uma abordagem integrativa sobre diversos problemas ambientais atuais e também sensibilizar os alunos para a importância destes estudos na conservação da biodiversidade e meio ambiente.

Desta forma durante esta atividade, os participantes devidamente orientados vão poder realizar diversas tarefas, tanto no laboratório como no campo, como:

- Recolher e preparar amostras para histologia vegetal e animal- Observar efeitos da poluição em linhas celulares, de brânquia, fígado e gónada de peixe.
- Compreender as diferenças anatómicas entre as plantas autóctones e plantas exóticas com cariz invasor.
- Perceber a importância do estudo da histologia vegetal e animal numa ótica ambiental, através da identificação e avaliação de efeitos da poluição na flora e fauna.
- Observar, identificar e medir vários tipos de células e tecidos vegetais e animais recorrendo ao uso de um microscópio ótico.
- Aprender a tirar fotografias dos vários tecidos observados ao microscópio ótico, e a importância da macrofotografia no estudo das plantas, insetos e peixes, etc..
- Tratar das imagens obtidas com recurso programas informáticos específicos.
- Conhecer a morfologia, anatomia e comportamento reprodutivo de peixe zebra.
- Instalar e fazer manutenção de um aquário ou sistema de aquários (desde alimentação e limpeza de filtros).
- Acompanhar o desenvolvimento embrionário de um peixe teleósteo (peixe zebra).
- Perceber as regras básicas de ética e bem-estar em organismos aquáticos.
- Visitar um ensaio sobre o efeito das alterações climáticas (intensidade luminosa e disponibilidade hídrica) no comportamento fisiológico da hortelã.

- Realizar uma saída de campo ao rio Corgo, para captura e identificação de macroinvertebrados aquáticos e perceber a sua importância para a biomonitorização dos ecossistemas aquáticos.

Finalmente com a participação nestas diferentes tarefas pretende-se despertar a curiosidade e interesse pela investigação nas ciências Biológicas, com casos práticos na área vegetal e animal.

Observações: Os alunos deverão trazer bata, e se possível, uma máquina fotográfica digital e computador portátil.
O estágio contempla refeições e possibilidade de alojamento.

Local de encontro: Edificio de Geociências - Gab. C1-88    Hora: 14:00
Pessoa de contacto: Prof. João Soares Carrola - joao@utad.pt

5. Descoberta de novos anticancerígenos aplicando metodologias inovadoras
Instituição: Centro de Química da Universidade do Minho - Braga
Responsável: Maria Alice Carvalho
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Química
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O cancro continua a ser uma doença devastadora, para a qual a comunidade científica ainda não encontrou solução. Apesar de haver um número significativo de anticancerígenos atualmente continua a haver alguns tipos de cancro para os quais não há tratamento. Por outro lado os medicamentos em uso apresentam muitos efeitos secundários que causam enorme desconforto ao paciente durante o tratamento.
No nosso laboratório está em desenvolvimento um projeto de descoberta de novos anticancerígenos aplicando algumas metodologias recentes de descoberta de fármacos. Os resultados obtidos recentemente permitiram identificar uma nova família de moléculas muito ativa contra um tipo de cancro para o qual ainda não existem medicamentos.
Neste projeto pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial anticancerígeno que foi desenhado para interatuar com um alvo biológico específico envolvido no cancro. Além da síntese será efetuada a caraterização da amostra por métodos analíticos e espetroscópicos.

Observações: Estágio com oferta de almoço e sem alojamento.

Local de encontro: Campus de Gualtar- estátua do Prometeu    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Profª. Maria Alice Carvalho

6. Pirimidopirimidinas para combate à tuberculose - COMPLETO
Instituição: Centro de Química da Universidade do Minho - Braga
Responsável: Maria Alice Carvalho
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Química
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: A tuberculose, uma doença contagiosa provocada pelo bacilo “Mycobacterium tuberculosis”, foi considerada uma doença curável após serem descobertos antibióticos eficazes contra o bacilo, há cerca de 50 anos. Na última década, contudo, a tuberculose ressurgiu como uma ameaça à saúde pública uma vez que o bacilo responsável pela doença começou a apresentar resistência aos antibióticos usados no tratamento e cerca de um terço da população mundial está contaminada.
Assim iniciou-se um esforço conjunto da comunidade científica internacional no sentido da descoberta de novos compostos a serem usados no combate ao bacilo.
O nosso laboratório uniu-se nesse esforço, e está em curso um projecto que pretende sintetizar novos compostos para serem testados no “Mycobacterium tubercolosis”. Após serem sintetizados os compostos são enviados para os Estados Unidos da América para o National Institute of Allergy and Infectious Deseases para serem testados contra o bacilo.
Neste estágio pretende-se que o aluno participe no processo de criação de um novo potencial fármaco que, após ser sintetizado, será enviado para os Estados Unidos para ser testado. Além da síntese será feita a caracterização espectroscópica e analítica, verificados os critérios de pureza e preparada a amostra a ser enviada para os testes biológicos.

Observações: Estágio com oferta de almoço e sem alojamento.

Local de encontro: Campus Gualtar- estátua do Prometeu    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Profa. Maria Alice Carvalho

7. Em busca da estatística no mundo das corridas de competição - COMPLETO
Instituição: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - ISEL, Grupo de Investigação em Modelação e Optimização de Sistemas Multifuncionais - Lisboa
Responsável: Alda Carvalho
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Matemática
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã
Investigador(es): Afonso Leite , Alda Carvalho , Amélia Loja , Inês Barbosa , Ivan Galvão , Ivo Bragança , José Alberto Rodrigues
Descrição: O estágio visa sensibilizar alunos do ensino secundário para a importância da estatística nas áreas cientifico tecnológicas, através de actividades experimentais. Este estágio pretende mostrar a ligação da matemática e da engenharia mecânica, tal como ocorre no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O estágio terá duas componentes:
i) actividades experimentais (maquinação, ensaios de impacto, prototipagem, etc.) desenvolvidas por alunos de licenciatura em engenharia mecânica (sempre que possível em colaboração com os alunos do ensino secundário).
ii) análise estatística dos dados recolhidos nas experiências.
Observações: Horário: 9:30-12:30

Local de encontro: ADEM-ISEL    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Alda Carvalho

8. Férias, Sol, Praia, Mar e Algas. Algas no Mar e… no Prato? - COMPLETO
Instituição: Centro de Química da Universidade do Porto - Porto
Responsável: Simone barreira Morais
Nº Alunos: 2      Anos: 10º/11º/12º      Área Físico-Química
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Carvalho , Cristina Soares , Elsa Vieira , Manuela Moreira , Marta Oliveira
Descrição: Todos já viram as algas que povoam as nossas rochas e as nossas praias. Mas já pensaram na utilidade e nas aplicações das algas em produtos alimentares do nosso dia-a-dia? Para que servirão? Sabias que os gelados, pudins, a gelatina, leite achocolatado, e muitos outros produtos que consomes podem ter na sua composição extractos de algas? Vem explorar as propriedades nutricionais e as potenciais aplicações das algas edíveis existentes na costa portuguesa!
Observações: O estágio contempla almoços e alojamento.

Local de encontro: Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), Departamento de Engenharia Química, GRAQ, Rua Dr. Bernardino de Almeida 431, 4200-072 Porto     Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Simone Morais

9. Instrumentação para a Detecção de Radiação - COMPLETO
Instituição: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas - LIP - Coimbra - Coimbra
Responsável: André Filipe Ventura Cortez
Nº Alunos: 3      Anos: 11º/12º      Área Física
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Neste estágio os alunos serão integrados numa equipa de investigação onde lhes serão apresentados os princípios de funcionamento de diferentes detectores de radiação, nomedamente câmaras de ionização, contadores proporcionais e contadores de cintilação proporcional em que vão poder colaborar no seu desenvolvimento. Para isso ser-lhes-ão dadas a conhecer diferentes técnicas usadas, princípios de controlo automático de sistemas de instrumentação, técnicas de vácuo e de manuseamento de gases, utilização de software de desenho de detectores e análise de dados obtidos.
Observações: No âmbito deste estágio poderá ser fornecido alojamento e alimentação para os alunos selecionados.

Local de encontro: Entrada do Departamento de Física, Universidade de Coimbra    Hora: 10:30
Pessoa de contacto: André Cortez

10. CYNATURA - Caracterizar a Biodiversidade e Multifuncionalidade do Cardo (Cynara cardunculus L.)
Instituição: Escola Superior Agrária de Viseu - Instituto Politécnico de Viseu - Viseu
Responsável: Paulo Barracosa Correia da Silva
Nº Alunos: 4      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia/Bioquímica
Data: de 26-06-2017 a 07-07-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Os alunos terão oportunidade de acompanhar os diversos projetos que temos em curso no âmbito da caracterização do cardo na região DOP Serra da Estrela.
1) Avaliar e caracterizar a biodiversidade morfológica do cardo em campo e em laboratório.
2) Avaliar e caracterizar a biodiversidade bioquímica do cardo em laboratório.
3) Preparar material para estudos de Biologia molecular.
4) Desenvolver ações relativas à produção com vocação alimentar e nutricional, farmacêutica e promoção de saúde, proteção de plantas e biocidas e óleo e energia com as diversas empresas e instituições com quem estamos a desenvolver produtos.
5) Com base no conhecimento adquirido estimular os alunos a desenvolverem produtos de cariz inovador.
6) Apresentação e discussão do relatório final.

Local de encontro: Escola Superior Agrária de Viseu    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Paulo Barracosa

11. Matemática Experimental - COMPLETO
Instituição: Centro de Matemática e Aplicações - FCT - Universidade Nova de Lisboa - Caparica
Responsável: Paulo Doutor
Nº Alunos: 6      Anos: 10º/11º/12º      Área Matemática
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Isabel Correia , Isabel Natário , Maria do Céu Soares , Paula Amaral , Pedro Mota
Descrição: Neste estágio poderás experimentar várias técnicas matemáticas, aplicando-as a problemas do quotidiano. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e abordarás temáticas como a Criptografia, a Matemática Financeira, a Estatística e a Investigação Operacional.
Observações: O estágio inclui refeições e a possibilidade de alojamento para alguns alunos. As sessões da manhã decorrem das 10h às 12h e as da tarde das 14h às 16h. Todas as sessões decorrem no Campus da FCT NOVA, no Monte da Caparica.

Local de encontro: Átrio de entrada do edifício 7 do Campus da FCT NOVA no Monte da Caparica    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Fátima Rodrigues

12. Aplicações da Matemática - COMPLETO
Responsável: Fátima Rodrigues
Nº Alunos: 6      Anos: 10º/11º/12º      Área Matemática
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): António Malheiro , Cecília Perdigão , Manuel Messias , Manuel Silva , Susana Baptista
Descrição: Neste estágio poderás aplicar várias técnicas matemáticas a problemas do dia a dia, alguns mais práticos e outros mais teóricos. No estágio serás orientado por investigadores de várias áreas da Matemática e abordarás temáticas como a Investigação Operacional, a Combinatória, a Teoria de Grafos e a Teoria de Números.

Pessoa de contacto: Fátima Rodrigues

13. Digitalização do herbário
Responsável: António Luis Crespí
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 26-06-2017 a 15-08-2017      Horário: Manhã
Descrição: Os estagiários fotografarão os exemplares de herbário depositados no banco de germoplasma HVR. De seguida procederão a sua formatação, para finalmente incluir esta informação na Flora Digital de Portugal.
Observações: Os estagiários deverão apresentar-se o primeiro dia no Centro de Interpretação do Jardim Botânico, onde serão orientados nas tarefas que irão realizar. Nesta primeira sessão proceder-se-a ao acerto das horas, de modo a cumprir os objetivos propostos e definir com pormenor o esquema dos trabalhos a desenvolver.

Local de encontro: Centro de Interpretação do Jardim Botânico da UTAD    Hora: 10:30
Pessoa de contacto: António Luis Crespí

14. Osteologia e Arqueozoologia - COMPLETO
Instituição: Centro Português de Geo-História e Pré-História - Lisboa
Responsável: Silvério Figueiredo
Nº Alunos: 3      Anos: 10º/11º/12º      Área Biologia
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O estágio será realizado no Laboratório de Arqueozoologia e Paleontologia do Centro Português de Geo-História e Pré-História, em São Caetano, na Golegã. Neste estágio os alunos terão oportunidade de contactar diretamente com a coleção osteológica deste laboratório. A principal atividade será a organização de novos elementos ósseos na coleção osteológica do laboratório.
Observações: O Estágio contempla refeições e alojamento para os alunos

Local de encontro: Estação de Comboio do Entroncamento    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Rita Pimenta

15. Vem descobrir as Ciências da Vida - COMPLETO
Instituição: Departamento de Ciências da Vida – Universidade Nova de Lisboa - Caparica
Responsável: Filipe Almeida
Investigador(es): Inês Pereira , Joana Bugalhão , Sara Pais
Descrição: As Ciências da Vida integram vários temas científicos como a Microbiologia, Genética Molecular e Humana, Biotecnologia, Nanobiotecnologia, Biologia Celular e Imunologia.
Durante este estágio, os alunos estarão incorporados em equipas de investigação interessadas em questões associadas a cada um destes temas. Os alunos realizarão um conjunto de experiências diferentes com o objetivo de investigar: i) a patogenicidade de microrganismos ii) a organização sub-celular de uma célula bacteriana iii) a capacidade das bactérias em produzir estruturas multicelulares iv) a diversidade microbiana em ambientes naturais v) a capacidade de resposta do nosso sistema imunológico como mecanismo de defesa contra microrganismos patogénicos e perceber a relevância dos leucócitos, como as células dendríticas, em vacinação vi) o desenvolvimento de cancro e a importância do desenvolvimento de novas terapias mais eficazes como as nanopartículas.
Os alunos também aprenderão a: (1) manusear culturas de microrganismos e de células humanas, (2) analisar células e tecidos humanos em contexto fisiológico e de doença como a infeção e o cancro e (3) a trabalhar com técnicas de análise normalmente usadas no trabalho de rotina de um laboratório de Microbiologia, Biologia Molecular e Genética.
Observações: É necessário trazer bata.
Estágio com oferta de almoço.

Local de encontro: Departamento Ciencias da Vida , FCT    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Filipe Almeida e Paula Videira

16. Aprender Citogenética num Laboratório de Diagnóstico - COMPLETO
Instituição: Centro Hospitalar de Trás-os Montes e Alto Douro, EPE, Vila Real - Vila Real
Responsável: Rosário Pinto Leite
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Cada estagiário realiza uma cultura de sangue periférico, faz todo o procedimento técnico até à obtenção de cromossomas (com preparação de reagentes e de todo o material a utilizar). Aprende e executa técnicas de bandagem dos cromossomas. Faz a análise dos cromossomas e montagem de cariogramas, quer em papel quer através de um sistema computadorizado de análise de imagem.
Paralelamente a este trabalho técnico, aprende a estar correctamente no laboratório, ao manuseamento adequado de amostras e equipamento.
Observação das várias aplicações da citogenética no diagnóstico: pré-natal, pós-natal e hemato-oncológico.
Observações: Trazer bata,sapatos de laboratório (socas) e tesoura.
Estágio com possibilidade de oferta de almoço e de alojamento para alguns alunos

Local de encontro: Laboratório de genética, CHTMAD    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Rosário Pinto Leite

17. Sensores: saúde, ambiente e alimentos - COMPLETO
Instituição: Centro de Química da Universidade do Porto - Porto
Responsável: Hendrikus Nouws
Nº Alunos: 3      Anos: 10º/11º/12º      Área Química
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alexandra Plácido , Estefanía Costa-Rama , Fátima Barroso , Filipa Gomes , João Pacheco , Maria Freitas , Nádia Silva , Paula Lopes
Descrição: (Bio)sensores são cada vez mais utilizados na análise química uma vez que proporcionam análises rápidas, descentralizadas e de baixo custo. Neste estágio proporciona-se aos alunos a construção e utilização de vários tipos de (bio)sensores para analisar a glicose, o poder antioxidante e fármacos em diversas amostras (e.g. águas, sumos).
Observações: O estágio contempla refeições na hora do almoço.

Local de encontro: Instituto Superior de Engenharia do Porto - Entrada do Edifício H (Rua de S. Tomé)    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Hendrikus Nouws

18. Caracterização das propriedades bioactivas do própolis - COMPLETO
Instituição: Universidade Nova de Lisboa - Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa - Monte de Caparica
Responsável: Maria Paula Amaro de Castilho Duarte
Nº Alunos: 4      Anos: 11º/12º      Área Biologia/Bioquímica
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O Própolis é produzido pelas abelhas a partir de resinas que estas recolhem das plantas e serve, entre outras coisas, para proteger a colmeia de microrganismos patogénicos. Os extractos de própolis têm mostrado ter muitas propriedades interessantes como, por exemplo, propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimutagénicas, antimicrobianas, etc. Neste estágio poderás perceber a importância de algumas destas propriedades e aprender como estas podem ser identificadas no laboratório.
Observações: Estágio com oferta de almoço e sem oferta de alojamento

Local de encontro: Gab 354 Ed Departamental, FCT/UNL    Hora: 10:30
Pessoa de contacto: Maria Paula Duarte

19. Iniciação à Electrónica e Telecomunicações - IT- UBI/ Covilhã - COMPLETO
Instituição: Instituto de Telecomunicações - IT - Lisboa - Lisboa
Responsável: Fernando José da Silva Velez
Nº Alunos: 10      Anos: 10º/11º/12º      Área Electrónica
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Este estágio pretende realizar uma abordagem aos conceitos básicos de eletrónica e de telecomunicações móveis e sem fios, e corresponde a 25 horas (3 de manhã e duas à tarde). Permitirá um contacto dos alunos com algumas das aplicações inovadoras da eletrónica e das redes de comunicação, através da imersão no contexto de investigação e desenvolvimento do Instituto de Telecomunicações e realização de experiências. Incluirá sessões conceptuais, trabalhos de laboratório com montagem de “kits” de eletrónica, técnicas básicas de produção de circuitos impressos, realização experimental de medições de potência recebida, débito binário e outras grandezas relevantes em sistemas móveis 4G. Os estagiários vão ter contato com a montagem de ligações simples ponto-a-ponto/ponto-multi-ponto e a verificação experimental do desempenho, assim como com os principais desafios de investigação e tecnológicos para o desenvolvimento das comunicações móveis e sem fios no século XXI (por exemplo, células pequenas terrestres e baseadas em drones aéreos).
Observações: O estágio contempla almoços para os alunos, ou na Faculdade de Engenharia ou na cantina de Santo António, e é possível solicitar a reserva de alojamento nas residências da UBI, para os alunos deslocados. Os alunos que necessitem poderão solicitar alojamento para o dia 25 de junho.
Existe a confirmação de apoio à iniciativa por parte de IEEE VTS Portugal Chapter e do ELECTRUBI (Núcleo de Engenharia Electrotécnica e de Computadores).
Está-se a explorar a possibilidade de realização duma visita de estudo a uma empresa de telecomunicações e/ou um pólo do Instituto de Telecomunicações (a confirmar).
Haverão atividades recreativas (desportivas e culturais) na zona da Covilhã em dois dos cinco dias do estágio. O estágio incluirá a visita ao Planetário localizado no Campus Ciência Viva na Quinta de Santa Iria – Covilhã.
O Estágio realiza-se no Instituto de Telecomunicações (IT), delegação da Covilhã (uma delegação do IT-Lisboa).

Local de encontro: Instituto de Telecomunicações, DEM (sala 8.16), Faculdade de Engenharia, Universidade da Beira Interior (UBI), Calçada Fonte do Lameiro, 6201-001 Covilhã    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Prof. Fernando José Velez, fjv@ubi.pt_ fjv@lx.it.pt_ tel. 275329953

20. Engenharia Biomédica: Investigação e Desenvolvimento ao serviço da saúde
Responsável: Jorge Carvalho Silva
Nº Alunos: 8      Anos: 11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 26-06-2017 a 30-06-2017      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Carla Quintão , Célia Henriques , Cláudia Quaresma , Hugo Gamboa , Valentina Vassilenko
Descrição: Durante este estágio os participantes tomarão contacto com algumas das áreas de investigação em Engenharia Biomédica existentes no Departamento de Física da FCT/UNL:
- Biomecânica
- Engenharia de Tecidos
- A biofísica dos sinais electrofisiológicos
- Instrumentação Biomédica
- Novos métodos de diagnóstico.
Observações: Estágio com oferta de almoço. Horário: 10h00 às 17h00