Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Universidade do Porto - Centro de Astrofísica, CAUP
Morada: Rua das Estrelas, 4150-762, Porto, Porto

Ver estágios com vagas

1. O Lado Escuro do Universo - COMPLETO
Responsável: Carlos Martins
Nº Alunos: 2      Anos: 11º/12º      Área Física
Data: de 11-07-2016 a 29-07-2016      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Os alunos contribuirão para um projecto internacional liderado por Carlos Martins cujo objectivo é caracterizar os 96% do conteúdo do Universo que ainda não foram detectados directamente em laboratório: as chamadas matéria escura e energia escura.

Especificamente estudaremos novos métodos que nos permitam determinar se a energia escura é devida à constante cosmológica (introduzida por Einstein), a um campo escalar dinâmico (de que o campo de Higgs é um exemplo) ou à modificação das leis da natureza no Universo primitivo. As tarefas a realizar pelos alunos serão maioritariamente de programação e de análise de dados.

Os alunos farão o projecto em colaboração com dois alunos do ensino secundário espanhol (que estarão no CAUP nestas datas) e terão ainda o apoio de alunos de mestrado e doutoramento.
Observações: Os alunos podem (e devem) trazer o seu computador portátil, se o tiverem. O software necessário será disponibilizado pelo CAUP.

Em princípio serão suportadas as despesas de almoço na cantina do CAUP, e de alojamento numa das residências da U.Porto (para alunos de fora do Porto).

Local de encontro: CAUP    Hora: 10:30