Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Ver estágios com vagas

Resultados da pesquisa

1. INCISTA-Taguspark: INtrodução à Ciência no IST TAguspark 1 - COMPLETO
Instituição: Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - INESC ID - Lisboa
Data: de 11-07-2016 a 15-07-2016      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): António Carvalho Fernandes , António Ferraz , Célia Jesus , Gonçalo Tavares , Mariano Gonçalves , Rui Rocha
Descrição: O objectivo principal desta actividade é motivar os jovens para vários aspectos da Física, da Química,da Eletrónica e Informárica e, em especial, das suas aplicações na Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Consideram-se os seguintes tópicos: sensores e actuadores, sistemas embebidos, novas formas de produzir, armazenar e transformar energia eléctrica (células fotovoltaicas, pilhas de hidrogénio, electroquímicas e ultra condensadores), campos electromagnéticos e seu uso nas comunicações via rádio nas redes de sensores e nos sistemas de guiamento electrónico.
Plano de Trabalho: As demonstrações, explicações técnicas e as experiências serão feitas sobre vários sistemas electromecânicos: o SUBINHA, o micro robô Circular IdMind e os robos construidos pelos alunos do IST do N3E (ver http://n3e.info/). O SUBINHA é um modelo de automóvel inteligente que foi especificamente desenvolvido para o programa Ciência Viva em 2007 e anos posteriores. O SUBINHA beneficia da experiência adquirida com a geração dos SUBA (modelos maiores)ver http://lee.tagus.ist.utl.pt/SUBA.
Cada aluno construirá um subsistema do SUBINHA ou do robô do N3E e terá acesso a vários microrobôs Circulares. Os alunos usarão os Laboratórios, Oficinas, Fábrica de Prototipagem e a nova estação de rastreio de satélites CS5CEP do IST Taguspark.
Serão feitas comunicações através de satélites e experiências de transporte de energia sem fios.
Observações: ver http://lee.tagus.ist.utl.pt/SUBA
Área Vocacional é a Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Área da Física Tecnológica e Aeroespacial.

Local de encontro: IST -Taguspark, Porto Salvo    Hora: 09:00

2. INCISTA-Taguspark: INtrodução à Ciência no IST TAguspark 2 - COMPLETO
Data: de 11-07-2016 a 15-07-2016      Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): António Carvalho Fernandes , António Ferraz , Eurico Melo , Mariano Gonçalves , Moisés Piedade , Rui Rocha
Observações: ver http://lee.tagus.ist.utl.pt/SUBA
Área Vocacional é a Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e de Computadores. Área da Física Tecnológica e Aeroespacial.

Local de encontro: IST -Taguspark, Porto Salvo    Hora: 09:00

3. INCISTA-Taguspark: INtrodução à Ciência no IST TAguspark 3 - COMPLETO
Observações: Ver http://lee.tagus.ist.utl.pt/SUBA
Área Vocacional é a Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Eletrónica. Área da Física Tecnológica e Aeroespacial.

Local de encontro: IST Taguspark    Hora: 09:00

4. INCISTA-Taguspark: INtrodução à Ciência no IST TAguspark 4 - COMPLETO
Nº Alunos: 6      Anos: 10º/11º/12º      Área Tecnologia
Data: de 11-07-2016 a 15-07-2016      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: objectivo principal desta atividade é motivar os jovens para vários aspectos da Física, da Química, da Informática e, em especial, das suas aplicações na Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e de Computadores. Consideram-se os seguintes tópicos: sensores e actuadores, sistemas embebidos, novas formas de produzir, armazenar e transformar energia eléctrica (células fotovoltaicas, pilhas de hidrogénio, electroquímicas e ultra condensadores), campos electromagnéticos e seu uso nas comunicações via rádio nas redes de sensores e nos sistemas de guiamento electrónico.
Cada aluno construirá um subsistema do SUBINHA ou do robô do N3E e terá acesso a vários microrobôs Circulares. Os alunos terão contato com o AVE _Arduino Vai _Escola_ para programar os robos. Os alunos usarão os Laboratórios, Oficinas, Fábrica de Prototipagem e a nova estação de rastreio de satélites CS5CEP do IST Taguspark.
Serão feitas comunicações através de satélites e experiêcias de transporte de energia à ditancia,sem fios.

Local de encontro: IST, TagusPark    Hora: 09:00