Ciência Viva no Laboratório - OCJF

Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2016

Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica

Ver estágios com vagas

Resultados da pesquisa

1. Quem diz que os líquenes não “falam”? Interpretar os sinais destes bioindicadores sobre o ecossistema - COMPLETO
Instituição: cE3c- Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - Campo Grande
Responsável: Silvana Munzi
Nº Alunos: 3      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 18-07-2016 a 22-07-2016      Horário: Manhã
Investigador(es): Catarina Gouveia , Rodrigo Maia
Descrição: Os alunos poderão participar nas actividades geralmente desenvolvidas no meu trabalho. Estas incluem:
- recolha em campo, observação e identificação de espécies líquenicas_
- preparação de um herbário
- applicação em campo de metodologias de bioindicação de poluição ambiental (Lichen Diversity Value_ análises de grupos funcionais)
- experiências de laboratório com tratamentos de azoto a breve termo de espécies sensíveis e tolerantes
- testes fisiológicos sobre a vitalidade e a actividade dos partner que constituem a simbiose líquenica (alga e fungo): actividade fotossintética, medição de pH, conteúdo de compostos de azoto e carbono_ conteúdo de ergosterol.
- elaboração de dados e apresentação dos resultados durante um encontro ciêntifico.

Observações: *Fisiologia Vegetal. Está prevista uma saida de campo (manhã e tarde) pelo que vai ser preciso levar refeições para os alunos.
Dados para o primeiro dia de estágio: Trazer material para apontar notas.

Local de encontro: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C2, 5º Piso, sala 2.5.14 (sala de bolseiros), Campo Grande, Lisboa    Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Silvana Munzi

2. Identificação de espécies pelo seu código de barras genético - COMPLETO
Responsável: Dora Batista
Nº Alunos: 8      Anos: 11º/12º      Área Biologia
Data: de 04-07-2016 a 08-07-2016      Horário: Manhã
Investigador(es): Maria Romeiras
Descrição: À semelhança do código de barras de um produto de supermercado, podemos utilizar sequências genéticas para identificar e distinguir espécies de qualquer organismo vivo. O DNA barcoding permite não só “catalogar” a biodiversidade mundial para um melhor conhecimento e conservação, mas também, por exemplo, identificar o agente patogénico de uma amostra infectada ou avaliar se um determinado alimento tem a origem que é descrita na embalagem. Transforma-te num detective da ciência e vem investigar vários casos da aplicação do DNA barcoding em espécies de plantas e fungos, aplicando técnicas de biologia molecular como extracção de DNA, amplificação por PCR, electroforese dos produtos de PCR e sua purificação e sequenciação. Vais aprender também como se conservam os espécimens colhidos através de uma visita ao Herbário da Universidade de Lisboa e como se consultam plataformas internacionais de disponibilização dos dados sobre biodiversidade.
Observações: *Biologia molecular. Os alunos devem trazer bata e calçado apropriado, para participar nos trabalhos laboratoriais