|
|  |
|
|
|
|
Ciência Viva no Laboratório - OCJF |
|
|
|
|
 |
 |
 |
|
|
Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2012
.png)
| Instituto Superior Técnico - Instituto Tecnológico e Nuclear |
Morada: Av Rovisco Pais, 1049-001, Lisboa, Lisboa
|
|
| 1. |
Uma Química diferente - COMPLETO |
|
|
Responsável: Antonio Pereira Gonçalves
Nº Alunos: 2 Anos: 10º/11º/12º Área Química
Data: de 25-06-2012 a 06-07-2012 Horário: Manhã
Investigador(es): João Paulo Leal
Descrição: Quando olhamos para a tabela periódica verificamos que a maior parte dos elementos nela existentes são metais. Contudo, a Química que normalmente aprendemos pouco tem de reacções entre metais. Este tipo de Química, que só recentemente tem vindo a ser estudada, é muito rica, tanto em reacções como em compostos (produtos de reacção). Contudo, para se poder avançar convenientemente na sua exploração é necessário encontrar as condições adequadas para a realização das reacções, sendo fundamental encontrar bons solventes.
O objectivo deste estágio é o de descobrir novos potenciais solventes de metais e qual a variação da sua solubilidade com a temperatura. Para isso, será testada a solubilidade de alguns metais puros (como o ferro, cobalto, níquel e cobre) em elementos p, sais (ambos fundidos) e líquidos iónicos a diferentes temperaturas. No final os alunos farão uma pequena apresentação sobre os resultados obtidos.
1º dia de estágio
Local de encontro: Instituto Tecnológico Nuclear, Instituto Superior Técnico Hora: 09:30
Pessoa de contacto: António Pereira Gonçalves
[Estágios nesta instituição]
|
| 2. |
Análise composicional de objectos de arte metálicos por técnicas de feixe de iões: determinação da sua autenticidade - COMPLETO |
|
|
Responsável: Victoria Corregidor Berdasco
Nº Alunos: 4 Anos: 11º/12º Área Física
Data: de 25-06-2012 a 29-06-2012 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Os metais foram e continuam a ser muito usados pelo homem em múltiplas aplicações_ joalharia, objectos de arte e moedas são alguns exemplos. O desenvolvimento tecnológico que é fruto da evolução do conhecimento ao longo dos séculos deu um maior controlo das composições das ligas utilizadas para cada trabalho específico. Podemos passar assim de objectos em ouro na Idade do Bronze com um alto conteúdo de prata (ouro de aluvião, recolhido no leito de rios) a objectos atuais onde a pureza do ouro pode ser praticamente 100%.
Nos objectos em prata antigos é comum encontrar outros elementos como o Zn, Hg, Au, ou o Bi. Só a partir de 1850 foi possível separar da prata alguns destes elementos (processo Parker) e actualmente é possível controlar a pureza da prata usada na realização dos múltiplos objectos.
São estas diferenças na composição dos metais usados nas moedas e nos objectos de arte que nos permitem distinguir as peças antigas originais das falsificações, que vão aparecendo cada vez em maior número.
A evolução das técnicas de falsificação também está e evoluir, fazendo-as cada vez mais parecidas com as originais e métodos mais directos, como o exame visual através da lupa, o exame do trabalho artístico, etc., às vezes não são suficientes e outros métodos são precisos.
Com as técnicas de PIXE (Proton Induced X-ray Emission) e RBS (Rutherford Backscattering Spectroscopy) implementadas no acelerador de partículas Van de Graaff de 2.5 MV do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN-IST) é possível detectar os elementos presentes nos objectos assim como determinar a concentração através da quantificação dos raios X que são emitidos pelos átomos quando um feixe de alta energia de protões é lançado contra o objecto (PIXE) e pela detecção dos protões de recuo (RBS).
Durante o estágio os alunos terão a missão de participar na tomada de dados no acelerador, e identificar os elementos presentes em objectos de prata e ouro (elementos de joalharia e moedas), quantificá-los e verificar se a composição obtida é compatível com a suposta datação do objecto.
Observações: Refeições para os 4 estudantes.
He garrafa B-50, para feixe externo.
1º dia de estágio
Local de encontro: Instituto Tecnológico e Nuclear Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Victoria Corregidor
[Estágios nesta instituição]
|
| 3. |
Em busca de radioactividade na atmosfera |
|
|
Responsável: Mário Reis
Nº Alunos: 2 Anos: 11º/12º Área Física
Data: de 25-06-2012 a 29-06-2012 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: As partículas em suspensão na atmosfera (aerossóis) apresentam uma grande variedade de dimensões. As mais finas podem permanecer em suspensão durante longos períodos e ser transportadas pela acção do vento para locais muito distantes, onde acabam por depositar. Grande parte dos radionuclidos que se formam ou são emitidos para a atmosfera, encontram-se associados a partículas podendo, por isso, ser recolhidos através de filtros. Durante o estágio, os alunos terão oportunidade de tomar contacto com os equipamentos de amostragem de aerossóis e com a posterior análise dos respectivos filtros. Aprenderão a identificar os radionuclidos habitualmente presentes nos espectros e a perceber qual a sua origem.
Observações: O estágio contempla refeições
1º dia de estágio
Local de encontro: ITN Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Mário Reis
[Estágios nesta instituição]
Estágio já em curso / terminado
|
| 4. |
Uso da Retrodispersão de Rutherford e reacções nucleares no estudo de nitretos metálicos - COMPLETO |
|
|
Responsável: Angelo Costa
Nº Alunos: 5 Anos: 11º/12º Área Física
Data: de 02-07-2012 a 07-07-2012 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: A explosão de dispositivos optoelectrónicos recentemente desenvolvidos (IPOD, IPAD, etc) é consequência da investigação e conhecimentos adquiridos em Física e Química de materiais. Por exemplo, os nitretos semicondutores são responsáveis pelo desenvolvi-mento do Blue Ray e estudos preliminares indicam que é possível usar estes materiais na criação de transístores de alto desempenho. Estes transístores são o cerne dos computadores. Diversas técnicas são usadas no estudo das propriedades físicas e químicas dos materiais. Uma dessas técnicas é a difracção de raios-X. Os raios-X ao interagirem com as nuvens electrónicas dos átomos que compõem o material em estudo, permitem des-crever exaustivamente esse material. Este é o primeiro passo para a elaboração de um dispositivo electrónico. O objectivo é transmitir aos alunos a interligação entre o estudo de uma ciência fundamental (Física) com a componente de engenharia necessária para o desenvolvimento de dispositivos, por exemplo electrónicos, úteis para a Sociedade. Neste trabalho dar-se-á particular relevância ao estudo de um outro tipo de nitretos, os nitretos metálicos com importância para a indústria electrónica.
Observações: este estágio será realizado fundamentalmente com o uso recorrente das técnicas de feixes de iões, em particular Retrodispersão de Rutherford (RBS) e reacções nucleares (NRA) para determinar a composição de amostras, bem como difracção de raios-X com os difractómetros localizados na Unidade de Física e Aceleradores do IST-ITN (Instituto Superior Técnico – Instituto Tecnológico e Nuclear.
Serão igualmente transmitidas ideias acerca do uso correcto e seguro de fontes de radiação como os aceleradores de partículas e difractómetros de raios-X.
Este estágio contempla as refeições de almoço na cantina do Instituto.
1º dia de estágio
Local de encontro: Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN) Hora: 09:00
Pessoa de contacto: Angelo Costa
[Estágios nesta instituição]
|
| 5. |
Caracterização do dosimetro ambiental |
|
|
Responsável: João Alves
Nº Alunos: 2 Anos: 11º/12º Área Ciências da Saúde
Data: de 02-07-2012 a 27-07-2012 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O dosimetro ambiental passivo do IST/ITN mede o equivalente de dose no ambiente, H*(10), com detectores termoluminescentes de LiF:Mg,Ti (TLD-100). Pretende-se caracterizar a resposta do dosimetro em termos da energia (radiação gama e beta), ângulo e fading. O estágio é realizado no laboratório de Dosimetria Individual da Radiação Externa sendo as irradiações realizadas no Laboratório de Metrologia pelos respectivos técnicos. O estagiário colaborará nas experiências mas principalmente no processo de leitura, análise e interpretação de resultados.
Observações: Este estágio é da área de Ciências da Saúde, Física, Ambiente.
1º dia de estágio
Local de encontro: IST/ITN - UPSR Hora: 09:30
Pessoa de contacto: João Alves
[Estágios nesta instituição]
Estágio já em curso / terminado
|
| 6. |
Determinação da espessura semi-redutora de um campo de radiação originado por uma fonte de Cs-137 |
|
|
Responsável: Carlos Oliveira
Nº Alunos: 2 Anos: 12º Área Física
Data: de 08-07-2012 a 27-07-2012 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O estágio proposto compreende três fases:
A 1ª fase constará da leitura acompanhada sobre a interacção da radiação com a matéria e principio der funcionamento de câmara de ionização.
A 2º. fase constará do trabalho experimental a ser realizado no Laboratório de Metrologia das radiações Ionizantes. O objectivo é o de determinar a espessura semi-redutora da radiação gama emitida por uma fonte de césio-137 e a variação da intensidade de radiação com a distância.
A 3ª. fase será a escrita e discussão de um Relatório.
1º dia de estágio
Local de encontro: ITN/IST Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Carlos Oliveira
[Estágios nesta instituição]
Estágio já em curso / terminado
|
| 7. |
Controlo de Qualidade em Dosimetria Individual |
|
|
Responsável: João Alves
Nº Alunos: 2 Anos: 11º/12º Área Ciências da Saúde
Data: de 30-07-2012 a 10-08-2012 Horário: Manhã + Tarde
Descrição: No laboratório de Dosimetria Individual da Radiação Externa do IST/ITN avaliam-se as doses de radiação, Hp(10) e Hp(0,07), recebidas pelas pessoas expostas a radiação ionizante nos respectivos locais de trabalho, por exemplo, nos hospitais e clínicas, na indústria, em instituições de investigação e ensino. Durante a rotina geram-se muitos parâmetros de funcionamento. Pretende-se com este estágio a organização de maneira sistemática dos dados gerados sob a forma de histogramas, gráficos de evolução temporal, etc.
Observações: Área científica de Ciências da Saúde, Física, Ambiente, Tecnologia.
1º dia de estágio
Local de encontro: IST/ITN - UPSR Hora: 09:30
Pessoa de contacto: João Alves
[Estágios nesta instituição]
Estágio já em curso / terminado
|
|
|
|
|
 |
|
|
| ©
Ciência Viva, 1996-2013 |
 |
|