Perguntas Frequentes (FAQs)


PERGUNTAS FREQUENTES


Público-alvo
Os estágios destinam-se a alunos que frequentaram o 10º, 11º ou 12º anos, durante o ano lectivo de 2006/2007. Os alunos a frequentar cursos profissionais ou outros equivalentes também estão abrangidos.

Calendário
Os estágios do programa ‘Ciência nas Férias’ da edição de 2007 decorrem entre 25 de Junho e 7 de Setembro.

Período de Inscrições
O prazo estipulado na página web do ‘Ciência nas Férias’ (15 de Junho) destina-se à submissão das candidaturas por parte dos alunos interessados. A partir dessa data decorre a fase de selecção dos candidatos pelos investigadores. No entanto, as inscrições permanecerão abertas enquanto houver vagas nos estágios.
Nessa altura, o processo de selecção dos candidatos para os estágios que ainda apresentam vagas será feito por ordem de chegada de candidatura.

Número de estágios a frequentar
Cada estudante poderá inscrever-se num máximo de 4 estágios. Como regra geral, cada estudante só poderá frequentar um estágio. Contudo, no caso de não virem a ser preenchidas todas as vagas previstas, após a colocação de todos os candidatos, poderá haver possibilidade de frequência de um segundo estágio. Informação sobre eventuais vagas seguirá via email para todos os candidatos.

Prioridades
Na inscrição dos estágios, os alunos deverão definir as suas prioridades com cuidado, de acordo com as suas áreas de interesse. No entanto, até à fase de selecção (15 de Junho), os candidatos têm possibilidade de alterar as prioridades, acedendo à área de gestão de inscrições.

Inscrição
A frequência nos estágios não tem qualquer custo para os alunos.

A inscrição de um candidato envolve:
• o preenchimento de um formulário online
• a apresentação de um pequeno texto de fundamentação da candidatura
• o envio, anexo ao formulário, de um ficheiro com uma carta de recomendação, sucinta, elaborada por um dos professores do candidato, na qual deverão ser fornecidos dados sobre o perfil do estudante (opcional, mas importante para a decisão final de aceitação do candidato pela instituição científica).

Nota: O aluno poderá fazer a sua inscrição e, posteriormente, anexar a carta de recomendação, voltando a aceder a ‘Gestão de inscrições’, ‘Alterar dados pessoais’, ‘Parágrafo sobre o aluno/Anexar’.
Não há possibilidade de colocar várias cartas separadamente. Poderá juntar as cartas numa só digitalização (um único documento). Lembramos que deverá gravar o documento no disco e anexar ao formulário.

Duração e Horário
A duração dos estágios é variável. Em média, compreendem períodos de uma a duas semanas. Normalmente, decorrem entre as 9h/9h30 – 13:00/13:30 e as 13:30/14:00 - 17h30m/18h, consoante a situação (manhã/ tarde/ manhã e tarde).
O aluno deverá comparecer no 1º dia de estágio, seguindo as indicações que constam do nosso site em termos de ponto de encontro, horário e pessoa de contacto.
Dados adicionais sobre o estágio poderão ser colocados directamente ao responsável, quando o aluno for contactado pela instituição.

Alojamento
O alojamento é previsto por grande parte das instituições participantes que organizam os estágios, apoiando um ou dois alunos por estágio, quando se verificam situações de necessidade por parte dos alunos interessados. Se o aluno assinalou essa necessidade na sua candidatura, poderá aguardar pelo contacto da instituição e colocar essa questão. A decisão é da responsabilidade do investigador responsável pelo estágio.
Sempre que possível, os alunos deverão optar por se inscreverem em estágios que decorram em instituições perto do seu local de residência, ou em que possam assegurar por meios próprios o seu alojamento. Na impossibilidade de apoio por parte da instituição acolhedora, os custos de alojamento ficam a cargo dos próprios alunos.
A Ciência Viva não pode garantir o alojamento aos alunos.

Alimentação
A maioria das instituições garante o almoço dos alunos (este apoio, quando previsto pela instituição, abrange os estágios que decorrem durante todo dia). Serão poucos os casos de excepção. No entanto, esta questão deverá ser confirmada no 1º dia de estágio ou quando for efectuado o contacto pela instituição onde se realiza o estágio. A Ciência Viva não pode garantir as refeições aos alunos.

Transporte
A Ciência Viva não pode garantir transporte aos alunos. No percurso (ida/volta) para o local onde o estágio decorre, o transporte é da responsabilidade do aluno.

Selecção de candidatos
A escolha dos candidatos é da inteira responsabilidade das instituições. A fase de selecção dos candidatos pelos investigadores responsáveis pelos estágios terá início a 15 de Junho.

Resultado das candidaturas
Sempre que uma instituição seleccionar um candidato, essa informação será enviada para o email do aluno. Assim, a partir do início do período de selecção, o candidato deve ficar atento à sua caixa de correio electrónico.

Email de comunicação
O candidato deverá dispor de um endereço de correio electrónico individual, de forma a possibilitar a comunicação dos resultados da candidatura. Se, eventualmente, houver mudança de email, essa informação deverá ser comunicada de imediato à Ciência Viva, através do email: ( cienciaferias@cienciaviva.pt)

Avaliação
No final do período de estágio, os alunos deverão preencher uma ficha da avaliação on-line, que será disponibilizada na área de gestão de inscrições. A partir desta avaliação, teremos conhecimento sobre a forma como decorreu o estágio, parâmetros positivos e negativos, sugestões a registar do ponto de vista do aluno, importantes para o balanço final do programa de estágios.

Diplomas
Os diplomas são passados pelas instituições que asseguram os estágios, sendo entregues, no final do período de estágio pelo investigador que coordenou o trabalho, a todos os alunos que o tenham frequentado assiduamente.
O aluno deverá solicitar o certificado de participação no último dia de estágio.

Desistências
As desistências dos estágios serão sempre de evitar, uma vez que impedem a frequência do estágio por outros alunos. Contudo, se surgir um imprevisto que obrigue a uma eventual desistência, deverá ser comunicada à Ciência Viva, com a respectiva justificação, com o mínimo de uma semana de antecedência. O não cumprimento deste requisito poderá impedir o aluno de participar na próxima edição do programa “Ciência nas Férias”.



Voltar