Assista à emissão da CvTv
Pavilhão do Conhecimento


Ocupação Científica de Jovens nas Férias - 2006
 
Imprimir documento
Ocupação Científica de Jovens nas Férias 2006
Listar Estágios Listar Instituições Listar Áreas Geográficas Listar Área Científica


Gestão de Inscrições



Universidade da Madeira - Centro de Química da Madeira, Funchal
Morada: Universidade da Madeira, 9000-390, Funchal, Região Autónoma da Madeira

1. Modelação computacional de proteínas - COMPLETO
Responsável: Miguel Xavier Fernandes
Nº Alunos: 3      Anos: 11º/12º      Agrupamento Química
Data: de 05-07-2006 a 18-07-2006      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: O conhecimento da estrutura tridimensional (3D) de uma proteína é fundamental se quisermos desenvolver uma intervenção terapêutica, como por exemplo desenhar potenciais compostos que irão inibir a actividade de uma proteína para tratar uma doença.

Vamos modelar computacionalmente a estrutura 3D de proteínas do parasita Plasmodium falciparum, responsável pela malária. As estruturas modelo destas proteínas serão posteriormente visualizadas e analisadas utilizando ferramentas gráficas.

A implementação deste estudo pode ser efectuada em qualquer computador e os programas a utilizar são de domínio público (sem restrições à sua instalação e utilização para fins não comerciais).

1º dia de estágio
Local de encontro: Secretaria Dep. Química    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Miguel Xavier Fernandes
[Estágios nesta instituição]




2. Isolamento e caracterização de compostos bioactivos de plantas aromáticas
Responsável: Paula Castilho
Nº Alunos: 8      Anos: 11º/12º      Agrupamento Química
Data: de 05-07-2006 a 21-07-2006      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: A natureza tem fornecido um número expressivo de substâncias orgânicas, sendo os organismos do Reino Vegetal um dos principais contribuintes. O fascinante potencial de fornecimento de novas substâncias deve-se à incrível capacidade desses organismos em biossintetizar os mais variados tipos de estruturas moleculares.
Alcalóides, terpenos, esteróides, flavonóides, cumarinas, xantonas, lignanas, fenilpropanóides, acetofenonas, cromanos, quinonas, derivados do ácido benzóico e da acetofenona são classes representativas de metabólitos secundários de plantas.
Propomo-nos isolar compostos de plantas aromáticas vulgarmente utilizadas na culinária, quer como aromatizantes quer como especiarias e avaliar as capacidades antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas dessas substâncias.
Trabalharemos igualmente com plantas menos conhecidas e/ou menos utilizadas na culinária que possam contribuir para a introdução de novos sabores, como o caso de adoçantes naturais

Pretende-se desenvolver todas as etapas de extracção, isolamento, purificação e caracterização dos constituintes químicos de extractos e óleos e analisar misturas por GC, GC-MS e possivelmente HPLC e ainda caracterizar compostos puros por técnicas espectroscópicas de UV/Vis e FTIR.


1º dia de estágio
Local de encontro: Departamento de Química, Universidade da Madeira    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Paula Castilho
[Estágios nesta instituição]




3. Caracterização química de vinhos madeira
Responsável: josé carlos marques
Nº Alunos: 4      Anos: 11º      Agrupamento Química
Data: de 05-07-2006 a 18-07-2006      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Os quatro alunos trabalharão em dois grupos de dois e serão envolvidos nos projectos em curso sobre a caracterização química dos vinhos madeira. Os alunos serão completamente envolvidos no projecto e passarão pelas seguintes fases de estágio: conhecimentos de equipamentos e procedimentos, extracções e acompanhamento de análises por GC, GCMS e HPLC.
Não serão preparados trabalhos específicos para os alunos pelo que o seu envolvimento será dirigido para os trabalhos de investigação inseridos nos projectos (IMPACT e ANTIVINMAC) em curso. Estudos correntes envolvem a identificação de volateis, aminoácidos e aminas biogénicas e polifenóis.
Dado que o laboratório dispõe de uma instalação piloto de estufagem de vinhos, os alunos terão um contacto previlegiado com o processo de vinificação do vinho Madeira.

1º dia de estágio
Local de encontro: Universidade da Madeira-Centro de Química da Madeira    Hora: 09:30
Pessoa de contacto: José Carlos Marques/Vanda Pereira
[Estágios nesta instituição]




4. PROTEÍNAS – ESTRUTURA E FUNÇÃO - COMPLETO
Responsável: Helena Tomás
Nº Alunos: 8      Anos: 11º/12º      Agrupamento Química
Data: de 05-07-2006 a 18-07-2006      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: Hoje em dia, é possível adquirir células desidratadas de Spirulina (um tipo de cianobactéria) em lojas e farmácias que vendem produtos naturais destinados à saúde. As células de Spirulina possuem ficocianina em grande quantidade que é uma proteína solúvel em água, estável à temperatura ambiente, de cor azul e fluorescente. Vamos começar por extrair a ficocianina das cianobactérias para, depois, estudarmos experimentalmente as suas propriedades espectroscópicas. Vamos, também, obter evidências experimentais que mostram que a estrutura tridimensional de uma proteína é importante para a função que desempenha. A quantidade de ficocianina em solução vai também ser determinada recorrendo a vários métodos de doseamento de proteínas.

1º dia de estágio
Local de encontro: Centro de Química da Madeira, Universidade da Madeira    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Helena Tomás
[Estágios nesta instituição]




5. Um Olhar Sobre a Química Inorgânica - COMPLETO
Responsável: João Rodrigues
Nº Alunos: 3      Anos: 11º/12º      Agrupamento Química
Data: de 05-07-2006 a 18-07-2006      Horário: Manhã + Tarde
Descrição: A presente proposta tem por objectivos:
a)Destacar a importância e o contributo da Química Inorgânica para o bem estar da sociedade_
b)Fornecer ao aluno um primeiro contacto com os projectos de investigação em curso na área da química inorgânica e dos nanomateriais_
c)Alertar os alunos para a importância do estreito cumprimento das Regras de Segurança no trabalho corrente de Laboratório_
d)Introduzir o aluno em algumas técnicas experimentais básicas_
e)Permitir ao aluno adquirir alguma experiência em Técnicas de Laboratório menos comuns (e. g. manipulação de compostos em atmosfera inerte e sob vácuo).

1º dia de estágio
Local de encontro: Departamento de Química    Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Dr. João Rodrigues
[Estágios nesta instituição]





  © Ciência Viva, 1996-2010