Uma parceria da Ciência Viva com a ESA

Iniciativas

Semana Mundial do Espaço

4 a 10 de outubro 2014
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

A Semana Mundial do Espaço tem como objetivo a celebração da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana, foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999. O tema em foco em 2014 foi a navegação por satélite.

Em Portugal esta semana foi assinalada com várias iniciativas promovidas a nível nacional por Escolas, Centros de Ciência, Universidades, entre outros. Pode consultar aqui a lista das actividade dessa semana:

Listagem de atividades >>

Pode aceder à versão em português do poster de divulgação da Semana Mundial do Espaço 2014 aqui.

 

O ESERO Portugal organizou, no Pavilhão do Conhecimento, os seguintes eventos gratuitos:

Evento de abertura - 4 de outubro das 16h30 às 19h.
Entrada gratuita, limitada à lotação da sala.
Exibição do filme Gravidade, seguido de debate, promovido pelo ESERO Portugal, sobre aspectos relacionados com a vida no Espaço. Contamos com a participação das psicólogas Teresa Rebelo Pinto e Ana Cardoso de Oliveira, e dos cientistas Manuel Matos Lopes e Nuno Loureiro tendo este último já experienciado um ambiente de micro-gravidade. 

Gravidade - filme da Warner Bros. Pictures vencedor de 7 óscares, com a participação da Sandra Bullock e George Clooney. 

Evento de Encerramento - 10 de outubro das 14h às 16h30.
Sessão para escolas, inscrição obrigatória.
Sessão para escolas com uma palestra sobre a Semana Mundial do Espaço e a Missão Rosetta, seguida da realização de actividades práticas. Apresentação das equipas vencedoras dos concursos CanSat Portugal 2014 e Spin your Thesis 2014.

Decorreu também, nesta semana, o projeto O Espaço vai à escola que convidou investigadores, engenheiros e outros profissionais que trabalham na área do Espaço a visitar escolas e a partilhar as suas experiências com os alunos. Inscrições fechadas.

Durante a Semana Mundial do Espaço a European Maritime Safety Agency, com sede em Lisboa, abriu as portas da sua sala de controlo à visita dos alunos da Escola Secundária António Damásio e da Escola Secundária D. Dinis.