Uma parceria da Ciência Viva com a ESA

Iniciativas

Missão Rosetta: O despertar da sonda adormecida

20 de janeiro 2014
Escola Secundária José Gomes Ferreira

frefO ESERO Portugal acompanhou o despertar da sonda Rosetta, no dia 20 de janeiro, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa.

Os alunos assistiram a uma palestra sobre Cometas e o Sistema Solar pelo investigador Rui Agostinho e seguiram em direto o despertar da sonda. Participaram ainda num science show sobre cometas e foguetões.

A Missão Rosetta

A sonda Rosetta da ESA acordou a 20 de janeiro de 2014, após 957 dias em hibernação no espaço sideral. Há 10 anos que segue viagem em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Em maio de 2014, chegará perto do cometa, iniciando as manobras de aproximação, prevendo-se que comece a andar à volta do cometa em agosto de 2014.

Quando chegar suficientemente perto do núcleo do cometa, lançará o Philae, o primeiro robô de investigação a atracar num cometa.

O objetivo principal da Rosetta é estudar as propriedades físico-químicas de um cometa e a composição das poeiras e gases congelados que sobreviveram desde a formação do Sistema Solar. O Philae obterá as primeiras imagens a partir da superfície de um cometa e fará também as primeiras análises químicas no local. A Rosetta será pioneira por testemunhar de perto a vida de um cometa à medida que se aproxima de regiões mais quentes do Sistema Solar.

Mais informações