Uma parceria da Ciência Viva com a ESA

Iniciativas

O futuro da observação da Terra

4 a 10 de outubro de 2016

No ano de 2016, a Semana Mundial do Espaço teve como tema principal a Deteção Remota e as suas implicações para o futuro na Terra.

Esta semana comemorativa foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, como celebração da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Download do poster em português

Eventos a nível nacional

Consulte a lista de iniciativas que foram promovidas a nível nacional por Escolas, Centros de Ciência, Universidades, entre outros. 

Listagem de atividades

A Escola vai ao Espaço
Durante a Semana Mundial do Espaço promovemos a visita de alunos a instalações científicas que utilizam tecnologia espacial todos os dias. European Maritime Safety Agency, com sede em Lisboa, abriu as suas portas a duas visitas guiadas a alunos do ensino secundário, nos dias 4 e 6 de outubro de 2016.  

O Espaço vai à Escola
Este projeto convidou investigadores, engenheiros e outros profissionais que trabalham na área das ciências e tecnologias espaciais a visitar escolas e a partilhar as suas experiências com os alunos por todo o país. Mais informações aqui.

 

eventos ESERO Portugal no Pavilhão do conhecimento

4 de outubro

Debate: Marte, perdidos entre ficção e realidade | 19.00
Este debate discutiu os limites da ciência e da ficção no filme Perdido em Marte, que explora os possíveis problemas numa missão tripulada a Marte num futuro próximo. Contou com a participação do Prof. Rui Agostinho, coordenador nacional da Semana Mundial do Espaço, e do Prof. Manuel Matos Lopes, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 


5 de outubro

Série de animação: Uma aventura Espacial com o Paxi | 16.30
O Paxi levou-nos por uma incrível viagem pelo Sistema Solar, visitamos um cometa e aprendemos porque é que Marte é vermelho!

Workshop: Da Terra a Marte | 17.00
Exploramos a capacidade de colaboração das equipas de investigação em ambientes extremos. Em colaboração com o William James Center for Research do ISPA –Instituto Universitário.

Workshop: Chefe Espacial | 17.15
O que comem os astronautas? Como são embalados os alimentos que vão para o Espaço? E será que ali se pode aquecer a comida? Nesta actividade podemos esclarecer estas questões e experimentar comida de astronautas.

Workshop: Treino Espacial | 17.15
Compreendemos, através de alguns exercícios físicos desenvolvidos pelas agências espaciais europeia (ESA) e americana (NASA) e pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH), algumas das alterações que os astronautas sentem no seu dia-a-dia devido à microgravidade.

9 de outubro

Workshop: Como o cometa | 17.15
Foi graças à exploração do cometa Halley pela sonda Giotto, em 1986, que se passou a conhecer com maior rigor a composição dos grãos de poeira: contêm, por um lado, silicatos, por outro, compostos orgânicos pouco voláteis. O cometa é muito semelhante ao asteróide na sua constituição, o que difere é a sua localização e trajectória. E agora, vamos por equivalência cozinhar um? Estruturar, compor e montar um cometa é o desafio desta actividade, que nos vai deixar de água na boca. 

Workshop: Laboratório Espacial | 15.30 | 17.15 
Será possível construir um sabre de luz? E como funcionam os lasers? É verdade que Marte é vermelho por estar coberto de ferrugem? Nesta atividade, um conjunto de experiências promove, de forma divertida, a discussão em torno dos mitos e factos da exploração espacial e da ficção científica. Para o espaço e mais além! 

 

 

As atividades promovidas durante a Semana Mundial do Espaço contaram com a colaboração de: