Uma parceria da Ciência Viva com a ESA

Iniciativas

Semana Mundial do Espaço 2015

4 a 10 de outubro 2015

Descoberta, foi o tema debatido durante a Semana Mundial do Espaço de 2015. Comemoraram-se as novas descobertas espaciais que têm revolucionado o conhecimento sobre as nossas origens e o nosso futuro.

A Semana Mundial do Espaço foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999, como celebração da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Pode aceder à versão em português do poster de divulgação da Semana Mundial do Espaço 2015 aqui.

 

Eventos
Consulte a lista de iniciativas que foram promovidas a nível nacional por Escolas, Centros de Ciência, Universidades, entre outros.

Listagem de atividades

A Escola vai ao Espaço

Durante a Semana Mundial do Espaço promovemos a visita de alunos a instalações científicas que utilizam tecnologia espacial todos os dias. Para mais informações contacte-nos.

Observatório Astronómico de Lisboa, dia 8 de outubro às 14h30, inscrições encerradas. Palestra sobre as últimas descobertas no planeta anão Plutão, e debate sobre como se organizaria uma viagem a Marte, seguida duma curta visita guiada aos instrumentos históricos em exposição.

European Maritime Safety Agency, com sede em Lisboa, abriu as portas da sua sala de controlo à visita de alunos, nos dias 7 e 9 de outubro, inscrições fechadas. 

Com a colaboração de:

 

O Espaço vai à Escola
Este projeto convidou investigadores, engenheiros e outros profissionais que trabalham na área do Espaço a visitar escolas e a partilhar as suas experiências com os alunos por todo o país. Mais informações aqui.


Interstellar
6 de outubro das 19h30 às 23h

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Exibição do filme Interstellar, seguido de debate sobre temas abordados no filme, com a participação do Prof. Rui Agostinho, coordenador nacional da Semana Mundial do Espaço e Diretor do Observatório Astronómico de Lisboa e o Prof. Rui Bártolo-Ribeiro, da Ordem dos Psicólogos/ISPA e antigo diretor do Centro de Psicologia da Força Aérea Portuguesa. Filme da Warner Bros. Pictures vencedor de um óscar, com a participação Matthew McConaughey, Anne Hathaway. 

Com a colaboração de: