Uma parceria da Ciência Viva com a ESA

Iniciativas

Rosetta: a Europa à caça de cometas

9 de setembro, às 21h
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Matt Taylor, cientista da ESA na Missão Rosetta, apresentou todos os detalhes da missão, numa palestra pública com lotação esgotada no Pavilhão do Conhecimento, no passado dia 9 de setembro de 2014.

Pela primeira vez, uma sonda espacial orbita o núcleo de um cometa e irá enviar um módulo de aterragem para a sua superfície. O primeiro marco histórico desta missão europeia foi atingido a 6 de Agosto quando chegou a cerca de 100 km  do Cometa 67 P Churyumov-Gerasimenko e começou a cartografar a sua superfície. O próximo grande momento será a acoplagem do módulo de aterragem, Philae, previsto para dia 12 de Novembro de 2014 e que o Pavilhão do Conhecimento vai acompanhar.

Assista ao vídeo da conferência:

 

Matt Taylor é o cientista responsável por garantir que as expectativas científicas da Missão Rosetta são atingidas, fazendo a ligação entre a equipa científica e a equipa de operações. No dia 9 de setembro apresentou-nos a missão Rosetta, as histórias inéditas dos bastidores e as expectativas futuras para a missão.

 

Matt Taylor trabalhou anteriormente nas missões da Agência Espacial Europeia Cluster e Double Star. A sua área de investigação é a física de plasmas, nomeadamente os plasmas espaciais. Tem-se centrado no estudo do campo magnético terrestre e na dinâmica de partículas de alta energia em interacção com o vento solar e com o próprio campo magnético.

 

A apresentação da palestra foi feita pelo astrónomo português Pedro Russo, coordenador do projeto internacional Universe Awareness, da Universidade de Leida, Holanda, e coordenador mundial  do  Ano Internacional da Astronomia, em 2009.

 

 

Programa:

21h00 Boas vindas

21h05 Apresentação pelo astrónomo português Pedro Russo

21h15 Palestra: Rosetta, Europe's comet chaser (em Inglês)

22h00 Perguntas e Respostas

22h30 Fim da sessão

 

Esta palestra foi organizada no âmbito das conferências European Planetary Science Congress 2014 (EPSC-GHOU) e Astronomy Education Alliance organizadas em colaboração com o NUCLIO, a União Astronómica Internacional, Galileo Teacher Training Program e a Ciência Viva.