Logo

ESCOLAS CIÊNCIA VIVA

Aprender ciência no ambiente de um centro de ciência, com o apoio de universidades, autarquias e centros de investigação científica. Um projeto educativo inovador, que combina o ensino de todas as áreas do currículo nacional com os programas de aprendizagem de museus e centros de ciência.

ESCOLAS CIÊNCIA VIVA

• O Instituto de Educação e Cidadania foi criado a 24 de Novembro de 2005, no concelho de Oliveira do Bairro, na região da Bairrada. O IEC é uma Escola Moderna, denominada Escola Ciência Viva, que assegura ensino ao longo da vida numa região desfavorecida cultural e materialmente, com alto abandono escolar. O IEC dedica-se particularmente ao ensino das ciências experimentais, nas escolas.

• O Centro Integrado de Educação em Ciências é parte integrante de uma escola inovadora do 1.º ciclo do ensino básico de Vila Nova da Barquinha – Escola Ciência Viva. É um projeto de um espaço de educação não formal de ciências dentro de uma instituição de educação formal - uma perspetiva inovadora de organização da educação em ciências.

• A Escola Ciência Viva é a primeira escola do 1º ciclo a funcionar num Centro de Ciência, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, no Parque das Nações, em Lisboa. A escola aplica os recursos da moderna museologia científica ao currículo do 1º ciclo do ensino básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência.

Escola Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento

Vídeo de Apresentação

Formação de Professores

Ação de Formação para professores do 1º ciclo sobre o impacto da Biotecnologia no dia a dia, promovida pelo Centro de Formação Ciência Viva, em parceria com o IEC. Esta formação resulta de um projeto Ciência Viva - Biotech Kids para o ensino das ciências nas áreas de Saúde e do Ambiente.

Escola Ciência Viva | Instituto de Educação e Cidadania | Mamarrosa

Centro Integrado de Educação em Ciências - CIEC

Vídeo de apresentação.

Apresentação das actividades do CIEC

Encontro com Cientista

O físico Carlos Fiolhais, no Auditório José Mariano Gago, Pavilhão do Conhecimento, mostrando a alunos do 1º ano de escolaridade (EB1 Infante D. Henrique) a física dos objectos em flutuação.

Imagens de uma cientista

Alunos do 3º ano da EB S. José e da EB Pedro de Santarém desenham uma cientista (Raquel Barata) antes e depois de a conhecerem.

Ver aqui o álbum completo.

Vídeo de Apresentação

Cromatografia de Pigmentos Fotossintéticos

Trabalho realizado pela turma ANV2, 2º ano, do Agrupamento de Escolas Águeda Sul, apresentado no Festival do projeto Ciência Viva - Biotech Kids.

Ver aqui a apresentação completa

Escola Ciência Viva | Instituto Educação e Cidadania | Mamarrosa

Escola Ciência Viva

Encontro com Cientista

Sara Aparício, na qualidade de jovem cientista, veio à Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento para falar da sua experiência na Antártida.

Rede de Escolas Ciência Viva

Ciência Viva Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
Escola Ciência Viva

A CIÊNCIA VIVA - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica é uma associação privada, sem fins lucrativos, de instituições de investigação científica. A Rede de Escolas Ciência Viva liga escolas do sistema educativo nacional a uma rede de conhecimento, integrando autarquias, universidades, instituições de investigação científica e Centros Ciência Viva.

Acompanhe-nos em: e visite-nos em Ciência Viva ou Pavillhão do Conhecimento