Fechar vídeo
Semana Internacional do Cérebro

Laboratórios Abertos

Pesquisar actividades por:

Os visitantes têm oportunidade de ver o "Cérebro por dentro" e de conhecer a actividade diária dos Neurocientistas.
As actividades podem ser solicitadas por escolas de todo o país através de inscrição no formulário disponibilizado junto a cada acção.
Após inscrição, a coordenação entrará em contacto com as escolas para estruturar o programa de visitas.

Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve, FARO

Viagem ao cérebro: à descoberta da cognição
Data: 16 de Março, das 14h às 16h
    Equipa: Alexandra Reis, Ana Teresa Martins, Luís Faísca, Filomena Inácio, Dina Silva, Inês Salomé, Catarina Fernandes, Karl Magnus Petersson

    Curioso acerca do funcionamento do cérebro? O que sabes acerca do órgão responsável por tudo aquilo que fazes, dizes ou pensas? No grupo de Neurociências Cognitivas do CBMR tentamos compreender algumas das fascinantes funções cerebrais. Para tal, desenvolvemos algumas experiências que gostaríamos de partilhar contigo!

    Número máximo de alunos por actividade: 12

    Público Alvo: Estudantes do 3º Ciclo e do Ensino Secundário


Inscrição >>

 

Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) Universidade de Coimbra, COIMBRA

Cérebros nos Laboratórios
Data: 15 a 31 de Março Laboratórios do CNC | Peddy Brain na FMUC: 17 e 24 de Março
    Equipa: Investigadores do CNC e IBILI

    Os Laboratórios do CNC e do IBILI abrem as suas portas e os investigadores recebem visitas de diferentes públicos. Os grupos interessados devem indicar uma das opções:
    Podemos melhorar o nosso cérebro?
    1.Cérebros nos laboratórios do CNC: Comer bem faz bem ao cérebro? Como temos energia para o cérebro funcionar? Como morrem os neurónios na doença de Alzheimer? Migração neuronal num cérebro em desenvolvimento. Dormir é uma perda de tempo? Diabetes tipo 2 & doença de Alzheimer. Uma questão de género? O papel das mitocôndrias na obesidade e envelhecimento.
    2. Peddy Brain na Faculdade de Medicina de Coimbra. Visitas nos laboratórios do IBILI nas quais serão exploradas as seguintes questões: O cérebro de um modelo animal: Neurónios e glia. O estudo do comportamento. Alterações de comportamento por drogas de abuso e doenças do cérebro: Estudos de comportamento animal. O cérebro está protegido? O olho como janela para o cérebro – Doenças da Visão.



    Público Alvo: Ensino Secundário, Universidades Sénior e Associações de pessoas com deficiência


Inscrição >>

 

iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa, LISBOA

Laboratórios abertos
Data: 15 Março, das 14h00 às 16h00
    Equipa: Susana Solá, Margarida Castro Caldas e Cecília Rodrigues

    Iremos receber os alunos e discutir com eles alguns temas, como a organização estrutural e funcional do cérebro humano, abordando as questões do envelhecimento e das doenças neurodegenerativas. Falaremos sobre as possíveis estratégias terapêuticas e abordagens experimentais que decorrem nos nossos laboratórios e, por fim, falaremos do impacto cerebral de algumas drogas de abuso. Os estudantes irão ser, também, convidados, a visitar os nossos laboratórios e a visualizar e a explorar diferentes modelos de cérebro de mamíferos.

    Público Alvo: Ensino Secundário


Inscrição >>

 

Instituto de Investigação do Medicamento - iMed.ULisboa, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa, LISBOA

À volta com os neurónios e não só
Data: 16 de Março, das 10h às 18h
    Equipa: Adelaide Fernandes, Ana Rita Vaz, Dora Brites

    Venha conhecer a investigação e o ensino na área das neurociências desenvolvidos pelo grupo Neuron-Glia Biology in Health and Disease no iMed.ULisboa.
    Palestra sobre o cérebro, onde se abordará a estrutura e função das suas diferentes regiões, bem como as células que o constituem.
    Algumas das principais doenças neurodegenerativas (Esclerose Amiotrófica Lateral, Doença de Alzheimer e Esclerose Multipla) e o efeito das drogas de abuso ao nível cerebral.
    Serão apresentadas as linhas de investigação que estão a decorrer no Grupo, o seu financiamento, a importância de que se revestem para a Saúde do Cérebro, bem como o benefício que podem vir a ter para a prevenção e tratamento destas doenças.
    Actividades didácticas destinadas a contactar mais de perto o cérebro (modelos de cérebro, dissecação de cérebro de animais de experimentação) e as diferentes metodologias no laboratório (culturas de células e modelos animais de doença, microscopia, ensaios in vitro de morte e funcionalidade celular).

    Público Alvo: Alunos do ensino secundário


Inscrição >>


Exercitar o cérebro para um envelhecimento mais saudável
Data: 16 de Março, 10h-18h
    Equipa: Adelaide Fernandes, Rui Silva, Maria Alexandra Brito, Dora Brites

    Venha conhecer a investigação e o ensino na área das neurociências desenvolvidos pelo grupo Neuron-Glia Biology in Health and Disease no iMed.ULisboa/FFULisboa.
    Palestra sobre o cérebro, as suas diferentes regiões, células que o constituem e suas principais funções. Doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a Doença de Alzheimer. Apresentação das linhas de investigação a decorrer no Grupo, o seu financiamento, a importância de que se revestem para a Saúde do Cérebro, bem como o benefício que podem vir a ter para a prevenção e tratamento desta doença.
    Actividades didácticas com efeito positivo na cognição, na sintomatologia depressiva e na autonomia dos idosos.
    Visita guiada ao laboratório com demonstração dos trabalhos desenvolvidos para o avanço do conhecimento das patologias neurodegenerativas e a aplicabilidade de novas estratégias terapêuticas.


    Público Alvo: Universidades Sénior, Público em Geral


Inscrição >>

 

Instituto de Investigação em Ciência da Vida e Saúde (ICVS), Escola de Medicina, Universidade do Minho, BRAGA

Laboratórios abertos
Data: 16 de Março das 10h00 às 18h00
    Equipa: Neide Vieira e Ana João Rodrigues

    Iremos receber alunos e público em geral para ficarem a conhecer o que se investiga e ensina no ICVS. Após assistirem a uma pequena palestra que irá dar a conhecer a investigação em Neurociências no ICVS, diferentes atividades estarão disponíveis para os visitantes. Para os mais novos as atividades são: “Exercita o teu cérebro, Os cinco sentidos, Neurónios na tela, Cérebro em lâmina”. Para os mais crescidos, as atividades são: “Macrodisseção de tecido cerebral, O cérebro no teatro anatómico, Olhar a visão, Os reflexos”. Todos terão ainda a oportunidade de visitar os laboratórios do ICVS.

    Público Alvo: Alunos do ensino Básico e Secundário, Universidades Sénior, Público em Geral


Acção Esgotada

 

Unidade de Biologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, PORTO

Laboratório aberto
Data: 22 de Março de manhã
    Equipa: Isabel Martins

    Receberemos alunos do Ensino Secundário e mostraremos o que se investiga na Unidade de Biologia Experimental da Faculdade de Medicina do Porto. Após assistirem a uma pequena palestra que irá dar a conhecer a investigação em Neurociências na Unidade de Biologia Experimental, os alunos terão oportunidade de visitar os laboratórios e aprender técnicas de biologia molecular e de histologia usadas para o estudo do sistema nervoso.

    Público Alvo: Ensino Secundário


Acção Esgotada