Meias com Ciência

No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a Ciência Viva celebra o ensino experimental das ciências com centenas de crianças do norte do país.

Descalças, mas usando meias brancas, as crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico vão explorar a diversidade das plantas, animais e rochas retidos nas suas meias. Para tal a Ciência Viva distribuirá um pequeno Kit de Exploração contendo uma caixa de Petri para recolha de materiais, uma pinça e um par de meias especialmente preparadas para este efeito.

A actividade vai decorrer no Parque da Lavandeira - Parque Biológico de Gaia, das 09.30 às 18.00, onde estarão montadas bancadas com lupas, microscópios e outros pequenos equipamentos de observação e registo. Lado a lado, com zoólogos, geólogos e botânicos, os pequenos exploradores vão descobrir um incrível mundo a seus pés e comemorar o dia que lhes é dedicado fora da sala de aula.

O ano passado, a iniciativa decorreu em todo o país, a partir da Rede de Centros Ciência Viva, com o apoio de cientistas e universidades e instituições científicas, para ajudar os pequenos exploradores a descobrir um incrível mundo a seus pés. Só no Pavilhão do Conhecimento inscreveram-se mais de 500 crianças que participam nesta actividade com os seus professores. Neste dia a entrada neste centro de ciência foi gratuita para todos os visitantes até aos 10 anos (inclusive).

Esta iniciativa celebra o ensino experimental das ciências, que há precisamente 21 anos marcou o início da actividade da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que ao longo destas duas décadas tem aproximado os cientistas e o público de todas as idades.