Os Jovens na Sociedade do Conhecimento


A iniciativa

Jovens de 27 países da União Europeia reuniram-se para debater “Os Jovens na Sociedade do Conhecimento”.

O evento, a decorreu em França de 20 a 27 de Outubro de 2008, juntando cerca de 350 participantes dos 27 países envolvidos no projecto.
Deste encontro saíram vinte e cinco recomendações relacionadas com o tema,que foram entregues à Comissão Europeia.

Dias 20-23 – Visita a regiões francesas.
Dias 24-26 - 18e Rencontres CNRS Jeunes Sciences & Citoyens - Palais des Congrès du Futuroscope de Poitiers
Dia 27 – Sessões Plenárias em Paris

Este projecto foi promovido pela presidência francesa da União Europeia (a decorrer no segundo semestre de 2008), o CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique e a Association Française des Petits Débrouillards sendo a Ciência Viva a parceira portuguesa desta iniciativa.

Página Web do projecto europeu: Young People within the building of an European Knowledge-Based Society.


Os participantes
A adesão a esta iniciativa foi muito elevada (com quase uma centena de candidaturas recebidas), pelo que não foi possível incluir todos os jovens que manifestaram vontade de participar, apesar das candidaturas muito válidas que nos chegaram.

Com efeito, de acordo com os critérios estabelecidos pela coordenação internacional do projecto, a selecção foi feita de forma a juntar um grupo de jovens portugueses com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos, que fosse representativo em termos geográficos, de interesses e de áreas vocacionais.

Conheça aqui os 15 representantes portugueses nesta iniciativa europeia.


A formação
Para preparar o debate de ideias com os congéneres europeus, tiveram lugar acções de formação sobre a Sociedade do Conhecimento prévias ao evento europeu, nos dias 20 e 21 de Setembro e 4 e 5 de Outubro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva.

Pretendeu-se que a formação contivesse momentos de discussão de ideias e construção de opiniões partilhadas, com 4 temáticas de discussão diárias dirigidas por convidados especialistas em cada uma das áreas. (ver materiais utilizados).
Conheça aqui as recomendações portuguesas à Comissão Europeia.


Fórum
Por forma a fomentar ainda mais a discussão de ideias, foi criado um fórum de discussão online.

Conheça aqui o Painel Português

O evento em França
O evento em França dividiu-se em três partes:

Dias 20-23 – Visita a regiões francesas.
Os jovens dos diversos países foram divididos por 5 regiões Francesas. Os portugueses, que juntamente com os jovens de outros países foram alocados à Vila de Metz durante estes 4 dias, tiveram oportunidade de trocar ideias com diversos cientistas e políticos assim como de efectuar diversas visitas.
Veja os relatos dos organizadores desta parte no seu Blog

Dias 24-2618e Rencontres CNRS Jeunes Sciences & Citoyens - Palais des Congrès du Futuroscope de Poitiers
O encontro de todos os jovens participantes nesta iniciativa deu-se, pela primeira vez, em Poitier, onde se juntaram de 24 a 26 de Outubro, para participarem nos encontros “Jeunes Sciences & Citoyens” promovidos pela CNRS. Um dos workshops promovidos no encontro foi dedicado à Sociedade do Conhecimento com os jovens participantes desta iniciativa a debaterem sobre as recomendações a efectuar.

Dias 27 – Sessão Plenária em Paris
Em Paris, reuniram-se todos os jovens representantes dos países da União Europeia para uma sessão plenária de votação das recomendações anteriormente delineadas.

Conheça aqui as recomendações europeias aprovadas pelos diversos jovens representantes europeus e entregues à Comissão Europeia no dia 14 de Novembro de 2008.

Algumas imagens do evento

Para mais informações contacte-nos


Para saber mais:

Estratégia de Lisboa

CCSC - Cultura Científica e Sociedade do Conhecimento

UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento

Relatório Taking European Knowledge Society Seriously

Debater a Europa

Aprender a Europa

A Primavera da Europa 2008

Canal da União Europeia no youtube