Primeira Página | Informação Geral | Actividades | O Eclipse Solar na Internet | Saiba como se proteger


A "Astronomia no Verão" e o eclipse solar
Informação sobre actividades realizadas no dia 11 de Agosto relativas ao eclipse solar.


  • Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra
    "Em torno do Sol" no dia 11 de Agosto


    Programa Geral

    • 8h30 - O Observatório Astronómico abrirá as suas portas para acolhimento do público em geral e em particular dos astrónomos amadores que, munidos de aparelhos próprios, pretendam realizar as suas observações no Observatório. Estarão disponíveis duas zonas do Observatório, próximas do edifício principal, onde os astrónomos poderão instalar os seus aparelhos e instrumentos.

    • 9h00 - Abertura da exposição por Sua Exa o Senhor Ministro da Ciência e da Tecnologia, Prof. Doutor Mariano Gago.

    • 9h00-9h45 - Visita guiada a exposição da comitiva ministerial e individualidades presentes, orgãos de comunicação e público em geral.

    • 9h45 - Observação do "primeiro contacto".

    • 10h00 - Visita guiada ao Museu e ao pavilhão do espectroheliógrafo da comitiva ministerial e individualidades presentes, orgãos de comunicação e público em geral.

    • 10h59 - Observação do "eclipse máximo".

    • 12h21 - Observação do "último contacto".

    • 15h00-18h00 - Programa "Em torno do Sol" visitas guiadas à exposição, ao Museu e ao espectroheliógrafo.


    Exposição "Eclipse Total"

    Exposição especializada no tema do eclipse, incluindo posters explicativos, computadores, televisão equipada de vídeo e algumas peças do Museu do Observatório.


    Apoio aos visitantes

    O Observatório contará, neste dia, com a colaboração de 7 monitores, estudantes da Universidade de Coimbra, para apoio ao desenrolar das actividades.

    Serão disponibilizados óculos para observação solar, ao preço unitário de 100$00.

    Aos visitantes será oferecido um poster com a reprodução do MUPI usado para a divulgação da exposição.

    Uma empresa de restauração estará igualmente dentro do espaço do Observatório propondo bebidas e alguma comida.




© Ciência Viva - Agência Nacional para a
Cultura Científica e Tecnológica
Última actualização: 27 de Julho, 15h43
Comentários para ciencia@ucv.mct.pt