Exposição interactiva

 



Formação de vales glaciares

 

O bloco de gelo vai empurrando a camada de farinha tal como os glaciares empurram terra e rocha à medida que se movem, alterando a forma do terreno.

Os glaciares estão sempre em movimento, a neve acumulada na parte superior do glaciar pressiona as camadas inferiores (derretendo o gelo) e deslocando o glaciar para baixo.



O que torna o gelo escorregadio?

 

 

A lâmina do patim, por ser afiada, exerce uma pressão maior sobre o gelo, passando ao estado líquido muito rapidamente. Após deslizar sobre a água, como deixa de haver pressão por parte da lâmina do patim, volta-se a formar gelo devido à baixa temperatura



Porque está frio nos pólos?

 

A temperatura no Inverno é mais baixa, não só porque a Terra se encontra mais afastada do Sol, mas sim porque o ângulo de incidência dos raios solares sobre o planeta é menor. Nos pólos, o ângulo de incidência da luz do sol é sempre baixo. Por este motivo, as temperaturas nas regiões polares são mais baixas do que nas outras.

 



Quando o gelo desaparecer!

 

Como os pólos terem uma cor branca, vão reflectir mais luz solar do que em zonas do globo que apresentem outras cores (ex. florestas, desertos de areia, oceanos).

Assim, menos energia é absorvida, o que aquece menos o planeta e conserva mais as regiões polares. Podemos então compreender que, quanto menos gelo tivermos, mais energia solar será absorvida levando a um degelo ainda mais acentuado .



Proteger do frio!

 

O dedo envolvido em ar (o que está protegido pelo papel de alumínio menos justo), arrefece menos porque a transferência de energia entre o dedo e a água, ocorre mais lentamente do que no caso em que o papel de alumínio está justo, porque o ar é um bom isolante térmico.

No equipamento polar, verificamos que o material é esponjoso, evitando assim perdas de calor.

O Árctico e a Antárctida!

 

 

Um dos recipientes representa o Árctico (gelo sobre o mar) e o outro a Antárctida (gelo sobre um continente).

Observe como varia o nível da água em cada um dos recipientes.

Já pensou nas diferenças que ocorrem no nível do mar, com o degelo em cada um dos pólos?



O Gelo flutua?

 

 

Um dos recipientes contém água e o gelo flutua porque a sua densidade é inferior à da água. No outro recipiente, que contém álcool, o gelo não flutua porque a sua densidade é superior à do álcool.

 



Efeito de estufa

 

Na caixa fechada, o calor tem mais dificuldade em sair, fazendo com que a temperatura no seu interior seja maior do que na caixa aberta. Com o aumento das emissões de CO2, o efeito de estufa será maior, aumentando assim a temperatura do planeta. Desta forma, mais gelo derreterá, aumentando a quantidade de vapor de água na atmosfera, agravando ainda mais o efeito de estufa.





Voltar