Latitude 60º! Ano Polar Internacional (API)

Latitude60!
Ano Polar Internacional 2007-2008



O Ano Polar Internacional (API) é um programa científico para promover e divulgar o conhecimento sobre as regiões polares, decorrendo de Março de 2007 a Março de 2009. O API é coordenado pelo Internacional Council for Science (ICSU) e pela Organização Meteorológica Mundial, envolvendo cerca de 200 projectos, 27 instituições internacionais e milhares de cientistas de diferentes áreas das ciências físicas, biológicas e sociais. A iniciativa envolve actualmente cerca de 50 000 participantes em 60 países.

O Comité Português para o Ano Polar Internacional promove durante este período o projecto Latitude60! com o objectivo de divulgar a ciência polar junto da população portuguesa, particularmente junto dos jovens do ensino básico e secundário. O Latitude60! envolve parcerias com centros de investigação, universidades e associações científicas, promovendo actividades para diferentes públicos em todo o país. Workshops, conferências e concursos dirigidos às escolas são algumas das iniciativas previstas para estes dois anos.

Novo Spot Latitude 60! – Saudações do Pólo Sul


Spot Latitude 60!
– realizado por alunos dos 11 aos 13 anos do Atelier de Vídeo do Colégio Maria Pia, da Casa Pia de Lisboa.


Filmes educativos sobre a ciência polar portuguesa
Blogues de investigadores na Antárctida em 2009

Vanessa Baptista


Eventos a decorrer

A partir de 15 de Outubro de 2008, às quartas-feiras, com marcação prévia.
Peça de teatro "Os Pólos da Nossa Terra"

Dada a grande adesão à peça de teatro "Os Pólos da Nossa Terra" verificada durante o ano lectivo anterior, o LATITUDE60! conjugou esforços e tem mais 16 sessões disponíveis durante este ano para as escolas do projecto.

Para reservas, contactar Ana Salomé asalomem(at)gmail.com


Até 30 de Junho 2008
Exposição itinerante de Ciência e Arte “Nullius – Paisagem Antárctica”

A paisagem antárctica será mesmo como cada um de nós a imagina? Como é o dia-a-dia de um cientista naquela região do globo? E de que forma as acções do Homem interferem com o ecossistema deste pedaço de terra tão longínquo?

Esta exposição pretende apresentar a região da Antárctida desde as ideias pré-concebidas à realidade da paisagem gelada deste continente. Esta exposição vai viajar pelo país durante o ano de 2008, e passará por alguns Centros Ciência Viva.

De 17 de Julho a 26 de Setembro 2008 a exposição estará no Museu Nacional de História Natural

Calendarização da exposição

Fotos da Exposição


Eventos Futuros

Será dada por finda já no próximo dia 26 de Setembro a sessão itinerante da exposição Nullius - Paisagem Antárctica e será uma honra poder contar com a vossa presença na cerimónia de encerramento desta exposição, que terá lugar entre as 17h00 e as 18h30. no Museu Nacional de História Natural, Lisboa.

Como já é do conhecimento geral, esta exposição visa cruzar arte com ciência e foi elaborada por artistas do grupo ECTOPIA do Instituto Gulbenkian da Ciência, em colaboração com investigadores polares portugueses.

Venham participar na construção e ampliação do imaginário português sobre a Paisagem Antárctica.

Agradecemos confirmação da vossa presença até ao dia 11 Setembro, para asalomem(at)gmail.com


Eventos em 2008

Estágios de Campo na Serra da Estrela

No dia 16 até 18 de Maio e 13 a 15 de Junho vão realizar-se os Estágios de Campo na Serra da Estrela com Cientistas Polares. Os participantes, são os alunos premiados do concurso “À Descoberta das Regiões Polares”, que teve lugar em Junho do ano passado no Pavilhão do Conhecimento.
Durante os três dias, os alunos irão participar em workshops com cientistas polares, que abrangem temas relacionados com os ambientes de montanha.

Fotos do Estágio de Campo na Serra da Estrela (16-18 de Maio)

Fim-de-semana da Ciência Polar

Nos dias 31 de Maio e 1 de Junho realizou-se o “Fim-de-semana da Ciência Polar”, no Pavilhão do Conhecimento.
Este evento foi organizado pelo programa educativo LATITUDE60! do Comité Português para o Ano Polar Internacional, em parceria com o Ciência Viva e dirigiu-se à população em geral.
Palestras, Workshops, Stands, Passagem de filmes e uma peça de Teatro ligados à ciência polar foram algumas das principais actividades.
Destacamos a participação especial de David Carlson, presidente do Ano Polar Internacional no dia 31 de Maio.

Programa completo
Lançamento do Portal Polar Português
Fotos do Fim-de-Semana da Ciência Polar

Exposição de trabalhos e imagens alusivas ao Ano Polar Internacional na Escola Secundária de Palmela

14 de Junho 2008
Duas turmas das escolas secundárias de Palmela e de Pinhal Novo irão mostrar algumas experiências sobre o aquecimento global, as regiões polares e ensinar a fazer pinguins de gesso.

Videoconferência internacional “Our Changing Planet: Past and Present”

13 de Março 2008
A partir do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, estudantes e cientistas em Lisboa, Washington, Chicago, Cardiff e Alexandria, debateram as alterações climáticas.

Agora... Acontece!

13 de Fevereiro de 2008
Miguel Guerreiro, Marta Alves e João Covita estiveram presentes na gravação do programa de rádio “Agora…Acontece!" com o jornalista Carlos Pinto Coelho.

Está lá? É da Antarctida?

7 de Fevereiro 2008
O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva vai estabelecer contacto telefónico com os cientistas polares do LATITUDE60! que se encontram na Antárctida e um grupo de jovens deste projecto irão partilhar com as peripécias da expedição.

Expedição à Antárctida!

25 de Dezembro 2007 - 9 de Janeiro 2008
Conheça a viagem que levou sete alunos do secundário até ao Círculo Polar Antárctico.



Exposição interactiva "Mãos no gelo", Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

28 de Fevereiro 2007 – 4 Março 2007


Voltar