Ciência Viva Livros que queremos ler
Semana da Ciência e da Tecnologia 2006

LIVROS QUE QUEREMOS LER

2006 - 2017

Douglas R. Hofstadter, Gödel, Escher, Bach: Laços Eternos, ed. portuguesa Gradiva, Lisboa, 2000

À clássica pergunta sobre o que levar para uma ilha deserta a resposta só poderia ser o inacreditável Gödel, Escher, Bach, o livro mais inteligente e original relacionado com a Cultura Científica que já li - mesmo algo datado pelo seu quarto de século. Mostra-se como o Teorema de Gödel (sobre cujo nascimento, a propósito, se celebra em 2006 um século), a arte de Escher, a música de Bach, - no fundo a Ciência e a Arte - são estruturalmente semelhantes, ao entrelaçar de forma estranha diferentes níveis de significado sobre si próprios. Cada capítulo é seguido por um diálogo metafórico entre Aquiles, a Tartaruga e outros personagens míticos; os próprios diálogos estão estranhamente entrelaçados com os temas principais, e têm níveis de significado ocultos. O resultado é um hino ímpar à cultura científica. E à inteligência!

Jorge Buescu
    8 *

* Jorge Buescu é professor assistente do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico. É autor dos livros de divulgação científica "O mistério do Bilhete de Identidade e outras histórias crónicas das fronteiras da Ciência" e "Da falsificação de Euros aos pequenos mundos".

foto