Banner

 

O Dia C: Desafios para a sustentabilidade é um ciclo de conversas inspiradas nos objectivos para o crescimento sustentável da ONU. Organizado pela Ciência Viva, o Dia C decorre na última quinta-feira de cada mês, das 19.30 às 21.00. Em cada sessão especialistas apresentam um tema actual, seguindo-se um debate com o público.

 


 

Salvar espécies da extinção: a recuperação e protecção de habitats

O valor da biodiversidade mede-se por muito mais do que a riqueza que gera. A biodiversidade tem implicações sociais e culturais, ecológicas e de sustentabilidade. Reflecte-se na distribuição da população e equilíbrio do território, na protecção dos solos e dos recursos hídricos, na defesa contra a erosão, na proteção dos ecossistemas. Reciprocamente, a gestão sustentável do território e dos seus recursos é fundamental para viabilizar a conservação ou mesmo recuperação de espécies em risco.

Neste dia C estará em foco o lince ibérico, uma espécie em perigo de extinção em Portugal, devido a diferentes ameaças ao seu habitat. Está espécie tem merecido especial atenção por parte de organizações ligadas à protecção da natureza através de várias iniciativas de recuperação e conservação do território.

Veremos então como inverter o declínio das populações de lince ibérico, protegendo os seus habitats e tornado mais sustentáveis as actividades praticadas nesses espaços, com o contributo da comunidade científica mas também de agentes locais como proprietários, gestores e agricultores.

Inscreva-se aqui, gratuitamente.

 

 

Os oradores:

Cristina Branquinho

Branquinho

Cristina Branquinho é licenciada em Biologia e doutorada em Ecologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde é professora associada. Coordena o grupo de investigação em Ecologia das Alterações Ambientais, no cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL. Tem trabalhado sobre os padrões ecológicos na reacção às alterações ambientais, e no impacto das actividades humanos no funcionamento dos ecossistemas.

 

Eduardo Santos

EduardoSantos

Eduardo Santos é biólogo e tem quinze anos de experiência em conservação em várias ONG. Tem estado envolvido em projectos de investigação e conservação de mamíferos e aves de rapina nos principais habitats naturais de Portugal. Participou em vários projectos da Liga para a Protecção da Natureza dedicados ao lince ibérico e coordenou o projecto LIFE+ Habitat Lince Abutre, que promoveu a recuperação de habitats para o abutre-negro e o lince ibérico no sudeste do país. 

 

O DIA C EM 2017: próximas edições

27 de Abril | Mexer na vida: aplicações e implicações da biologia sintética

25 de Maio | Esperar o pior: a gestão do risco

29 de Junho | Limpar o oceano: redução do lixo marinho

28 de Setembro | Inovar na escola: o papel do aluno, da família e do professor

26 de Outubro | Observar a Terra: a monitorização do ambiente a partir do espaço

30 de Novembro: Combater as alterações climáticas: a economia de baixo carbono

 


 

O DIA C EM 2017: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE

Dia 26 de Janeiro | Cuidar da saúde: a participação activa dos doentes

Dia 23 de Fevereiro | Ir às compras: escolhas para uma alimentação sustentável

 

 

O DIA C EM 2016: ÉTICA NAS CIÊNCIAS DA VIDA

Dia 28 de Janeiro | PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA

Dia 25 de Fevereiro | MELHORAMENTO COGNITIVO

Dia 31 de Março | BIOLOGIA SINTÉTICA 

Dia 28 de Abril | BIOÉTICA E VACINAÇÃO INFANTIL

Dia 26 de Maio DEBATES ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA 

Dia 30 de Junho ÉTICA NO USO E NO ACESSO À ÁGUA

Dia 29 de Setembro | MORTE NEGOCIADA

Dia 27 de Outubro | BIOÉTICA E RELIGIÃO

Dia 25 de Novembro | ROBOTS SOCIAIS E CUIDADOS DE SAÚDE


O Dia C tem como media partner o jornal Público.