31 de Outubro | Observar a Terra: a monitorização do ambiente a partir do Espaço

 

Neste dia C, veremos como a exploração espacial tem aplicações aqui na Terra, e na resposta à gestão do desenvolvimento económico e social sustentável.

A observação e monitorização da Terra a partir do Espaço são úteis para a gestão das actividades agrícolas e florestais; para a deteção de incêndios e outros desastres ambientais, meteorológicos, geofísicos ou mesmo de causas humanas; para avaliar a segurança marítima e apoio à navegação; para acompanhar o estado da atmosfera, incluindo fenómenos meteorológicos, níveis de poluição e evolução das alterações climáticas.

A monitorização da Terra permite decidir que locais em terra ou no mar são adequados para instalar determinados serviços ou infra-estruturas, bem como avaliar a sua sustentabilidade: exploração de energia ou de minérios, estações de aquacultura, zonas florestais, tipo de culturas. Permite depois acompanhar estes locais e fazer previsões sobre a sua evolução, avaliar os efeitos destas atividades nos ecossistemas e auxiliar as intervenções que forem necessárias.

 

 Veja aqui a Sessão

 

 

Oradores:

Marcos Mateus

 

 

Biólogo marinho, é professor assistente de Modelação Ambiental no Instituto Superior Técnico - UL e investigador no MARETEC, também do IST-UL.

 

Tiago Hormigo

tiago

  

Licenciado em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico, e mestre também em Engenharia Aeroespacial, pela Universidade Técnica de Delft (Holanda). Fundador e gestor da Spin.Works.