28 de Setembro | Inovar na escola: o papel do aluno, da família e do professor

  Banner

 

 

 

 

Em Setembro regressamos à escola, e o Dia C discute o que será inovar em educação para um desenvolvimento sustentável. 

Até 2030, esperam as metas da sustentabilidade das Nações Unidas, deverá ser amplamente garantido o acesso generalizado e gratuito a educação de qualidade, que se traduza numa aprendizagem relevante para a vida das pessoas, despertando vocações, sustentando todas as opções profissionais, ajudando a proporcionar trabalho decente.

Esta educação deve gerar conhecimentos e competências para garantir o desenvolvimento e modos de vida sustentáveis, a defesa dos direitos humanos e da equidade de género, a promoção de uma cultura de paz e a não-violência, a cidadania global e valorização da diversidade cultural.

Como estão a responder a estes desafios as comunidades escolares, num sentido alargado que inclui alunos, professores, famílias? Como estão a inovar para responder a estes desafios? Que mais poderão ou deverão fazer? 

 

Os oradores

 

pedro

 

Pedro Abrantes é doutorado em Sociologia, pelo ISCTE-IUL, e especialista em Sociologia da Educação, e Políticas Educativas e Sociais. Técnico Especialista do Gabinete do Ministro da Educação, é professor da Universidade Aberta e investigador do CIES-IUL


 sérgio

Sérgio Gaitas é director pedagógico da Escola da Graça, Voz do Operário. É doutorado em Psicologia Educacional e Ciências da Educação e investigador da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação do ISPA.