Dia C - Robótica e cuidados de saúde

 

 

Pavilhão do Conhecimento | 19.30

O Dia C é um ciclo de conversas sobre ética nas ciências da vida, organizado pela Ciência Viva e pelo Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). Decorre na última quinta-feira de cada mês, das 19.30 às 21.00. Em cada sessão um painel de especialistas apresenta um tema actual e controverso. Segue-se um debate entre os especialistas e o público, com o apoio de um moderador.

 

Dia 25 de Novembro | Robôs e cuidados de saúde

Os robôs são cada vez mais procurados para prestar cuidados de saúde a doentes acamados, idosos, ou pessoas com outras limitações físicas. Esta procura parece justificar-se pelo aumento exponencial da população idosa e correspondente diminuição de população jovem activa, pela explosão dos custos de cuidados de saúde, e pelos avanços consistentes na robótica e inteligência artificial.

Argumenta quem os procura que os robôs assistentes podem garantir a independência dos recipientes de cuidado e possibilitar o envelhecimento ou convalescença num ambiente familiar (em vez de hospitais ou casas de repouso), ao mesmo tempo que se reduz o esforço e o custo associado aos sistemas de saúde e famílias. Como resultado, surge uma vasta gama de robôs desenvolvidos para auxiliar idosos, acamados e seus cuidadores, para monitorizar o seu estado de saúde e até mesmo para servir de companhia.

Outras vozes, no entanto, argumentam que a utilização de robôs de serviço contribuem apenas para um maior conforto dos prestadores de cuidados, com importantes consequências ao nível do isolamento social, depressão, e perda de dignidade ou liberdade pessoal dos pacientes ou idosos afectados.

Que desafios éticos e morais devem ser considerados no desenvolvimento destas interacções entre humanos e robôs?


 

Vídeo da sessão


 

 

  

Os oradores:

 

JoaoSequeira

João Silva Sequeira

João Silva Sequeira é doutorado em Robótica pelo Instituto Superior Técnico, onde é actualmente professor. É investigador na área da robótica no Insituto de Sistemas e Robótica. Foi Professor Visitante na Cranfield University. Tem participado em diversos projectos nacionais e internacionais tendo recentemente coordenado o consórcio Monarch, no âmbito do qual se começaram a testar em Portugal robôs sociais em contexto hospitalar.

 

PorfirioSilva

Porfírio Silva

Porfírio Silva é doutorado em Epistemologia e Filosofia das Ciências, pela Universidade de Lisboa, com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano. Foi Investigador Visitante no Institut Supérieur de Philosophie (Université Catholique de Louvain), na Facultad de Filosofía (Universidad Complutense de Madrid) e no Department of History and Philosophy of Science (Graduate School of Arts and Sciences, The University of Tokyo). É colaborador do Instituto de Sistemas e Robótica e do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. É deputado à Assembleia da República (PS).

 

 

A moderadora:


Ana Noronha

 

Ana Noronha

Directora executiva da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

 

 

 


 

Sessões anteriores:

Dia 28 de Janeiro | PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA

Dia 25 de Fevereiro | MELHORAMENTO COGNITIVO

Dia 31 de Março | BIOLOGIA SINTÉTICA

Dia 28 de Abril BIOÉTICA E VACINAÇÃO INFANTIL 

Dia 26 de Maio DEBATES ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA

Dia 30 de Junho ÉTICA NO USO E NO ACESSO À ÁGUA

Dia 29 de Setembro | MORTE NEGOCIADA

Dia 27 de Outubro | BIOÉTICA E RELIGIÃO


 

[Regressar]

O Dia C tem como media partner o jornal Público.