Dia C | Ir às compras: escolhas para uma alimentação sustentável

As escolhas alimentares que fazemos no dia-a-dia têm consequências a vários níveis: são um factor decisivo para a saúde e bem-estar; reflectem-se na conservação de recursos naturais, nomeadamente água, energia e solos, e na alterações climáticas; e estão implicadas no ordenamento do território, na fixação de populações e criação de emprego fora das cidades, na limitação de assimetrias regionais. Este Dia C trata das opções que se devem fazer na produção de alimentos, nas compras para casa, na alimentação no dia-a-dia – pensando, por exemplo, num produto tão simples quanto o pão –, tendo em conta sustentabilidade da saúde das pessoas e do planeta.

 

 

As oradoras:

 

Cláudia Bicho

Cláudia Bicho

 

Pasteleira com interesse em padaria. Licenciada em Bioquímica (Universidade de Lisboa) e doutorada em Biologia Celular (Universidade de Edimburgo), completou o Curso Intensivo de Pastelaria/Padaria na Associação de Cozinheiros e Pasteleiros de Portugal. É pasteleira no restaurante Chapitô à Mesa.

 

Conceição Calhau

 Calhau

 

Licenciada em Nutrição e doutorada em Biologia Humana, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Conceição Calhau é professora associada com agregação na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena a área de Nutrição e Metabolismo. É investigadora do CINTESIS, coordenando o grupo de investigação ProNutri (Clinical Nutrition & Disease Programming. É presidente do Conselho Jurisdicional na Ordem dos Nutricionistas e presidente da Comissão de Inovação e Tecnologia Alimentar da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.


 

 

Saiba mais:

O Futuro da Alimentação: Ambiente, Saúde e Economia

Padrão Alimentar Mediterrânico: Promotor de Saúde

Dieta Mediterrânica: um Padrão de Alimentação Saudável

 

 


 

O DIA C EM 2017: DESAFIOS PAR A SUSTENTABILIDADE

Dia 26 de Janeiro | Cuidar da saúde: a participação activa dos doentes

 

 

O DIA C EM 2016: ÉTICA NAS CIÊNCIAS DA VIDA

Dia 28 de Janeiro | PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA

Dia 25 de Fevereiro | MELHORAMENTO COGNITIVO

Dia 31 de Março | BIOLOGIA SINTÉTICA 

Dia 28 de Abril | BIOÉTICA E VACINAÇÃO INFANTIL

Dia 26 de Maio DEBATES ÉTICOS NA COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA 

Dia 30 de Junho ÉTICA NO USO E NO ACESSO À ÁGUA

Dia 29 de Setembro | MORTE NEGOCIADA

Dia 27 de Outubro | BIOÉTICA E RELIGIÃO

Dia 25 de Novembro | ROBOTS SOCIAIS E CUIDADOS DE SAÚDE


O Dia C tem como media partner o jornal Público.