Conferência de Natal - 7 de Dezembro 2013

Seis meses fora deste Mundo

Com o astronauta Paolo Nespoli

7 de Dezembro, 16 horas, Cinema São Jorge (sala Manoel de Oliveira)

Fotos

Notícias na imprensa


O convidado deste ano é o astronauta Paolo Nespoli, que vem partilhar a sua experiência sobre os seis meses que passou a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Este ambiente é de facto fora deste mundo, é realmente algo diferente. Não é como se viajássemos daqui para uma cultura completamente diferente, onde se come de forma diferente, dorme de forma diferente. A questão é que [no Espaço] não se pode andar, não se pode beber, não se pode tomar um banho. Não pode fazer as coisas normais que toda a gente no mundo faz.
in Thejournal.ie

Como engenheiro de vôo na Missão MagISStra, Paolo Nespoli realizou experiências científicas, demonstrações de tecnologia, actividades educativas em que participaram escolas portuguesas (Estufa no Espaço).

Nespoli irá partilhar com o público de Lisboa o que aprendeu sobre a Terra, a vida e sobre si mesmo no tempo passado na ISS.

Durante as 4 a 6 semanas há um processo que ocorre no teu corpo, no teu cérebro que te força a mudar, a experimentar, a reaprender as coisas básicas. Voltas atrás e começas a pensar de forma diferente, e descobres, 'Uau se eu me virar de cabeça para baixo nesta situação, eu posso fazer tudo!' Este é um sentimento muito gratificante, esta descoberta, este domínio da situação.
in Thejournal.ie

As extraordinárias fotografias de Paolo Nespoli mostram-nos oceanos, continentes, montanhas, rios e as luzes das nossas cidades vistas lá de cima. É uma nova perspectiva a partir da ISS que percorre a escuridão do espaço a 28 mil quilómetros por hora.

Paolo Nespoli vem a Lisboa a convite da Ciência Viva, com o apoio da
Agência Espacial Europeia (ESA), da Comissão Europeia, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC,no âmbito da European Space Expo.

O evento é gratuito e terá tradução simultânea.



Biografia de Paolo Nespoli

Paolo Nespoli nasceu em Milão, Itália, a 6 de Abril de 1957. Estudou Aeronáutica e Astronáutica, tendo um mestrado da Polytechnic University of New York, EUA. Doutorou-se em Engenharia Mecânica pela Università degli Studi di Firenze, Itália, em 1990.

Foi seleccionado como astronauta da Agência Espacial Europeia em 1998 e teve formação na NASA, em Houston, EUA. Participou na Missão STS-120 do Vaivém Espacial Discovery em 2007, com a duração de 15 dias. Como Especialista de Missão realizou experiências de fisiologia humana e de biologia para a comunidade científica europeia e participou em actividades educativas.

Em 2010 e 2011, Paolo Nespoli foi escolhido para as Expedições 26 e 27 à Estação Espacial Internacional. Como engenheiro de voo na missão MagISStra, realizou durante seis meses experiências científicas e demonstrações de tecnologia, bem como actividades educativas em que participaram escolas portuguesas. [Mais...]


Vídeos

Apresentação da Missão MagISStra

 

Vídeo-conferência com alunos do projecto Estufa no Espaço

 

Balanço da Missão MagISStra

 

Reportagem CVTV sobre o evento Estufa no Espaço no Pavilhão do Conhecimento


Paolo Nespoli nas redes sociais

 

Voltar