Conferências de Natal


O Sentido da Vida

Com o astronauta da ESA Andreas Mogensen

15 de Dezembro, 16.00, Teatro Nacional D.Maria II, Sala Garrett

INSCREVA-SE AQUI

 

Nascido em Copenhaga em 1976, Andreas Mogensen foi o primeiro astronauta dinamarquês formado pela Agência Espacial Europeia (ESA).  A 2 de Setembro de 2015 participou na sua primeira missão no Espaço, partindo do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Durante os dez dias passados na Estação Espacial Internacional, realizou experiências enquadradas em projectos de cientistas europeus, centrados na utilização de tecnologia de ponta. Tem um mestrado em engenharia aeronáutica pelo Imperial College de Londres e passou um semestre no Instituto Superior Técnico, ao abrigo do programa Erasmus.

Andreas Mogensen é também uma das sete personagens do documentário O Sentido da Vida, realizado por Miguel Gonçalves Mendes (José e Pilar).

Ao longo de dois anos, o filme acompanha os treinos de Andreas na NASA, na Agência Japonesa de Exploração Espacial (JAXA) e na Agência Espacial Europeia (ESA), bem como a sua primeira viagem ao espaço. Para este documentário, o astronauta levou consigo uma câmara para filmar o seu dia-a-dia a bordo da Estação Espacial Internacional, onde gravou um vídeo-diário para a sua filha recém-nascida com as suas impressões sobre o mundo, a vida e a morte.

Mais em http://www.osentidodavida.com



As conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e destinam-se a públicos de todas as idades.

ANDREAS MOGENSEN






EDIÇÕES ANTERIORES


2017 2016 2015 2014 2013 2012