Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
12-03-2010
SEMANA INTERNACIONAL DO CÉREBRO 2010
Portugal

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Como funciona o cérebro? Qual o impacto do consumo de drogas? O que são doenças neurológicas? Estes são alguns dos temas que de 14 a 20 de Março serão abordados na Semana Internacional do Cérebro, uma iniciativa que pretende divulgar junto do público os progressos e os benefícios da investigação científica na área das neurociências.

Em Portugal, o programa de actividades é organizado pela Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Ciência Viva, contando com a participação de instituições científicas, museus e Centros Ciência Viva, escolas, universidades, unidades de saúde e associações profissionais de todo o País.

A sessão de abertura da Semana do Cérebro decorre no próximo domingo, dia 14, às 14h, no Museu Soares dos Reis, no Porto, com a visita guiada à exposição Exuberâncias da Caixa Preta, que aborda o trabalho pioneiro de Darwin sobre o cérebro e as emoções. Às 15h terá lugar no mesmo espaço uma mesa-redonda subordinada ao tema Cérebro e Arte, com a participação do biofísico Alexandre Quintanilha, do médico neurocientista Nuno Sousa e do músico João Paulo Esteves da Silva.

No dia 18, quinta-feira, os laboratórios da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho abrem-se à população sénior.

No dia 19, sexta-feira, a partir das 21h, será projectado no auditório do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, em Lisboa, o filme Pollock sobre a vida deste pintor contemporâneo. Haverá também um painel de neurocientistas e artistas que debaterá com o público a criatividade artística. A moderação da sessão será feita por João Lobo Antunes, cientista do Instituto de Medicina Molecular e professor da Faculdade de Medicina de Lisboa. A entrada é gratuita.

Durante a Semana Internacional do Cérebro investigadores da SPN vão falar às escolas sobre o cérebro. Em diferentes pontos do país, laboratórios de investigação em neurociências estarão de portas abertas, recebendo a visita de estudantes de diferentes níveis de escolaridade.

O encerramento da Semana Internacional do Cérebro acontece no dia 20, sábado, às 21h30, com o concerto de música barroca Cérebro e Arte interpretado pelo Quarteto de Santa Cruz de Coimbra e por Joana Neto na Biblioteca Joanina, na Universidade de Coimbra.


Programa completo da Semana Internacional do Cérebro em www.cienciaviva.pt e www.spn.org.pt