Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
19-02-2010
IBERCIVIS - O SEU CONPUTADOR FAZ CIÊNCIA
Lisboa

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Sabia que enquanto dorme o seu computador ligado pode contribuir para ajudar a encontrar novos fármacos? Ou para descobrir novos materiais e formas de produzir energia? O projecto Ibercivis - O seu computador faz Ciência é uma plataforma de computação voluntária que convida a sociedade civil a contribuir para o avanço da ciência.

Trata-se de um grande movimento social de cidadania científica, que dá a cada pessoa a possibilidade de intervir em projectos de investigação nacional e internacional mediante cálculos realizados no seu computador pessoal.

A apresentação deste projecto terá lugar na próxima terça-feira, dia 23 de Fevereiro, às 14h30, no auditório da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa.

O Ibercivis nasceu de uma colaboração ibérica, envolvendo várias instituições científicas dos dois países e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Procurar o apoio dos cidadãos para desenvolver investigação em áreas tão diferentes como o tratamento da paramiloidose (doença dos pezinhos), a fusão nuclear ou o desenvolvimento de nano-materiais é o objectivo principal deste projecto.

As escolas também estarão envolvidas na plataforma Ibercivis através da ligação dos seus computadores, o que permitirá a alunos e professores não só contribuírem para o avanço científico, como tomar contacto com a investigação que está a ser feita nos laboratórios nacionais e estrangeiros.

PROGRAMA:

14h30
Cidadania Científica
José António de Sousa, Director da Escola Secundária D. Dinis
Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva
Gaspar Barreira, Presidente do LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas)
Fermín Serrano Sanz, Ibercivis Communications and Outreach Coordinator
Victor Castelo, CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas), Espanha


14h45
Cidadania Científica em acção – um testemunho
António Ramos, professor da Escola Secundária D. Dinis

15h00
Proteínas à beira de um ataque aos nervos – o seu computador investiga o tratamento da paramiloidose
Rui Brito, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra