Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
16-12-2009
COMEMORAÇÕES DO ANO DE DARWIN
Porto

Exposição Exuberâncias da Caixa Preta fecha com chave de ouro um ano dedicado a Charles Darwin

Exuberâncias da Caixa Preta é o título da exposição construída a partir do livro A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, de Charles Darwin, e que inaugura amanhã, dia 17 de Dezembro, no Museu Soares dos Reis, no Porto.

Na recta final do ano comemorativo de Darwin, o público é desafiado a explorar uma exposição que foge ao modelo tradicional e que convida a alguns momentos de reflexão sobre a expressão das emoções através de um conjunto de peças de arte e científicas.

A proposta de explorar o labirinto, o nosso cérebro figurado como Caixa Preta, é o mote de uma exposição que contou com a colaboração de vários museus, centros de investigação e escolas de arte e que estará patente no Museu Soares dos Reis até Março de 2010.

Ao longo de uma exposição de 270 m2, o visitante poderá encontrar pintura, desenho, escultura, peças de anatomia e taxidermia, numa visão transversal entre arte e ciência. Destaca-se do acervo a primeira edição do livro de Darwin, o auto-retrato de Aurélia de Sousa e a peça anatómica de um cérebro humano.

Até ao encerramento da exposição em Março de 2010, que culminará com Semana Internacional do Cérebro, serão realizadas diversas actividades à volta da exposição, como conferências, oficinas e ciclos de cinema. Para Janeiro está prevista a abertura de mais uma sala que alargará a exposição a uma nova área, que incluirá uma instalação produzida no âmbito do projecto Nomadic, promovido pela Universidade do Porto.

A inauguração, marcada para amanhã às 18.30h, conta com a presença de Alexandre Quintanilha, um dos mentores da exposição, e de Rosália Vargas, Presidente da Ciência Viva que é um dos promotores da iniciativa. O escultor Carlos Marques, que expõe uma peça produzida para a exposição representará a ESAD, e Maria João Vasconcelos pelo MNSR.

Esta exposição resulta de uma parceria entre o IBMC.INEB, a Ciência Viva, a ESAD e o Museu Nacional Soares dos Reis.

Mais informações em www.darwin2009.pt