Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
20-11-2009
SEMANA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA 2009
Todo o País

Descubra a ciência que se faz em Portugal


DIVULGAÇÃO IMEDIATA


Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm?

De 21 a 27 de Novembro, a ciência e a tecnologia estão na ordem do dia em mais de uma centena de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o País.

Veja alguns exemplos do que serão 7 dias de exposições, visitas guiadas, cafés de ciência e actividades em laboratórios para todas as idades. A participação em todas as acções é gratuita.

De sexta-feira, dia 20, a domingo, dia 22, o Planet Earth Lisbon Event 2009 marca o início da Semana da Ciência e da Tecnologia 2009 no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, em Lisboa. Trata-se de uma mostra internacional, organizada pela UNESCO, para assinalar o encerramento do Ano Internacional do Planeta Terra, apresentando ao público alguns dos projectos realizados.

Na segunda-feira, dia 23, inscreva-se num workshop de biologia molecular e descubra quem é o herdeiro d’ Os Maias, de Eça de Queiroz, aplicando conceitos de genética e hereditariedade, no Instituto de Biologia Molecular e Celular – Instituto Nacional de Engenharia Biomédica, no Porto.

Na terça-feira, dia 24, junte-se à comemoração dos 150 anos da publicação d’ A Origem das Espécies e veja como este cientista abordou a evolução das emoções humanas, participando num exercício de reconhecimento emocional de faces no Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

Na quarta-feira, dia 25, observe como o Azul da Prússia, um pigmento descoberto por acaso em 1704 e muito utilizado em obras de arte, pode vir a ser a base das superfícies de escrita digital, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Na quinta-feira, dia 26, participe na manufactura de tapeçarias de Portalegre dedicadas ao tema da Astronomia: uma forma original de comemorar o Ano Internacional da Astronomia.

Na sexta-feira, dia 27, saiba como o pólen e os esporos das plantas são utilizados pela Palinologia Forense para ligar suspeitos e objectos a locais de crime, no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

Não deixe de marcar a Semana da Ciência e Tecnologia no seu calendário. São mais de 300 actividades num local perto de si.

Programa completo em www.cienciaviva.pt