Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
04-11-2009
ESTRELAS PORTUGUESAS AJUDAM A DESCOBRIR O UNIVERSO
TV

Programa 1 Minuto de Astronomia arranca hoje, na RTP 1

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

Explicar o que são buracos negros num minuto pode ser uma tarefa de peso para um cientista mas… e para um humorista, um actor ou um músico? Algumas “estrelas” portuguesas, como Nuno Markl, Nicolau Breyner, Sérgio Godinho e Sílvia Alberto vestiram a camisola do Ano Internacional da Astronomia 2009 e vão trocar por miúdos os grandes temas do Universo. O resultado passa a partir de hoje, quarta-feira, às 17h10 e às 18h30, na RTP 1 e amanhã, quinta-feira, na RTP 2.


A série de episódios 1 Minuto de Astronomia aborda temas tão complexos como o Big Bang, a matéria negra ou os planetas extra-solares numa linguagem clara a acessível, explicando ao público em geral estes e outros complexos conceitos científicos. Os episódios poderão ser vistos diariamente, em vários horários, na RTP 1 e na RTP 2.


Os espectadores mais curiosos poderão aprofundar conhecimentos sobre os temas abordados em cada minuto de Astronomia na página de internet www.1minutoastronomia.org, na qual os episódios são explicados em mais detalhe por astrónomos portugueses. Os cibernautas podem também acompanhar 1 Minuto de Astronomia no Facebook, Twitter e Vimeo.


O lançamento do programa de televisão, patrocinado pela Ciência-Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, constitui um dos pontos altos das comemorações do Ano Internacional da Astrononomia (AIA 2009).


Mais informações em www.cienciaviva.pt e www.astronomia2009.org