Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
19-10-2009
LANÇAMENTO DA REVISTA CAIS DEDICADA AO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA
Lançamento da Revista Cais dedicada ao Ano Internacional da Astronomia Evento no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

DIVULGAÇÃO IMEDIATA


Os investigadores e as empresas portuguesas que todos os dias trabalham na linha da frente da investigação espacial vão estar em destaque na edição de Novembro da revista 'CAIS', que será lançada no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, em Lisboa, no dia 20 de Outubro às 18 horas. A iniciativa conta com o apoio do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) e da Ciência Viva.

Numa 'CAIS' especial que alia a divulgação científica à espectacularidade das imagens sobre o Universo, o público ficará a saber mais sobre os cientistas portugueses que trabalham na Agência Espacial Europeia (ESA) e no Observatório Astronómico do Sul (ESO). Em destaque estarão também duas empresas nacionais que produzem tecnologia de ponta para o mercado aeroespacial: a Critical Software e a Active Space Technologies.

No contexto da missão de promover a cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa, a publicação de uma edição da revista CAIS exclusivamente dedicada a um tema científico como a Astronomia permite-nos chegar a uma parte da população que está normalmente mais afastada da ciência e da tecnologia. Vai ser um canal privilegiado para dar a conhecer a importância da ciência no desenvolvimento da sociedade e, em particular no desenvolvimento do nosso país, sublinha Ana Noronha, directora executiva da Ciência Viva.

Para o Comissário Nacional do AIA 2009, João Fernandes, a associação entre AIA e a revista 'CAIS' é uma forma original de transmitir uma das ideias mais fortes das celebrações do Ano Internacional da Astronomia: a Astronomia como veículo de progresso social, cultural e científico/tecnológico das nações.

No Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, a sessão de lançamento da revista contará, durante todo o dia e até às 18 horas, com sessões gratuitas de planetário para todos os visitantes. Na apresentação estarão presentes, para além de astrónomos e associações que desenvolvem trabalho de intervenção social, o comissário nacional para o AIA 2009, João Fernandes, o presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia, Miguel Avillez, a directora executiva da Ciência Viva, Ana Noronha, e o director da CAIS, Henrique Pinto. A entrada é livre.

O lançamento da revista no Pavilhão do Conhecimento tem, para a 'CAIS' um significado especial. Para além de promover a divulgação da Astronomia ao público em geral, é sobretudo uma forma de integração, inclusão e capacitação social de pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza, através do Conhecimento e do enriquecimento intelecto-cultural proporcionado pela visão de um 'admirável mundo novo' que será, de facto, para estas pessoas, o contacto com a Astronomia, em particular, e com a Ciência e Tecnologia, no geral, explica Amílcar Fidélis, da direcção editorial da revista.