Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
08-10-2009
PAVILHÃO DO CONHECIMENTO COMEMORA A SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO

No próximo dia 10 de Outubro, às 15h, jovens portugueses que realizaram experiências em microgravidade vêm ao encontro do público no Pavilhão do Conhecimento para falar do seu trabalho. A Ciência Viva assinala assim os 25 anos dos voos parabólicos da Agência Espacial Europeia (ESA), no decorrer das comemorações da Semana Mundial do Espaço 2009.

Os estudantes universitários portugueses têm tido uma presença regular nesta iniciativa da ESA, realizando as suas experiências em condições de gravidade reduzida (microgravidade), como as que existem por exemplo na Estação Espacial Internacional. Estas condições são criadas num avião adaptado para o efeito que entra em queda livre por períodos de cerca de 20 segundos.

Seguidamente, alunos do ensino básico e secundário apresentam a sua experiência de participação em actividades como o International Space Camp no Alabama, EUA, a simulação de um estágio na Estação Espacial Internacional, ou a construção de aeromodelos.

Durante todo o dia, entre as 11h e as 18h, alunos e professores apresentam actividades desenvolvidas sobre a temática do Espaço, apelando à interacção com o público.

Os visitantes mais jovens poderão ainda testar as suas aptidões espaciais lançando foguetões de água, fazendo aterrar naves espaciais noutros planetas, ou participando num jogo sobre Astronomia.