Comunicados de Imprensa

CIÊNCIA VIVA NA CIDADE SEM CARROS

A Cidade e a Qualidade do Ar

Sexta, 21 de Setembro

Operação “A Cidade e a Qualidade do Ar”

Visitas guiadas a estações da “Rede de Medição da Qualidade do Ar de Lisboa e Vale do Tejo” (RMQA-LVT), numa colaboração conjunta entre o Ciência Viva, do Ministério da Ciência e da Tecnologia e a Direcção Regional do Ambiente e do Ordenamento do Território, do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

9h30m
Visita à estação dos Olivais (situada na Escola Secundária Herculano de Carvalho). Participam alunos das escolas EB 2,3 Pedro Jacques de Magalhães, de Alverca, e Secundária Herculano de Carvalho, de Lisboa.

11h30m
Visita à estação da Avenida da Liberdade (situada no passeio central da Avenida, em frente ao edifício do IPJ). Participam alunos da Escola Secundária de Sto. André, do Barreiro, e da Associação para o Ensino Bento de Jesus Caraça, do Barreiro, e público em geral.

15h00m
Visita à estação de Entrecampos (situada na saída da estação do Metro). Participam alunos da Escola Secundária Luísa de Gusmão, de Lisboa e público em geral.

Colóquios “Viver na cidade” – Entrada livre

17h00 – 19h00
“Viver na Cidade”: Debate no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, no Parque da Nações, Lisboa.

· A cidade do século XXI, Gonçalo Ribeiro Telles (Univ. de Évora)
· Que ar respiramos nas cidades?, Pedro Torres (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, UNL)
· O Ar e a Saúde Respiratória, Bugalho de Almeida (Serviço de Pneumologia do Hospital de Sta Maria)
· Construir um veículo eléctrico na escola, Eduardo Rodrigues dos Santos (Escola Secundária de Odivelas)
· Biodiesel: uma solução para os transportes públicos? Ana Vieira (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial - INETI)

Sábado, 22 de Setembro

Operação “A Cidade e a Qualidade do Ar”

10h30m
Operação pública na Avenida Liberdade
Visita conduzida por técnicas da RMQA-LVT à estação da Avenida da Liberdade (situada no passeio central da Avenida, em frente ao edifício do IPJ). Esta acção destina-se ao público em geral.

11h30m
Patologia da Pedra na Sé de Lisboa
Visita guiada à Sé de Lisboa, por geólogos, integrada na actividade “Geologia no Verão”, para o público em geral.

Colóquios “Viver na cidade” – Entrada livre

15h00 – 17h00m
“Viver na Cidade”: Debate no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, Lisboa.

· Biomonitorização da qualidade do ar, Rui Figueira (Jardim Botânico, Universidade de Lisboa)
· A poluição e as patologias da pedra nos monumentos, Luís Aires de Barros (Laboratório de Mineralogia e Petrologia, Instituto Superior Técnico)
· Desafios e soluções da mobilidade urbana, José Manuel Viegas (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais, Instituto Superior Técnico)
· Veículos eléctricos: veículos do amanhã …. hoje!; Jorge Esteves (Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico - APVE)