Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
29-09-2009
ESTUDANTES PORTUGUESES ENTREVISTAM ASTRONAUTA EUROPEU NO ESPAÇO
Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva

No próximo dia 1 de Outubro, às 14h30, no Pavilhão do Conhecimento, alunos do ensino secundário vão ter a oportunidade de colocar questões ao astronauta Frank De Winne, da Agência Espacial Europeia (ESA). O contacto com a Estação Espacial Internacional (ISS) será feito às 15h20, via rádio, com o apoio da AMRAD-Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação, Educação e Desenvolvimento, membro da associação internacional ARISS-Amateur Radio on the International Space Station.

Frank De Winne nasceu na Bélgica, a 25 de Abril de 1961. Em Janeiro de 2000, juntou-se ao Corpo Europeu de Astronautas da Agência Espacial Europeia. O seu primeiro trabalho no Espaço aconteceu em 2002, quando participou na Missão Odissea como Engenheiro de Voo. Esta missão incluiu uma estadia de 9 dias na Estação Espacial Internacional (ISS), em que De Winne conduziu um conjunto de 23 experiências nas áreas das ciências físicas e naturais e da educação. Frank de Winne é actualmente Engenheiro de Voo da Expedição 20 da ISS e assumirá o comando da Expedição 21 em Outubro, tornando-se o primeiro astronauta europeu a assumir este cargo.

Seguidamente, os estudantes vão responder ao desafio de fazer aterrar com segurança uma frágil sonda espacial, que na verdade é... um ovo. A prova implica a elaboração de um sistema de aterragem a custos controlados, como no desenvolvimento de um projecto real.

No início da sessão, a Ciência Viva apresenta o programa da 10ª edição da Semana Mundial do Espaço, que decorre de 4 a 10 de Outubro. Esta iniciativa inclui eventos de divulgação científica organizados por escolas, instituições científicas, empresas, associações sem fins lucrativos, museus e centros Ciência Viva, em vários pontos do país. O programa nacional estará em breve disponível na página web da Ciência Viva.

A Semana Mundial do Espaço foi instituída pelas Nações Unidas para divulgar o contributo da ciência e da tecnologia espacial para a melhoria das condições de vida. A investigação e a tecnologia portuguesas estão hoje presentes nos maiores projectos da Agência Espacial Europeia, nomeadamente no AURORA e no GALILEO, no programa de Observação da Terra, assim como nos satélites Herschel e Planck, lançados em Maio deste ano.


Programa:

10h-13h
Actividades a realizar pelos jovens da Escola Secundária da Amadora, da Escola Secundária Roque Gameiro e do Colégio Vasco da Gama:

- Egglander – construção de um sistema de aterragem para uma sonda espacial frágil.
- Radiolocalização (ARDF) no Jardim da Água (jardim adjacente ao Pavilhão do Conhecimento), em colaboração com a AMRAD.
- Visita à exposição Extremos – Viver no Limite.

14h30-15h
Apresentação da Semana Mundial do Espaço 2009.

15h20
Comunicação com o astronauta Frank De Winne, a bordo da Estação Espacial Internacional.

15h45-18h
Continuação das actividades realizadas pelos jovens participantes durante a manhã.