Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
17-04-2009
CIÊNCIA E PATRIMÓNIO
Portugal


Investigadores e especialistas em Património marcam encontro com o público

A Ciência Viva associa-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, amanhã, 18 de Abril, no Convento de Cristo em Tomar, às 18h30, apresentando a iniciativa Ciência e Património, desenvolvida em parceria com o IGESPAR.

Durante os meses de Maio e Junho, terão lugar em vários pontos do País dezenas de actividades para mostrar o contributo da Ciência na preservação e compreensão do Património português.

Investigadores e especialistas em Património marcam encontro com o público em vários Monumentos e Sítios, conduzindo-os numa viagem através dos séculos da história e da actualidade da Ciência. A participação nestas actividades é gratuita.

Nas sessões exploram-se temas como os materiais ou técnicas utilizados na construção do Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa e no Mosteiro da Batalha, os aspectos geológicos associados às gravuras de Foz Côa ou o significado astronómico do Cromeleque dos Almendres, sem esquecer o Património natural.

Instituições cuja história se liga à da Ciência em Portugal, como o Observatório Astronómico de Lisboa, ou monumentos como o Convento das Maltezas que hoje acolhe o Centro Ciência Viva de Estremoz, são alguns dos locais que o público poderá visitar na companhia dos especialistas. Para as cidades de Lisboa, Porto e Évora estão também agendados passeios pedestres por vários monumentos, tendo a Ciência como roteiro.

Mais informações:

Programa completo em www.cienciaviva.pt